quinta-feira, 27 de junho de 2013

PROFISSÕES PORTUGUÊS - 6º Encontro

PROFISSÕES PORTUGUÊS - 6º Encontro
                                               
Artes Cênicas
Artes Cênicas é o conjunto de técnicas utilizadas na criação, direção, montagem e interpretação de espetáculos teatrais.
O bacharel em artes cênicas é um profissional acostumado com as diversas linguagens cênico-teatrais, bem como com os diferentes signos utilizados para expressá-la, como a voz e os movimentos corporais, com o intuito de transmitir ao público histórias, idéias, sentimentos e emoções. Este profissional pode atuar como ator em peças teatrais, filmes, telenovelas, comerciais, dublagem, na direção e encenação de espetáculos e teatro, como dramaturgo e como produtor. Pode atuar também em docência e pesquisa.
O curso tem duração média de quatro anos.
O currículo é composto das seguintes matérias teóricas: História das Artes Cênicas, Literatura Dramática e Filosofia. As aulas práticas são de Técnica Vocal, Expressão Corporal, Interpretação Dramática e Caracterização Cênica.                 
Mercado de Trabalho: O cinema nacional tem empregado mais nos últimos anos. O eixo Rio - São Paulo oferece as melhores oportunidades, embora a concorrência seja grande. Uma alternativa que os recém-formados têm encontrado diante da falta de investimentos de produtores, é montar grupos e viajar com seus espetáculos.

Cinema e Vídeo
É a elaboração e a produção de audiovisuais artísticos, documentais, publicitários, institucionais ou jornalísticos para a veiculação em diversas mídias, como cinema, internet, TV aberta e a cabo e circuitos fechados de programação. Esse profissional participa de todo o processo de criação de vídeos e filmes, o que inclui roteiro, cenografia, fotografia, iluminação, figurino, animação, edição, direção, sonorização e finalização. Na área de audiovisual, elabora a programação jornalística, esportiva e de variedades, edita e dirige os programas e supervisiona a equipe de gravação e o trabalho dos produtores. Como conhece a legislação do setor, também faz a captação de recursos para novas produções. Pode trabalhar em produtoras de filmes, emissoras de rádio e de TV, agências de publicidade, empresas que desenvolvem sites e conteúdos para celular, empresas do setor público e ONGs. Outro campo de atuação para esse profissional são cinematecas, museus de imagem e som e centros de documentação privados e estatais, recolhendo matérias que preservam a história dos filmes ou dos locais de exibição.

Mercado de Trabalho: de acordo com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), o número de lançamentos brasileiros saltou de 30, em 2002, para 99, em 2011. Essa retomada do cinema nacional aquece o mercado para bacharéis e tecnólogos. Bacharéis e tecnólogos encontram vaga na produção e circulação de conteúdo, seja em cinema ou TV, seja em telefonia móvel ou internet. Outra boa frente de trabalho é a produção de filmes publicitários, institucionais e de treinamento. Neste caso, os profissionais são contratados por produtoras, agências de publicidade ou por departamentos de comunicação de empresas públicas e privadas. Ainda é possível atuar em companhias que elaboram conteúdo para mídia indoor, como as TVs em ônibus, trens de metrô, salas de espera e elevadores de prédios comerciais. As melhores oportunidades ainda se concentram no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde estão as maiores empresas produtoras. Mas os mecanismos de fomento ao cinema devem aquecer o mercado em Minas Gerais, Brasília, Bahia, Pernambuco e capitais do sul do país, principalmente Porto Alegre.

No bacharelado, o aluno estuda todas as etapas que fazem parte de uma produção audiovisual. Assim, ele tem aulas de direção, documentação, redação do roteiro, linguagem cinematográfica, montagem do filme, fotografia e som. Disciplinas específicas, como teoria cinematográfica e história do cinema, alternam-se no currículo com técnicas de gerenciamento e produção. A maior parte do tempo é dedicada a aulas práticas em laboratórios de fotografia, montagem e sonorização. O estágio, bem como o trabalho de conclusão de curso, é obrigatório. Em algumas escolas, Cinema e Audiovisual é um curso de Comunicação Social, por isso, além das disciplinas específicas, o aluno estuda comunicação, cultura e sociedade e teoria da comunicação.
Atenção: algumas instituições têm foco em cinema digital, mídias digitais e cinema de animação. Neste caso, o aluno aprende técnicas de animação 2D e 3D e stop motion, entre outras matérias específicas.
A duração média do curso é de quatro anos.
O curso abre a possibilidade de atuar nas seguintes áreas: animação, captação de som, direção, direção de arte, edição de som, fotografia, montagem, produção, roteiro, sonorização, técnica.

Roteirista
Os roteiristas são as pessoas que criam os roteiros de cinema e televisão. Tornar-se um roteirista começa com o desenvolvimento do seu talento como escritor, e o melhor jeito de desenvolver o seu talento como escritor é praticando. O seu primeiro projeto não precisa ser um roteiro de cinema ou de TV. Você apenas precisa começar em algum lugar: ensaios, contos, peças, etc. A ideia é estar habituado com o processo de escrita e encontrar o seu estilo. Com o passar do tempo, você descobrirá em que gênero seu talento é melhor aproveitado: comédia, drama ou outro.
Algumas pessoas acham útil desenvolver suas habilidades de escrita em um ambiente educacional estruturado, seja um curso universitário, um programa de uma escola de cinema ou uma oficina de redação online. A vantagem das aulas é que existem prazos e notas que motivam as pessoas a produzir. Na escola de cinema, especificamente, você também tem acesso a uma comunidade de artistas, escritores e cineastas com os quais pode extrair inspiração e buscar idéias novas. E se você tiver sorte, os amigos e contatos que você cria na escola de cinema podem levar você ao seu primeiro trabalho no ramo.
Mas as aulas e graduações formais não são exigidas para se tornar um roteirista. Você pode estudar alugando e estudando filmes e programas de TV. Existem vários sites gratuitos ou pagos que disponibilizam roteiros de filmes e de TV online. E não faltam livros escritos para candidatos a roteiristas. O mais famoso é de Syd Field: "Manual do Roteiro: Os Fundamentos do Texto Cinematográfico". Uma vez que a tecnologia de vídeo digital é tão acessível, você sempre pode juntar um grupo de amigos para escrever e produzir seus próprios filmes a fim de ganhar experiência.

Comunicação Social
Área de conhecimento acadêmico referente ao estudo da comunicação humana e dos conteúdos e meios de interação entre pessoas de uma sociedade, que abrange a execução de informar, trocar informações, persuadir e fidelizar a audiência das pessoas.
Estuda a transmissão de uma informação e seu formato, bem como seus impactos, as causas e consequências da relação informação, sociedade e meios de comunicação em massa (rádio, a revista, o jornal, a TV, teatro, cinema, a propaganda, a internet e o celular).
Na comunicação social há as seguintes cadeiras de estudo e preparo profissional: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Radialismo e Televisão, Cinema, Direção Teatral, Produção Editorial, Produção Cultural, Relações Públicas, Design de Moda e Marketing. Além dessas, muitos alunos do curso universitário de comunicação social seguem cursos afins como Desenho Industrial e Arquitetura.

Música
O curso objetiva desenvolver os conhecimentos necessários para poder analisar, interpretar, criar e transmitir a música.
No vestibular, é necessário fazer uma prova prática de percepção musical, o curso dura em média quatro anos. No início são estudadas matérias mais básicas, como História da música, Harmonia, Percepção musical, etc. Nos anos seguintes são estudadas disciplinas mais específicas e avançadas.
            O bacharel pode compor, reger e interpretar obras eruditas e populares. Os campos em que o bacharel pode atuar são: maestro, em orquestras e conjuntos musicais; compositor, criando novas melodias e transmitindo-as; e arranjador, modificando uma música já inventada com o fim de melhorá-la. Como compositor, cria peças e anota-as em partituras para ser executadas por instrumentistas e cantores. Como arranjador, faz versões de uma peça musical. Como maestro, dirige orquestras, bandas, conjuntos instrumentais e vocais. Como intérprete, pode se especializar na execução de determinado instrumento ou dedicar-se ao canto.
O campo de trabalho para esse profissional é ampliado devido, principalmente, aos meios de comunicação e entretenimento, que fazem da música um dos seus principais objetos de trabalho, porém as vagas para esses profissionais no mercado são escassas.

Música Popular
Visa a formação de profissionais capacitados a atuar em diversas áreas como músico instrumentista, compositor de trilhas musicais, arranjador, diretor de conjuntos instrumentais e vocais, produtor musical, crítico e pesquisador.

Comunicação e Multimeios
Comunicação em Multimeios é uma área da Comunicação Social focada nas novas mídias e seu impacto na sociedade.
O curso de Comunicação e Multimeios oferece disciplinas como: Teoria da Comunicação, História da Arte, Filosofia, Cinema, Design Gráfico, Sociologia, Política  e relaciona estas matérias com o campo da multimídia, em toda sua abrangência.
Sua formação objetiva o desenvolvimento de um profissional especialista nas diferentes linguagens dos meios de comunicação e como estes interagem e se hibridizam.
O profissional poderá atuar em diversas áreas profissionais ou do conhecimento, tais como o audiovisual, hipermídia e design. Trabalha com diferentes tecnologias da imagem, da comunicação e da expansão das mídias, executando a convergência de mídias digitais e possui competências para dar conta da multiplicidade de mídias em níveis regional, nacional e/ou mundial. Possibilita ao profissional criar, executar e administrar projetos de comunicação em múltiplos formatos e em variadas plataformas. É possível ainda realizar produção de programas em emissoras de rádio e TV, produção de filmes para cinema e publicidade, produção de projetos de internet e games, criação e execução de projetos de comunicação em empresas, instituições ou organizações.

Publicidade e Propaganda
A Publicidade e Propaganda é uma carreira diretamente relacionada a criatividade, sensibilidade e também a difusão de novos produtos, idéias e negócios. No curso, o aluno vai se deparar com disciplinas do tipo computação gráfica, redação, fotografia e diagramação.
Os publicitários (profissionais de publicidade) têm como principal função atuar imaginando, planejando, produzindo e executando peças publicitárias ou campanhas publicitárias. Como peças publicitárias ou campanhas publicitárias, podemos entender todo o plano e esforço de divulgação de uma marca ou produto, passando por diversos níveis, desde o nível psicológico (subliminar) até o nível direto em relação ao publico.

Letras
É o estudo da língua portuguesa e de idiomas estrangeiros e de suas respectivas literaturas. O profissional de Letras pesquisa e ensina o português e idiomas estrangeiros e a literatura brasileira e de outros povos. Em geral, ele se especializa em uma língua moderna, como inglês, espanhol, francês e alemão, mas também pode dedicar-se a línguas clássicas, como latim e grego. Essa é uma área em que é preciso estudar sempre, a fim de manter o domínio dos idiomas e estar atualizado com as novas expressões idiomáticas. O principal campo de trabalho para o licenciado está nas escolas de ensinos fundamental e médio ou de idiomas. Mas também há espaço em editoras, para fazer a preparação de originais e para revisar e traduzir textos, e nas áreas de interpretação e secretariado bilíngue.
Escolas públicas e privadas são o principal mercado para o licenciado. Isso porque as disciplinas de português e inglês são obrigatórias no currículo escolar. Além disso, o ensino do espanhol - obrigatório apenas no ensino médio - já é oferecido por muitas escolas desde o ensino fundamental, o que aumenta as chances para o licenciado nesse idioma. Ele é contratado para lecionar nos ensinos fundamental e médio ou em escolas de idiomas. Tanto o licenciado como o bacharel são solicitados por editoras de revistas e livros para atuar na preparação de textos. Além disso, tradução e revisão são áreas promissoras.
Análise literária, produção de textos, tradução e pesquisa sobre a evolução e o uso dos idiomas ocupam boa parte da carga horária. Entre as matérias teóricas estão teoria literária, semântica e fonologia, além de língua portuguesa e literaturas portuguesa e brasileira. Em algumas universidades, o aluno opta logo no vestibular por um ou mais idioma estrangeiro; em outras, ele escolhe após o ciclo básico. Há escolas que oferecem as duas formações, a de bacharel e a de licenciado - titulação obrigatória para dar aulas. Essa última exige o estágio obrigatório.
O que você pode fazer: carreira acadêmica; realizar pesquisas em áreas como estudos literários; editoração; trabalhar na preparação de textos, da seleção dos originais à tradução e padronização; lecionar em classes de ensino fundamental, médio e superior ou em escolas de idiomas; treinar funcionários de empresas na fluência de idiomas estrangeiros; revisão; fazer a revisão ortográfica, gramatical e semântica de textos; tradução; verter textos do português para línguas estrangeiras, ou vice-versa, em editoras, agências de publicidade, empresas estrangeiras e em laboratórios de dublagem e legendagem de filmes e vídeos.

Jornalismo
São a procura e a divulgação de informações por meio de veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV e internet. O jornalista é o profissional da notícia. Ele investiga e divulga fatos e informações de interesse público, redige e edita reportagens, entrevistas e artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam. Senso crítico, capacidade de expressão, domínio do português e de técnicas de redação são fundamentais no exercício da profissão. Ele precisa dominar, também, os softwares de edição de textos e de imagens.
O mercado para o profissional encontra-se estável. Algumas das especializações que demandam mais profissionais são meio ambiente, ciência e economia. Para conquistar uma vaga, o bacharel tem de entender a linguagem da internet e das redes sociais, como Twitter e Facebook. As oportunidades estão em portais, revistas on-line, blogs e sites de empresas, em geral. A comunicação corporativa ou empresarial costuma oferecer maiores oportunidades de trabalho. O diploma não é mais obrigatório, mas as empresas de comunicação ficaram mais exigentes na hora de contratar jornalistas. Dessa forma, ter uma formação superior é um ponto positivo no currículo. São Paulo, por concentrar grande número de editoras e jornais, oferece o maior número de vagas. No Rio de Janeiro, o mercado deve ficar aquecido nos próximos anos com a realização da Copa do Mundo - a cidade abrigará o Centro de Imprensa do torneio - e das Olimpíadas de 2016. Centro-Oeste, Norte e Nordeste, que apresentam bom ritmo de crescimento, apresentam também boas oportunidades. Além de trabalharem com carteira assinada, muitos jornalistas atuam como prestadores de serviços, ou freelancers.
As disciplinas básicas são língua portuguesa, economia, teoria da comunicação, filosofia, história da arte e sociologia. Matérias específicas também compõem o currículo, como jornalismo interpretativo e informativo, técnicas de redação e edição de texto, novas tecnologias de comunicação e design gráfico. Há aulas práticas de fotojornalismo, jornalismo impresso e on-line, rádio e TV. Na grande maioria das escolas, o curso é oferecido como habilitação do curso de Comunicação Social. Os alunos precisam apresentar um trabalho de conclusão de curso para receber o diploma. Já o estágio, embora não seja obrigatório, é recomendável, pois pode abrir portas no mercado de trabalho.
Duração média: quatro anos.
É possível trabalhar com comunicação digital multimídia, comunicação empresarial, edição, fotojornalismo, reportagem.

Referências: http://lazer.hsw.uol.com.br/roteirista2.htm

Comissário de bordo (Aeromoço)
Comissários de Bordo são profissionais encarregados de indicar procedimentos de como se portar nas aeronaves. Também auxiliam durante a viagem e oferecem refrigerante, suco, bolachas e geléias, e em viagens mais longas almoço e jantar.
A profissão de comissário de bordo envolve lidar com vôos em sequência, com pessoas, ter disponibilidade de horário e para viagens e exige habilidades de português-inglês. Além disso, é necessário como em qualquer profissão conhecimentos de arte e acima de tudo o bom humor para que os passageiros tenham tranquilidade e bem estar durante o vôo.
Atualmente é preciso atender alguns critérios para ser comissário de bordo, como a altura exigida de 1,65m para homem e 1,60m para as mulheres, ter no mínimo 18 anos pra ingressar no cursoe ainda submeter-se a uma prova da ANAC após o curso.
Para se tornar, é preciso passar por um curso aprovado por uma das Escolas homologadas e depois, submeter-se às provas que compõem o exame da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Após a aprovação, o candidato poderá ingressar em uma empresa aérea, segundo critérios de seleção da própria empregadora.
Admitido, o candidato contratado deverá receber instruções teórica e prática sobre o equipamento (avião), em uma aeronave propriamente dita (no solo) ou em um "mock-up" (simulador), específicas para o tipo de aeronave na qual o aluno irá habilitar-se, num total mínimo de 27 horas-aula.
A empresa oferecerá estágio em voo de, no mínimo, 15 horas, sendo que, destas, deverá ser destinada 1(uma) hora para realização de cheque (exame prático) aplicado por profissionais credenciados pela ANAC.
Comprovado o estágio em voo e ocorrendo a aprovação no cheque, a empresa solicitará à ANAC ou nas Unidades Regionais, a expedição da licença e do Certificado de Habilitação Técnica (CHT) do contratado, com os quais, você, agora Comissário, poderá desempenhar suas atividades profissionais.
            O salário de comissários de bordo que trabalham em vôos nacionais pode chegar a R$ 3000,00 ao mês. Quem pensa em investir na profissão o momento é bom, agora no próximo anos surgirão novas vagas de trabalho em empresas que vão expandir seus negócios, empresas como TAM e Gol admitem que esse próximos anos serão de boas oportunidades para quem busca iniciar ou voltar à atividade.

                        http://www.cursocomissariodebordo.com/

Piloto privado e comercial de avião
O curso de piloto privado é o primeiro passo para quem quer se tornar um piloto de avião. Consiste em um curso teórico de duração aproximada de 4 meses, onde são aplicadas as matérias: Teoria de Voo, Conhecimentos Técnicos, Meteorologia, Navegação, Regulamentos de Tráfego Aéreo. Após o término do curso o Aeroclube apronta toda sua documentação e faz a inscrição dos alunos para a Banca da ANAC.
            Com a aprovação na Banca e o Exame médico em mãos o aluno-piloto pode iniciar a parte prática, que consistem em um mínimo de 40 horas de voo. O prazo máximo para realização do curso prático é de 2 anos após a data de aprovação na Banca.
São requeridas horas práticas de vôo para o curso de Piloto Privado: 20 horas - Duplo Comando, 10 horas - Voo local em comando, 05 horas - Navegação duplo comando, 05 horas - Navegação em comando. Após terminada as horas de vôo e o aluno estar apto ao voo de avaliação, o mesmo será feito e cabe ao examinador credenciado pela ANAC aprovar o aluno e fornece-lo o "Brevet".
            As aeronaves recomendadas para o curso de Piloto Privado são P56C - Paulistinha e AB11 – AeroBoero.
O curso de Piloto Comercia (PC) é o segundo passo na carreira de um piloto, com o PC em mãos você pode começar a trabalhar como piloto. Consiste em um curso teórico de duração aproximada de 4 meses, onde são aplicadas as matérias: Teoria de Voo de Alta velocidade, Conhecimentos Técnicos de motores a Reação (turbinas), Meteorologia, Navegação visual e por instrumentos, Regulamentos de Tráfego Aereo Visual e por Instrumentos. Após o término do curso o Aeroclube apronta toda sua documentação e faz a inscrição dos alunos para a Banca da ANAC.
Com a aprovação na Banca e o Exame médico em mãos o piloto pode iniciar a parte prática, que consistem em um mínimo de 110 horas de voo (não inclusas as 40 do piloto privado). O prazo máximo para realização do curso prático é de 2 anos após a data de aprovação na Banca.
Os requisitos mínimo para o Piloto Comercial com Habilitação de IFR são: Total de 150 horas de voo, sendo que dentro das 150 horas de vôo, o piloto deve ter: 70 horas de voo em comando, sendo no mínimo 50 em rota (navegação), 05 horas de voo noturno em comando, 25 horas de Simulador, 40 horas de voo por instrumentos. Após terminada as horas de voo e o aluno estar apto ao voo de avaliação, o mesmo será feito e cabe ao examinador credenciado pela ANAC aprovar o aluno e fornece-lo o "Brevet".
            Além da Licença de Piloto Comercial, você pode optar pelas Habilitações de:
•          IFR - Voo por instrumentos
•          MLTE - Multimotor
            As aeronaves recomendadas para o curso de Piloto Comercial são: P56C - Paulistinha, AB11 - AeroBoero, C172 - Skyhawk, PA34 - Seneca I.

                       

Chanceler
Chanceler é um título atribuído em diversas instituições cuja organização é inspirada no Império Romano. A função de chanceler ou cancelário pode ser diferente de instituição para instituição. Actualmente o título de chanceler continua a ser usado, com vários sentidos, em diversos países e instituições.
Na França, Chanceler ou Guarda dos selos é o título complementar do ministro da Justiça francês, herdeiro da função do antigo Chanceler de França. No Reino Unido, Lorde Chanceler é o título do presidente da Câmara dos Lordes, que desempenha, simultaneamente, a função de ministro da Justiça e de presidente do Tribunal da Chancelaria. Na Alemanha e Áustria, Chanceler Federal (em Alemão: Bundeskanzler) é o título atribuído ao chefe do Governo Federal da Alemanha e ao da Áustria.Na Suíça, Chanceler da Confederação é o chefe da administração federal, no entanto não é o chefe de governo, função desempenhada pelo Presidente da Confederação Helvética.
No Brasil e em outros países da América do Sul, 'Chanceler' é o título complementar dos respectivos ministros das Relações Exteriores.

Secretário (nível técnico) / Secretariado Executivo Trilingue (nível superior)
É o conjunto de atividades que dizem respeito ao planejamento, organização e rotina de trabalho. O secretário executivo é o assessor imediato de diretores e gerentes de uma organização. Ele controla os arquivos, as informações que chegam via correio, internet, fax ou telefone e cuida da agenda do chefe, tomando as providências necessárias para que as decisões de seu superior sejam executadas com rapidez. Gerencia processos administrativos e financeiros, informações, equipes e comunicações internas e externas, além de dominar softwares específicos de planejamento de operações, edição de textos e planilhas de contabilidade. Tem poder de decisão sobre a rotina do departamento ou setor em que trabalha, fazendo a ponte com as demais áreas da empresa. Como redige documentos, é importante o domínio da língua portuguesa e de um idioma estrangeiro.
            Os cursos de bacharelado fornecem ao aluno conhecimentos para que ele seja capaz de assessorar executivos de empresas de qualquer porte, com capacidade de liderança, autonomia e senso de organização, em tarefas administrativas, financeiras, de recursos humanos, vendas e marketing. A formação básica inclui responsabilidade social, finanças e contabilidade. A parte humanística também é grande, e as principais matérias são artes, cultura e cidadania, relações humanas e ética profissional. A formação em língua estrangeira, principalmente o inglês, é o destaque. Há ainda disciplinas específicas, como redação empresarial, protocolo e etiqueta. O estágio supervisionado é obrigatório, e a maioria das escolas pede um trabalho de conclusão de curso. Atenção: boa parte das instituições oferece o curso de Secretariado Executivo Bilíngue ou Trilíngue.

Já o curso tecnológico é focado em automação de escritório, que inclui armazenamento de dados, transferências eletrônicas e gerenciamento de informações de negócios, e na assessoria para diretores e executivos, com o atendimento de telefonemas, marcação de reuniões e até assessoramento para assuntos particulares. A base teórica traz disciplinas ligadas à administração. No primeiro ano, aprendem-se técnicas de secretariado, cerimonial, protocolo e etiqueta, ética profissional e relações públicas. Também fazem parte do currículo disciplinas voltadas para a contabilidade, documentação e arquivo. Aulas de inglês técnico e redação comercial em português ocupam mais de um terço da carga horária, mas o aprendizado de línguas têm um peso menor se comparado a um curso de bacharelado. Para se formar é necessário realizar estágio e fazer um trabalho de conclusão de curso. Possui duração média: dois anos

Referência: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/comunicacao-informacao/secretariado-executivo-secretariado-687422.shtml

Comerciante / Vendedor
O mercado de trabalho para o profissional de vendas é e sempre foi muito amplo. Antigamente, as pessoas que não tinham ocupação, ou não sabiam qual carreira seguir, viravam vendedores. Atualmente a exigência tem aumentado, assim os vendedores tem que ser realmente profissionais. É exigido que o atendimento seja personalizado, portanto é muito interessante que os profissionais se atualizem constantemente por meio de cursos, treinamentos, palestras e workshops.
Vendedor é o profissional que tem como ofício realizar a troca de um produto, objeto ou serviço por um valor monetário estipulado. O vendedor é responsável pela negociação do preço do produto ou serviço, do prazo e das condições de pagamento, dos descontos, etc. Os vendedores podem trabalhar com as vendas dentro da loja, ativamente, como autônomos, com vendas via telefone, de forma itinerante, etc. O planejamento da estratégia de vendas (o marketing) é muito importante, pois com pesquisas nessa área pode-se colher dados consistentes sobre o público-alvo e suas preferências, assim é possível estabelecer diretrizes de vendas.
Para ser um vendedor é necessário que o profissional tenha conhecimentos básicos sobre a cultura do país e da região onde trabalha. É necessário também que o profissional tenha capacidade de se comunicar com as pessoas.
Em geral, não existe formação necessária para ser um vendedor. A maioria das empresas exige apenas experiência na área, e algumas exigem o domínio do idioma inglês, porém, é crescente o número de vendedores que procuram uma especialização. Os cursos superiores de Marketing, Propaganda e Marketing, Administração de Empresas ou Administração com ênfase em Marketing são muito visados pelos profissionais da área, que com um diploma, se destacam no mercado de trabalho. Cursos de curta duração, treinamentos, workshops e palestras também são muito importantes para a atualização do profissional.
Dependendo da especialização ou da forma de trabalho do vendedor, ele pode realizar o atendimento do cliente que entra na loja, ou pode sair atrás dos clientes. Nesse segundo caso, o vendedor elabora também uma estratégia itinerária, visando ocupar seu tempo da melhor forma possível. No caso do vendedor externo, são tarefas da profissão: organizar uma agenda de principais clientes, organizar pedidos, negociar prazos e condições de pagamentos, além de possíveis descontos ou pacotes promocionais que podem ser oferecidos, organizar as datas de entrega ou retirada dos produtos ou de instalação de serviços, dependendo de cada caso e emitir nota fiscal de compra e registrar a venda do produto.
Atualmente, os vendedores estão presentes em quase todos os setores da economia, e muitas especialidades e estratégias estão sendo criadas para dar base mais sólida a essa atividade. O vendedor pode trabalhar em lojas e estabelecimentos comerciais, como autônomo ou vendedor ativo.


Corretor de imóveis
O corretor de imóveis, também conhecido como corretor imobiliário, é a pessoa que intermedeia, durante a transação de um imóvel (urbano ou rural), a relação comercial entre o vendedor e o cliente comprador. Cabe, portanto, ao corretor apresentar ao(s) comprador(es) o imóvel que será negociado, disponibilizando as informações necessárias para que a venda seja efetuada.
Para seguir esta carreira legalmente é preciso que o corretor esteja credenciado junto ao CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). O corretor de imóveis pode ser bacharel em Ciências Imobiliárias, curso que tem duração de quatro anos. Pode também ter o curso de Gestão Imobiliária (com duração de dois anos) ou pode especializar-se como Técnico em Transações Imobiliárias, cuja duração é de apenas um ano. Outra opção para exercer esta profissão é fazer o Exame de Proficiência, fato que lhe permite não somente ser um corretor, como também possuir sua própria administradora de imóveis (imobiliária).
            As principais atividades de um corretor de imóveis são a organização da compra, locação, permuta, venda e incorporação de imóveis e a reunião dos documentos e papéis que serão usados na negociação; apresentação de imóveis para a visitação do público, bem como do projeto desenvolvido e dos arredores do imóvel; a intermediação da negociação e a verificação da correta construção do imóvel.
            O corretor pode trabalhar em empresas imobiliárias, construtoras, cartórios de registros de imóveis, leilões (empresas judiciárias), consórcios imobiliários, empresas de loteamento e planejamento imobiliário, etc.
            Ao contrário de outras profissões, o salário do corretor de imóveis não é fixo, visto que é baseado em comissões. Isto equivale a dizer que o salário do corretor varia de acordo com a quantidade e o tamanho do que for vendido. Sobre as vendas judiciais o valor da comissão é de 5%, sobre um imóvel urbano, é de 6 a 8%, sobre um imóvel rural, é de 6 a 10%, e quando se trata de imóveis industriais, é de 6 a 8%.

Referência: http://www.infoescola.com/profissoes/corretor-de-imoveis/

Empresário
No Direito Empresarial, empresário é o sujeito de direito que exerce a empresa, ou seja, aquele que exerce profissionalmente (com habitualidade) uma atividade econômica (que busca gerar lucro) organizada (que articula os quatro fatores de produção: mão de obra, capital, insumos e tecnologia) para a produção e circulação de bens e serviços. O empresário pode ser pessoa física (empresário individual) ou jurídica (sociedade empresária). Os sócios de uma sociedade empresária (sejam eles empreendedores, sejam eles investidores) não são empresários; o empresário é a própria sociedade, sujeito de direito com personalidade autônoma em relação aos sócios.

Ciências Contábeis (Contador)
É a área que cuida das contas de uma empresa, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros. O contador planeja, coordena e controla os registros negociais (compras, vendas, investimentos e aplicações) de uma empresa, permitindo que se tenha uma visão precisa do patrimônio. Ele interpreta eventos econômicos e fornece informações aos dirigentes da companhia para que tomem decisões sobre a direção do negócio. Orienta, mostra e indica os pontos de atenção, como o volume de despesas acima da média. Registra os fatos e atos administrativos e responsabilizasse pelo pagamento de tributos. Também pode ajudar a traçar planos de investimento. Algumas atividades são exclusivas desse profissional: a auditoria e as perícias contábeis. Para trabalhar como contabilista, é preciso ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade. Tornou-se obrigatório, desde 2010, realizar um exame de suficiência para obter o registro profissional.
O aumento no número de novas empresas no Brasil e o crescimento daquelas já existentes impulsionam o mercado de trabalho para os profissionais da área de contabilidade. Além dos escritórios de consultoria e das empresas que contratam o profissional para atuar, principalmente, na área tributária, os escritórios de contabilidade continuam necessitando de um número grande de profissionais. Também há boa oferta no setor público, para vagas preenchidas por concurso. Uma das áreas mais têm demandado o profissional é a da responsabilidade social e ambiental, graças à preocupação com a sustentabilidade. O mercado valoriza, fundamentalmente, profissionais com visão gerencial e que sejam capazes de acompanhar a definição de estratégias de negócios de uma empresa para espelhá-las nos relatórios gerenciais. Nas capitais, as maiores oportunidades e salários estão nas grandes e médias empresas, incluindo instituições financeiras e multinacionais.
O primeiro ano do curso de Ciências Contábeis é ocupado principalmente com as disciplinas básicas, como sociologia, português, economia, direito e administração. Em seguida, é a vez das disciplinas voltadas para a formação técnica e gerencial, como teoria da contabilidade, planejamento e contabilidade financeira. Há também aulas de legislação comercial, direito e planejamento tributário. No terceiro ano começam as aulas de auditoria e perícia. O estágio nem sempre é obrigatório. Algumas faculdades exigem uma monografia de conclusão do curso. Duração média: quatro anos. Outro nome: Contabilidade.


Ciências Sociais
O curso de Ciências Sociais exige grande carga de leitura e acompanhamento constante das questões sociais, culturais e políticas.
Pode ser realizado na forma de Bacharel e Licenciatura. Caso o profissional faça licenciatura, terá um aumento em sua carga horária, devido a inclusão de matérias referentes à educação e à psicologia. A licenciatura possibilita o profissional a dar aulas nos ensinos Fundamental e Médio. O profissional também é apto a coletar e analisar dados sobre diferentes acontecimentos ou ocasiões para identificar o comportamento e a reação de grupos sociais em relação a eles.
Possui como eixos principais três grandes áreas: sociologia, antropologia e ciência política. São disciplinas obrigatórias: história, geografia, economia, psicologia, filosofia e metodologia científica. Tem duração média de quatro anos.
As possibilidades de atuação podem se focalizar nas áreas de antropologia, ciência política sociologia. Na antropologia estuda as diferentes culturas do homem. Investigar os diversos grupos sociais, culturais ou étnicos e as transformações ocorridas por causa do contato com outros grupos. Na Ciência política Analisa os sistemas, as instituições e os partidos políticos de um país, o comportamento político e as políticas públicas em suas diversas fases (elaboração, implementação e avaliação). Na Sociologia Investiga as relações, as estruturas e a dinâmica das sociedades modernas, analisando os processos históricos de transformação das organizações sociais.

Administração
A administração trabalha, basicamente, com o gerenciamento dos recursos e com o planejamento estratégico e gerenciamento do cotidiano de uma organização. O administrador pode gerenciar recursos humanos, materiais financeiros, mercadológicos e as metas de uma organização, podendo trabalhar em praticamente todos os setores. O profissional de administração pode, também, trabalhar as relações entre empregados e empresa, assim como as relações entre a empresa e os sindicatos de diferentes classes. Da mesma forma, pode atuar implementando planos de carreira e programas de benefícios. Também pode atuar no armazenamento de estoque e fluxo de caixa.
A maioria das empresas contrata os administradores ainda na graduação, como trainees, e futuramente os efetiva. O curso é composto por disciplinas como: matemática, estatística, direito, sociologia, contabilidade, informática, logística, finanças, marketing e recursos humanos. Tem duração média de quatro anos.

Direito
O curso de direito é um dos mais tradicionais do Brasil. O curso de direto possui matérias como sociologia, teoria do estado, português, direito administrativo, direito civil, direito comercial, direito penal, direito constitucional, direito do trabalho e etc. O curso de direito tem duração cinco anos. Para sua conclusão é exigida a elaboração de uma monografia.
O bacharel em Direito somente pode exercer a profissão de advogado quando aprovado no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Quando advogado, pode exercer a profissão em diversas áreas, como: civil, penal, do trabalho, entre outras.
O diploma de bacharel em Direito é requisito básico a uma série de concursos públicos na área. São funções exclusivas do bacharel em Direito, o cargo de promotor e juiz, sendo necessário, aprovação em concurso público.  

Professor/ Pedagogia
Para ministrar aulas em ensino fundamental ou médio, é necessário ter formação em pedagogia ou possuir um diploma com licenciatura. Apesar de professores e pedagogos atuarem de forma conjunto no ensino/educação, existem alguma diferenças entre as duas profissões. A licenciatura, diferente do curso de pedagogia, pode ser realizada em diversos cursos de formação.
Os professores são os profissionais responsáveis por ministrar aulas sobre os mais diversos temas. É desejável que o professor tenha uma boca capacidade de comunicação, que saiba falar e que tenha clareza em sua fala. O professor é responsável por planejar aulas, manter a disciplina da sala, aplicar provas, trabalhos e avaliar o desempenho dos alunos.
O pedagogo é um profissional que trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação. O pedagogo pode atuar tanto na educação infantil quando nas funções de administração da escola, gerenciando e supervisionando o sistema de ensino e orientando professores. Em órgãos do governo, estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. É ele quem verifica se os currículos estão sendo cumpridos e se condizem com as leis educacionais. Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e as aptidões dos alunos. Pode trabalhar também com portadores de deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando em sua inclusão na sociedade, ou com educação a distância. O curso de pedagogia tem duração de três a quatro anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário