PROFISSÕES PORTUGUÊS - 6º Encontro
Artes Cênicas
Artes Cênicas é o conjunto de técnicas utilizadas na criação, direção,
montagem e interpretação de espetáculos teatrais.
O bacharel em artes cênicas é um profissional acostumado com as diversas
linguagens cênico-teatrais, bem como com os diferentes signos utilizados para
expressá-la, como a voz e os movimentos corporais, com o intuito de transmitir
ao público histórias, idéias, sentimentos e emoções. Este profissional pode
atuar como ator em peças teatrais, filmes, telenovelas, comerciais, dublagem,
na direção e encenação de espetáculos e teatro, como dramaturgo e como
produtor. Pode atuar também em docência e pesquisa.
O curso tem duração média de quatro anos.
O currículo é composto das seguintes matérias teóricas: História das
Artes Cênicas, Literatura Dramática e Filosofia. As aulas práticas são de
Técnica Vocal, Expressão Corporal, Interpretação Dramática e Caracterização
Cênica.
Mercado de Trabalho: O cinema nacional tem empregado mais nos últimos
anos. O eixo Rio - São Paulo oferece as melhores oportunidades, embora a
concorrência seja grande. Uma alternativa que os recém-formados têm encontrado
diante da falta de investimentos de produtores, é montar grupos e viajar com
seus espetáculos.
Cinema e Vídeo
É a elaboração e a produção de audiovisuais artísticos, documentais,
publicitários, institucionais ou jornalísticos para a veiculação em diversas
mídias, como cinema, internet, TV aberta e a cabo e circuitos fechados de
programação. Esse profissional participa de todo o processo de criação de
vídeos e filmes, o que inclui roteiro, cenografia, fotografia, iluminação,
figurino, animação, edição, direção, sonorização e finalização. Na área de
audiovisual, elabora a programação jornalística, esportiva e de variedades,
edita e dirige os programas e supervisiona a equipe de gravação e o trabalho
dos produtores. Como conhece a legislação do setor, também faz a captação de
recursos para novas produções. Pode trabalhar em produtoras de filmes,
emissoras de rádio e de TV, agências de publicidade, empresas que desenvolvem
sites e conteúdos para celular, empresas do setor público e ONGs. Outro campo
de atuação para esse profissional são cinematecas, museus de imagem e som e
centros de documentação privados e estatais, recolhendo matérias que preservam
a história dos filmes ou dos locais de exibição.
Mercado
de Trabalho: de acordo com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), o número de
lançamentos brasileiros saltou de 30, em 2002, para 99, em 2011. Essa retomada
do cinema nacional aquece o mercado para bacharéis e tecnólogos. Bacharéis e
tecnólogos encontram vaga na produção e circulação de conteúdo, seja em cinema
ou TV, seja em telefonia móvel ou internet. Outra boa frente de trabalho é a
produção de filmes publicitários, institucionais e de treinamento. Neste caso,
os profissionais são contratados por produtoras, agências de publicidade ou por
departamentos de comunicação de empresas públicas e privadas. Ainda é possível
atuar em companhias que elaboram conteúdo para mídia indoor, como as TVs em
ônibus, trens de metrô, salas de espera e elevadores de prédios comerciais. As
melhores oportunidades ainda se concentram no Rio de Janeiro e em São Paulo,
onde estão as maiores empresas produtoras. Mas os mecanismos de fomento ao
cinema devem aquecer o mercado em Minas Gerais, Brasília, Bahia, Pernambuco e
capitais do sul do país, principalmente Porto Alegre.
No bacharelado, o
aluno estuda todas as etapas que fazem parte de uma produção audiovisual.
Assim, ele tem aulas de direção, documentação, redação do roteiro, linguagem
cinematográfica, montagem do filme, fotografia e som. Disciplinas específicas,
como teoria cinematográfica e história do cinema, alternam-se no currículo com
técnicas de gerenciamento e produção. A maior parte do tempo é dedicada a aulas
práticas em laboratórios de fotografia, montagem e sonorização. O estágio, bem
como o trabalho de conclusão de curso, é obrigatório. Em algumas escolas,
Cinema e Audiovisual é um curso de Comunicação Social, por isso, além das
disciplinas específicas, o aluno estuda comunicação, cultura e sociedade e
teoria da comunicação.
Atenção: algumas instituições têm foco em cinema digital,
mídias digitais e cinema de animação. Neste caso, o aluno aprende técnicas de
animação 2D e 3D e stop motion, entre outras matérias específicas.
A duração média do curso é de quatro anos.
O curso abre a possibilidade de atuar nas seguintes áreas: animação,
captação de som, direção, direção de arte, edição de som, fotografia, montagem,
produção, roteiro, sonorização, técnica.
Roteirista
Os roteiristas são as pessoas que criam os roteiros de cinema
e televisão.
Tornar-se um roteirista começa com o desenvolvimento do seu talento como
escritor, e o melhor jeito de desenvolver o seu talento como escritor é
praticando. O seu primeiro projeto não precisa ser um roteiro de cinema ou de
TV. Você apenas precisa começar em algum lugar: ensaios, contos, peças, etc. A ideia é estar
habituado com o processo de escrita e encontrar o seu estilo. Com o passar do
tempo, você descobrirá em que gênero seu talento é melhor aproveitado: comédia,
drama ou outro.
Algumas pessoas acham útil desenvolver suas habilidades de escrita em um
ambiente educacional estruturado, seja um curso universitário, um programa de
uma escola de cinema ou uma oficina de redação online. A vantagem das aulas é
que existem prazos e notas que motivam as pessoas a produzir. Na escola de
cinema, especificamente, você também tem acesso a uma comunidade de artistas,
escritores e cineastas com os quais pode extrair inspiração e buscar idéias novas.
E se você tiver sorte, os amigos e contatos que você cria na escola de cinema
podem levar você ao seu primeiro trabalho no ramo.
Mas as aulas e graduações formais não são exigidas para se tornar um
roteirista. Você pode estudar alugando e estudando filmes e programas de TV.
Existem vários sites gratuitos ou pagos que disponibilizam roteiros de filmes e
de TV online. E não faltam livros escritos para candidatos a roteiristas. O
mais famoso é de Syd Field: "Manual do Roteiro: Os Fundamentos do Texto
Cinematográfico". Uma vez que a tecnologia de vídeo digital é tão
acessível, você sempre pode juntar um grupo de amigos para escrever e produzir
seus próprios filmes a fim de ganhar experiência.
Comunicação Social
Área de conhecimento acadêmico referente ao estudo da comunicação humana
e dos conteúdos e meios de interação entre pessoas de uma sociedade, que
abrange a execução de informar, trocar informações, persuadir e fidelizar a
audiência das pessoas.
Estuda a transmissão de uma informação e seu formato, bem como seus
impactos, as causas e consequências da relação informação, sociedade e meios de
comunicação em massa (rádio, a revista, o jornal, a TV, teatro, cinema, a
propaganda, a internet e o celular).
Na comunicação social há as seguintes cadeiras de estudo e preparo
profissional: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Radialismo e Televisão,
Cinema, Direção Teatral, Produção Editorial, Produção Cultural, Relações
Públicas, Design de Moda e Marketing. Além dessas, muitos alunos do curso
universitário de comunicação social seguem cursos afins como Desenho Industrial
e Arquitetura.
Música
O curso objetiva desenvolver os conhecimentos necessários para poder
analisar, interpretar, criar e transmitir a música.
No vestibular, é necessário fazer uma prova prática de percepção musical,
o curso dura em média quatro anos. No início são estudadas matérias mais
básicas, como História da música, Harmonia, Percepção musical, etc. Nos anos
seguintes são estudadas disciplinas mais específicas e avançadas.
O
bacharel pode compor, reger e interpretar obras eruditas e populares. Os campos
em que o bacharel pode atuar são: maestro, em orquestras e conjuntos musicais;
compositor, criando novas melodias e transmitindo-as; e arranjador, modificando
uma música já inventada com o fim de melhorá-la. Como compositor, cria peças e
anota-as em partituras para ser executadas por instrumentistas e cantores. Como
arranjador, faz versões de uma peça musical. Como maestro, dirige orquestras,
bandas, conjuntos instrumentais e vocais. Como intérprete, pode se especializar
na execução de determinado instrumento ou dedicar-se ao canto.
O campo de trabalho para esse profissional é ampliado devido,
principalmente, aos meios de comunicação e entretenimento, que fazem da música
um dos seus principais objetos de trabalho, porém as vagas para esses
profissionais no mercado são escassas.
Música Popular
Visa a formação de profissionais capacitados a atuar em diversas áreas
como músico instrumentista, compositor de trilhas musicais, arranjador, diretor
de conjuntos instrumentais e vocais, produtor musical, crítico e pesquisador.
Comunicação e Multimeios
Comunicação em Multimeios é uma área da Comunicação Social focada nas novas mídias
e seu impacto na sociedade.
O curso de Comunicação e Multimeios
oferece disciplinas como: Teoria da Comunicação, História da Arte, Filosofia,
Cinema, Design Gráfico, Sociologia, Política e relaciona estas matérias com o campo da multimídia,
em toda sua abrangência.
Sua formação objetiva o desenvolvimento
de um profissional especialista nas diferentes linguagens
dos meios de comunicação e como estes interagem e se hibridizam.
O profissional poderá atuar em diversas
áreas profissionais ou do conhecimento, tais como o audiovisual, hipermídia
e design.
Trabalha com diferentes tecnologias da imagem, da comunicação e da expansão das
mídias, executando a convergência de mídias digitais e possui competências para
dar conta da multiplicidade de mídias em níveis regional, nacional e/ou
mundial. Possibilita ao profissional criar, executar e administrar projetos de
comunicação em múltiplos formatos e em variadas plataformas. É possível ainda
realizar produção de programas em emissoras de rádio e TV, produção de filmes
para cinema e publicidade, produção de projetos de internet e games, criação e
execução de projetos de comunicação em empresas, instituições ou organizações.
Publicidade e Propaganda
A Publicidade e Propaganda é uma carreira diretamente relacionada a
criatividade, sensibilidade e também a difusão de novos produtos, idéias e
negócios. No curso, o aluno vai se deparar com disciplinas do tipo computação
gráfica, redação, fotografia e diagramação.
Os publicitários (profissionais de publicidade) têm como principal função
atuar imaginando, planejando, produzindo e executando peças publicitárias ou
campanhas publicitárias. Como peças publicitárias ou campanhas publicitárias,
podemos entender todo o plano e esforço de divulgação de uma marca ou produto,
passando por diversos níveis, desde o nível psicológico (subliminar) até o
nível direto em relação ao publico.
Letras
É o estudo da língua portuguesa e de idiomas estrangeiros e de suas
respectivas literaturas. O profissional de Letras pesquisa e ensina o português
e idiomas estrangeiros e a literatura brasileira e de outros povos. Em geral,
ele se especializa em uma língua moderna, como inglês, espanhol, francês e
alemão, mas também pode dedicar-se a línguas clássicas, como latim e grego.
Essa é uma área em que é preciso estudar sempre, a fim de manter o domínio dos
idiomas e estar atualizado com as novas expressões idiomáticas. O principal
campo de trabalho para o licenciado está nas escolas de ensinos fundamental e
médio ou de idiomas. Mas também há espaço em editoras, para fazer a preparação
de originais e para revisar e traduzir textos, e nas áreas de interpretação e
secretariado bilíngue.
Escolas públicas e privadas são o principal mercado para o licenciado.
Isso porque as disciplinas de português e inglês são obrigatórias no currículo
escolar. Além disso, o ensino do espanhol - obrigatório apenas no ensino médio
- já é oferecido por muitas escolas desde o ensino fundamental, o que aumenta
as chances para o licenciado nesse idioma. Ele é contratado para lecionar nos
ensinos fundamental e médio ou em escolas de idiomas. Tanto o licenciado como o
bacharel são solicitados por editoras de revistas e livros para atuar na
preparação de textos. Além disso, tradução e revisão são áreas promissoras.
Análise literária, produção de textos, tradução e pesquisa sobre a
evolução e o uso dos idiomas ocupam boa parte da carga horária. Entre as
matérias teóricas estão teoria literária, semântica e fonologia, além de língua
portuguesa e literaturas portuguesa e brasileira. Em algumas universidades, o
aluno opta logo no vestibular por um ou mais idioma estrangeiro; em outras, ele
escolhe após o ciclo básico. Há escolas que oferecem as duas formações, a de
bacharel e a de licenciado - titulação obrigatória para dar aulas. Essa última
exige o estágio obrigatório.
O que você pode fazer: carreira acadêmica; realizar pesquisas em áreas
como estudos literários; editoração; trabalhar na preparação de textos, da
seleção dos originais à tradução e padronização; lecionar em classes de ensino
fundamental, médio e superior ou em escolas de idiomas; treinar funcionários de
empresas na fluência de idiomas estrangeiros; revisão; fazer a revisão
ortográfica, gramatical e semântica de textos; tradução; verter textos do
português para línguas estrangeiras, ou vice-versa, em editoras, agências de
publicidade, empresas estrangeiras e em laboratórios de dublagem e legendagem
de filmes e vídeos.
Jornalismo
São a procura e a divulgação de informações por meio de veículos de
comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV e internet. O jornalista é o
profissional da notícia. Ele investiga e divulga fatos e informações de
interesse público, redige e edita reportagens, entrevistas e artigos, adaptando
o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que
se destinam. Senso crítico, capacidade de expressão, domínio do português e de
técnicas de redação são fundamentais no exercício da profissão. Ele precisa
dominar, também, os softwares de edição de textos e de imagens.
O mercado para o profissional encontra-se estável. Algumas das
especializações que demandam mais profissionais são meio ambiente, ciência e
economia. Para conquistar uma vaga, o bacharel tem de entender a linguagem da
internet e das redes sociais, como Twitter e Facebook. As oportunidades estão
em portais, revistas on-line, blogs e sites de empresas, em geral. A
comunicação corporativa ou empresarial costuma oferecer maiores oportunidades
de trabalho. O diploma não é mais obrigatório, mas as empresas de comunicação
ficaram mais exigentes na hora de contratar jornalistas. Dessa forma, ter uma
formação superior é um ponto positivo no currículo. São Paulo, por concentrar
grande número de editoras e jornais, oferece o maior número de vagas. No Rio de
Janeiro, o mercado deve ficar aquecido nos próximos anos com a realização da
Copa do Mundo - a cidade abrigará o Centro de Imprensa do torneio - e das
Olimpíadas de 2016. Centro-Oeste, Norte e Nordeste, que apresentam bom ritmo de
crescimento, apresentam também boas oportunidades. Além de trabalharem com
carteira assinada, muitos jornalistas atuam como prestadores de serviços, ou
freelancers.
As disciplinas básicas são língua portuguesa, economia, teoria da
comunicação, filosofia, história da arte e sociologia. Matérias específicas
também compõem o currículo, como jornalismo interpretativo e informativo,
técnicas de redação e edição de texto, novas tecnologias de comunicação e
design gráfico. Há aulas práticas de fotojornalismo, jornalismo impresso e
on-line, rádio e TV. Na grande maioria das escolas, o curso é oferecido como
habilitação do curso de Comunicação Social. Os alunos precisam apresentar um
trabalho de conclusão de curso para receber o diploma. Já o estágio, embora não
seja obrigatório, é recomendável, pois pode abrir portas no mercado de
trabalho.
Duração média: quatro anos.
É possível trabalhar com comunicação digital multimídia, comunicação
empresarial, edição, fotojornalismo, reportagem.
Referências: http://lazer.hsw.uol.com.br/roteirista2.htm
Comissário de bordo (Aeromoço)
Comissários de Bordo são profissionais encarregados de indicar
procedimentos de como se portar nas aeronaves. Também auxiliam durante a viagem
e oferecem refrigerante, suco, bolachas e geléias, e em viagens mais longas
almoço e jantar.
A profissão de comissário de bordo envolve lidar com vôos em sequência,
com pessoas, ter disponibilidade de horário e para viagens e exige habilidades
de português-inglês. Além disso, é necessário como em qualquer profissão
conhecimentos de arte e acima de tudo o bom humor para que os passageiros
tenham tranquilidade e bem estar durante o vôo.
Atualmente é preciso atender alguns critérios para ser comissário de
bordo, como a altura exigida de 1,65m para homem e 1,60m para as mulheres, ter
no mínimo 18 anos pra ingressar no cursoe ainda submeter-se a uma prova da ANAC
após o curso.
Para se tornar, é preciso passar por um curso aprovado por uma das
Escolas homologadas e depois, submeter-se às provas que compõem o exame da
Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Após a aprovação, o candidato poderá
ingressar em uma empresa aérea, segundo critérios de seleção da própria
empregadora.
Admitido, o candidato contratado deverá receber instruções teórica e
prática sobre o equipamento (avião), em uma aeronave propriamente dita (no
solo) ou em um "mock-up" (simulador), específicas para o tipo de
aeronave na qual o aluno irá habilitar-se, num total mínimo de 27 horas-aula.
A empresa oferecerá estágio em voo de, no mínimo, 15 horas, sendo que, destas,
deverá ser destinada 1(uma) hora para realização de cheque (exame prático)
aplicado por profissionais credenciados pela ANAC.
Comprovado o estágio em voo e ocorrendo a aprovação no cheque, a empresa
solicitará à ANAC ou nas Unidades Regionais, a expedição da licença e do
Certificado de Habilitação Técnica (CHT) do contratado, com os quais, você,
agora Comissário, poderá desempenhar suas atividades profissionais.
O
salário de comissários de bordo que trabalham em vôos nacionais pode chegar a
R$ 3000,00 ao mês. Quem pensa em investir na profissão o momento é bom, agora
no próximo anos surgirão novas vagas de trabalho em empresas que vão expandir
seus negócios, empresas como TAM e Gol admitem que esse próximos anos serão de
boas oportunidades para quem busca iniciar ou voltar à atividade.
http://www.cursocomissariodebordo.com/
Piloto privado e comercial de avião
O curso de piloto privado é o primeiro passo para quem quer se tornar um
piloto de avião. Consiste em um curso teórico de duração aproximada de 4 meses,
onde são aplicadas as matérias: Teoria de Voo, Conhecimentos Técnicos,
Meteorologia, Navegação, Regulamentos de Tráfego Aéreo. Após o término do curso
o Aeroclube apronta toda sua documentação e faz a inscrição dos alunos para a
Banca da ANAC.
Com
a aprovação na Banca e o Exame médico em mãos o aluno-piloto pode iniciar a
parte prática, que consistem em um mínimo de 40 horas de voo. O prazo máximo
para realização do curso prático é de 2 anos após a data de aprovação na Banca.
São requeridas horas práticas de vôo para o curso de Piloto Privado: 20
horas - Duplo Comando, 10 horas - Voo local em comando, 05 horas - Navegação
duplo comando, 05 horas - Navegação em comando. Após terminada as horas de vôo
e o aluno estar apto ao voo de avaliação, o mesmo será feito e cabe ao
examinador credenciado pela ANAC aprovar o aluno e fornece-lo o
"Brevet".
As
aeronaves recomendadas para o curso de Piloto Privado são P56C - Paulistinha e
AB11 – AeroBoero.
O curso de Piloto Comercia (PC) é o segundo passo na carreira de um piloto,
com o PC em mãos você pode começar a trabalhar como piloto. Consiste em um
curso teórico de duração aproximada de 4 meses, onde são aplicadas as matérias:
Teoria de Voo de Alta velocidade, Conhecimentos Técnicos de motores a Reação
(turbinas), Meteorologia, Navegação visual e por instrumentos, Regulamentos de
Tráfego Aereo Visual e por Instrumentos. Após o término do curso o Aeroclube
apronta toda sua documentação e faz a inscrição dos alunos para a Banca da
ANAC.
Com a aprovação na Banca e o Exame médico em mãos o piloto pode iniciar a
parte prática, que consistem em um mínimo de 110 horas de voo (não inclusas as
40 do piloto privado). O prazo máximo para realização do curso prático é de 2
anos após a data de aprovação na Banca.
Os requisitos mínimo para o Piloto Comercial com Habilitação de IFR são:
Total de 150 horas de voo, sendo que dentro das 150 horas de vôo, o piloto deve
ter: 70 horas de voo em comando, sendo no mínimo 50 em rota (navegação), 05
horas de voo noturno em comando, 25 horas de Simulador, 40 horas de voo por
instrumentos. Após terminada as horas de voo e o aluno estar apto ao voo de
avaliação, o mesmo será feito e cabe ao examinador credenciado pela ANAC
aprovar o aluno e fornece-lo o "Brevet".
Além
da Licença de Piloto Comercial, você pode optar pelas Habilitações de:
• IFR
- Voo por instrumentos
• MLTE
- Multimotor
As
aeronaves recomendadas para o curso de Piloto Comercial são: P56C -
Paulistinha, AB11 - AeroBoero, C172 - Skyhawk, PA34 - Seneca I.
Referências: http://www.aeroclubedepiracicaba.com.br/
Chanceler
Chanceler é um título atribuído em diversas instituições cuja organização
é inspirada no Império Romano. A função de chanceler ou cancelário pode ser
diferente de instituição para instituição. Actualmente o título de chanceler
continua a ser usado, com vários sentidos, em diversos países e instituições.
Na França, Chanceler ou Guarda dos selos é o título complementar do
ministro da Justiça francês, herdeiro da função do antigo Chanceler de França.
No Reino Unido, Lorde Chanceler é o título do presidente da Câmara dos Lordes,
que desempenha, simultaneamente, a função de ministro da Justiça e de
presidente do Tribunal da Chancelaria. Na Alemanha e Áustria, Chanceler Federal
(em Alemão: Bundeskanzler) é o título atribuído ao chefe do Governo Federal da
Alemanha e ao da Áustria.Na Suíça, Chanceler da Confederação é o chefe da
administração federal, no entanto não é o chefe de governo, função desempenhada
pelo Presidente da Confederação Helvética.
No Brasil e em outros países da América do Sul, 'Chanceler' é o título
complementar dos respectivos ministros das Relações Exteriores.
Secretário (nível técnico) /
Secretariado Executivo Trilingue (nível superior)
É o conjunto de atividades que dizem respeito ao planejamento,
organização e rotina de trabalho. O secretário executivo é o assessor imediato
de diretores e gerentes de uma organização. Ele controla os arquivos, as
informações que chegam via correio, internet, fax ou telefone e cuida da agenda
do chefe, tomando as providências necessárias para que as decisões de seu
superior sejam executadas com rapidez. Gerencia processos administrativos e
financeiros, informações, equipes e comunicações internas e externas, além de
dominar softwares específicos de planejamento de operações, edição de textos e
planilhas de contabilidade. Tem poder de decisão sobre a rotina do departamento
ou setor em que trabalha, fazendo a ponte com as demais áreas da empresa. Como
redige documentos, é importante o domínio da língua portuguesa e de um idioma
estrangeiro.
Os
cursos de bacharelado fornecem ao aluno conhecimentos para que ele seja capaz
de assessorar executivos de empresas de qualquer porte, com capacidade de
liderança, autonomia e senso de organização, em tarefas administrativas,
financeiras, de recursos humanos, vendas e marketing. A formação básica inclui
responsabilidade social, finanças e contabilidade. A parte humanística também é
grande, e as principais matérias são artes, cultura e cidadania, relações
humanas e ética profissional. A formação em língua estrangeira, principalmente
o inglês, é o destaque. Há ainda disciplinas específicas, como redação
empresarial, protocolo e etiqueta. O estágio supervisionado é obrigatório, e a
maioria das escolas pede um trabalho de conclusão de curso. Atenção: boa parte
das instituições oferece o curso de Secretariado Executivo Bilíngue ou
Trilíngue.
Já o curso tecnológico é focado em automação de escritório, que inclui
armazenamento de dados, transferências eletrônicas e gerenciamento de
informações de negócios, e na assessoria para diretores e executivos, com o
atendimento de telefonemas, marcação de reuniões e até assessoramento para
assuntos particulares. A base teórica traz disciplinas ligadas à administração.
No primeiro ano, aprendem-se técnicas de secretariado, cerimonial, protocolo e
etiqueta, ética profissional e relações públicas. Também fazem parte do
currículo disciplinas voltadas para a contabilidade, documentação e arquivo.
Aulas de inglês técnico e redação comercial em português ocupam mais de um
terço da carga horária, mas o aprendizado de línguas têm um peso menor se
comparado a um curso de bacharelado. Para se formar é necessário realizar
estágio e fazer um trabalho de conclusão de curso. Possui duração média: dois
anos
Referência: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/comunicacao-informacao/secretariado-executivo-secretariado-687422.shtml
Comerciante / Vendedor
O mercado de trabalho para o profissional de vendas é e sempre foi muito
amplo. Antigamente, as pessoas que não tinham ocupação, ou não sabiam qual
carreira seguir, viravam vendedores. Atualmente a exigência tem aumentado,
assim os vendedores tem que ser realmente profissionais. É exigido que o
atendimento seja personalizado, portanto é muito interessante que os
profissionais se atualizem constantemente por meio de cursos, treinamentos,
palestras e workshops.
Vendedor é o profissional que tem como ofício realizar a troca de um
produto, objeto ou serviço por um valor monetário estipulado. O vendedor é
responsável pela negociação do preço do produto ou serviço, do prazo e das
condições de pagamento, dos descontos, etc. Os vendedores podem trabalhar com
as vendas dentro da loja, ativamente, como autônomos, com vendas via telefone,
de forma itinerante, etc. O planejamento da estratégia de vendas (o marketing)
é muito importante, pois com pesquisas nessa área pode-se colher dados
consistentes sobre o público-alvo e suas preferências, assim é possível
estabelecer diretrizes de vendas.
Para ser um vendedor é necessário que o profissional tenha conhecimentos
básicos sobre a cultura do país e da região onde trabalha. É necessário também
que o profissional tenha capacidade de se comunicar com as pessoas.
Em geral, não existe formação necessária para ser um vendedor. A maioria
das empresas exige apenas experiência na área, e algumas exigem o domínio do
idioma inglês, porém, é crescente o número de vendedores que procuram uma
especialização. Os cursos superiores de Marketing, Propaganda e Marketing,
Administração de Empresas ou Administração com ênfase em Marketing são muito
visados pelos profissionais da área, que com um diploma, se destacam no mercado
de trabalho. Cursos de curta duração, treinamentos, workshops e palestras
também são muito importantes para a atualização do profissional.
Dependendo da especialização ou da forma de trabalho do vendedor, ele
pode realizar o atendimento do cliente que entra na loja, ou pode sair atrás
dos clientes. Nesse segundo caso, o vendedor elabora também uma estratégia
itinerária, visando ocupar seu tempo da melhor forma possível. No caso do
vendedor externo, são tarefas da profissão: organizar uma agenda de principais
clientes, organizar pedidos, negociar prazos e condições de pagamentos, além de
possíveis descontos ou pacotes promocionais que podem ser oferecidos, organizar
as datas de entrega ou retirada dos produtos ou de instalação de serviços,
dependendo de cada caso e emitir nota fiscal de compra e registrar a venda do
produto.
Atualmente, os vendedores estão presentes em quase todos os setores da
economia, e muitas especialidades e estratégias estão sendo criadas para dar
base mais sólida a essa atividade. O vendedor pode trabalhar em lojas e
estabelecimentos comerciais, como autônomo ou vendedor ativo.
Referência: http://www.brasilprofissoes.com.br/profissoes/tecnicas/administracao-e-negocios/vendedor#.UcyCJdI3u_Q
Corretor de imóveis
O corretor de imóveis, também conhecido como corretor imobiliário, é a
pessoa que intermedeia, durante a transação de um imóvel (urbano ou rural), a
relação comercial entre o vendedor e o cliente comprador. Cabe, portanto, ao
corretor apresentar ao(s) comprador(es) o imóvel que será negociado, disponibilizando
as informações necessárias para que a venda seja efetuada.
Para seguir esta carreira legalmente é preciso que o corretor esteja
credenciado junto ao CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). O
corretor de imóveis pode ser bacharel em Ciências Imobiliárias, curso que tem
duração de quatro anos. Pode também ter o curso de Gestão Imobiliária (com
duração de dois anos) ou pode especializar-se como Técnico em Transações
Imobiliárias, cuja duração é de apenas um ano. Outra opção para exercer esta
profissão é fazer o Exame de Proficiência, fato que lhe permite não somente ser
um corretor, como também possuir sua própria administradora de imóveis
(imobiliária).
As
principais atividades de um corretor de imóveis são a organização da compra,
locação, permuta, venda e incorporação de imóveis e a reunião dos documentos e
papéis que serão usados na negociação; apresentação de imóveis para a visitação
do público, bem como do projeto desenvolvido e dos arredores do imóvel; a
intermediação da negociação e a verificação da correta construção do imóvel.
O
corretor pode trabalhar em empresas imobiliárias, construtoras, cartórios de
registros de imóveis, leilões (empresas judiciárias), consórcios imobiliários,
empresas de loteamento e planejamento imobiliário, etc.
Ao
contrário de outras profissões, o salário do corretor de imóveis não é fixo,
visto que é baseado em comissões. Isto equivale a dizer que o salário do
corretor varia de acordo com a quantidade e o tamanho do que for vendido. Sobre
as vendas judiciais o valor da comissão é de 5%, sobre um imóvel urbano, é de 6
a 8%, sobre um imóvel rural, é de 6 a 10%, e quando se trata de imóveis
industriais, é de 6 a 8%.
Referência:
http://www.infoescola.com/profissoes/corretor-de-imoveis/
Empresário
No Direito
Empresarial, empresário é o sujeito de direito que exerce a empresa, ou seja,
aquele que exerce profissionalmente (com habitualidade) uma atividade econômica
(que busca gerar lucro) organizada (que articula os quatro fatores de produção:
mão de obra, capital, insumos e tecnologia) para a produção e circulação de
bens e serviços. O empresário pode ser pessoa física (empresário individual) ou
jurídica (sociedade empresária). Os sócios de uma sociedade empresária (sejam
eles empreendedores, sejam eles investidores) não são empresários; o empresário
é a própria sociedade, sujeito de direito com personalidade autônoma em relação
aos sócios.
Ciências Contábeis (Contador)
É a área que cuida das contas de uma empresa, por meio do registro e do
controle das receitas, das despesas e dos lucros. O contador planeja, coordena
e controla os registros negociais (compras, vendas, investimentos e aplicações)
de uma empresa, permitindo que se tenha uma visão precisa do patrimônio. Ele
interpreta eventos econômicos e fornece informações aos dirigentes da companhia
para que tomem decisões sobre a direção do negócio. Orienta, mostra e indica os
pontos de atenção, como o volume de despesas acima da média. Registra os fatos
e atos administrativos e responsabilizasse pelo pagamento de tributos. Também
pode ajudar a traçar planos de investimento. Algumas atividades são exclusivas
desse profissional: a auditoria e as perícias contábeis. Para trabalhar como
contabilista, é preciso ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade.
Tornou-se obrigatório, desde 2010, realizar um exame de suficiência para obter
o registro profissional.
O aumento no número de novas empresas no Brasil e o crescimento daquelas
já existentes impulsionam o mercado de trabalho para os profissionais da área
de contabilidade. Além dos escritórios de consultoria e das empresas que
contratam o profissional para atuar, principalmente, na área tributária, os
escritórios de contabilidade continuam necessitando de um número grande de
profissionais. Também há boa oferta no setor público, para vagas preenchidas
por concurso. Uma das áreas mais têm demandado o profissional é a da
responsabilidade social e ambiental, graças à preocupação com a
sustentabilidade. O mercado valoriza, fundamentalmente, profissionais com visão
gerencial e que sejam capazes de acompanhar a definição de estratégias de
negócios de uma empresa para espelhá-las nos relatórios gerenciais. Nas
capitais, as maiores oportunidades e salários estão nas grandes e médias
empresas, incluindo instituições financeiras e multinacionais.
O primeiro ano do curso de Ciências Contábeis é ocupado principalmente
com as disciplinas básicas, como sociologia, português, economia, direito e
administração. Em seguida, é a vez das disciplinas voltadas para a formação
técnica e gerencial, como teoria da contabilidade, planejamento e contabilidade
financeira. Há também aulas de legislação comercial, direito e planejamento
tributário. No terceiro ano começam as aulas de auditoria e perícia. O estágio
nem sempre é obrigatório. Algumas faculdades exigem uma monografia de conclusão
do curso. Duração média: quatro anos. Outro nome: Contabilidade.
Referência: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/administracao-negocios/ciencias-contabeis-684550.shtml
Ciências
Sociais
O curso de Ciências Sociais exige grande carga de leitura e
acompanhamento constante das questões sociais, culturais e políticas.
Pode ser
realizado na forma de Bacharel e Licenciatura. Caso o profissional faça
licenciatura, terá um aumento em sua carga horária, devido a inclusão de
matérias referentes à educação e à psicologia. A licenciatura possibilita o
profissional a dar aulas nos ensinos Fundamental e Médio. O profissional também
é apto a coletar e analisar dados sobre diferentes acontecimentos ou ocasiões
para identificar o comportamento e a reação de grupos sociais em relação a
eles.
Possui como eixos principais três grandes áreas: sociologia, antropologia
e ciência política. São disciplinas obrigatórias: história, geografia,
economia, psicologia, filosofia e metodologia científica. Tem duração média de
quatro anos.
As possibilidades de atuação podem se focalizar nas áreas de
antropologia, ciência política sociologia. Na antropologia estuda as diferentes
culturas do homem. Investigar os diversos grupos sociais, culturais ou étnicos
e as transformações ocorridas por causa do contato com outros grupos. Na
Ciência política Analisa os sistemas, as instituições e os partidos políticos
de um país, o comportamento político e as políticas públicas em suas diversas
fases (elaboração, implementação e avaliação). Na Sociologia Investiga as
relações, as estruturas e a dinâmica das sociedades modernas, analisando os
processos históricos de transformação das organizações sociais.
Administração
A administração trabalha, basicamente, com o gerenciamento dos recursos e
com o planejamento estratégico e gerenciamento do cotidiano de uma organização.
O administrador pode gerenciar recursos humanos, materiais financeiros,
mercadológicos e as metas de uma organização, podendo trabalhar em praticamente
todos os setores. O profissional de administração pode, também, trabalhar as
relações entre empregados e empresa, assim como as relações entre a empresa e
os sindicatos de diferentes classes. Da mesma forma, pode atuar implementando
planos de carreira e programas de benefícios. Também pode atuar no
armazenamento de estoque e fluxo de caixa.
A maioria das empresas contrata os administradores ainda na graduação,
como trainees, e futuramente os efetiva. O curso é composto por disciplinas
como: matemática, estatística, direito, sociologia, contabilidade,
informática, logística, finanças, marketing e recursos humanos. Tem duração
média de quatro anos.
Direito
O curso de direito é um dos mais tradicionais do Brasil. O curso de
direto possui matérias como sociologia, teoria do estado, português, direito
administrativo, direito civil, direito comercial, direito penal, direito
constitucional, direito do trabalho e etc. O curso de direito tem duração cinco
anos. Para sua conclusão é exigida a elaboração de uma monografia.
O bacharel em Direito somente pode exercer a profissão de advogado quando
aprovado no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Quando advogado, pode
exercer a profissão em diversas áreas, como: civil, penal, do trabalho, entre
outras.
O diploma de bacharel em Direito é requisito básico a uma série de
concursos públicos na área. São funções exclusivas do bacharel em Direito, o
cargo de promotor e juiz, sendo necessário, aprovação em concurso público.
Professor/
Pedagogia
Para ministrar aulas em ensino fundamental ou médio, é necessário ter
formação em pedagogia ou possuir um diploma com licenciatura. Apesar de
professores e pedagogos atuarem de forma conjunto no ensino/educação, existem
alguma diferenças entre as duas profissões. A licenciatura, diferente do curso
de pedagogia, pode ser realizada em diversos cursos de formação.
Os professores são os profissionais responsáveis por ministrar aulas
sobre os mais diversos temas. É desejável que o professor tenha uma boca
capacidade de comunicação, que saiba falar e que tenha clareza em sua fala. O
professor é responsável por planejar aulas, manter a disciplina da sala,
aplicar provas, trabalhos e avaliar o desempenho dos alunos.
O pedagogo é um profissional que trabalha para garantir e melhorar a
qualidade da educação. O pedagogo pode atuar tanto na educação infantil
quando nas funções de administração da escola, gerenciando e supervisionando o
sistema de ensino e orientando professores. Em órgãos do governo, estabelece e
fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. É ele quem verifica se os
currículos estão sendo cumpridos e se condizem com as leis educacionais.
Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e as aptidões dos alunos.
Pode trabalhar também com portadores de deficiências físicas ou intelectuais,
auxiliando em sua inclusão na sociedade, ou com educação a distância. O curso
de pedagogia tem duração de três a quatro anos.