quinta-feira, 27 de junho de 2013

5º ENCONTRO - ARTES

 PROJETO ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

5º ENCONTRO  - ARTES

INTRODUÇÃO

A arte significa uma forma de o homem expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. Pode ser representada através da música, da escultura, da pintura, do cinema, da dança, entre outras.
A arte é uma atividade especificamente humana, isto é, somente o homem faz arte. Dessa forma, a arte surgiu na sociedade primitiva há milhares de anos, foi se desenvolvendo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade. A relação entre arte e história permite melhor compreender o homem. Ao longo da história, verificamos que a existência do homem não se limita à simples obtenção dos meios que garantem a sua sobrevivência, mas encontramos importantes manifestações humanas que extrapolam a satisfação de necessidades imediatas e expressam um modo de se encarar a vida e o mundo. As obras de um artista revelam o tempo em que viveu e demonstram a sua relação particular, o diálogo singular que estabeleceu com seu tempo histórico. Muitas vezes, o campo da expressão artística se atrela a questões políticas ou religiosas.

 

Vestibular: como se preparar para provas práticas de cursos de artes
Quem opta por uma faculdade que exige prova prática na seleção, como as do campo das artes, tem um desafio a mais. A seguir, algumas dicas:
 - É necessário haver equilíbrio entre talento e prática;
- É preciso conhecer a prova e não descuidar dos conteúdos comuns a todos, como matemática e português;
- Além do teste prático, a maioria das provas específicas cobra conteúdo teórico específico na avaliação. O mesmo vale para os cursos de música;
- Para quem fará as provas específicas de desenho, a dica é cuidar as proporções. O início do desenho é que determina se ele ficará bom ou não. Se começar mal, é muito difícil corrigir, pois o tempo é curto;
- Ficar atento ao tempo;
- Geralmente as provas avaliam a capacidade de articulação do pensamento visual, principalmente através do desenho, com foco na organização e clareza das ideias expressas no papel;
             - Para preparar esse público, existem cursinhos específicos.        
                       

CURSOS

Arqueologia
É a ciência que estuda as sociedades humanas por meio de objetos que foram produzidos e utilizados no passado.
O arqueólogo explora e analisa materiais encontrados embaixo da terra para estudar a sociedade e as características que ajudaram a constituir as sociedades que conhecemos hoje. Com seu conhecimento de história e um olhar analítico, esse profissional tem condições de pesquisar e descobrir como foi feita a ocupação humana no passado por meio da observação e análise de marcas espalhadas pelo território, como a composição do solo e a coloração da terra. Com base nessa análise é que, com uma equipe multidisciplinar, o arqueólogo decide se há necessidade de fazer ou não escavações no local.
Esse profissional pode trabalhar em centros de pesquisas, geralmente os de universidades, e também tem a possibilidade de atuar como consultor na elaboração de relatórios de sítios arqueológicos. É possível atuar com consultoria, educação, exploração ou pesquisa.    
Disciplinas específicas: pré-história, história da sociedade brasileira e cartografia. Entre as matérias mais teóricas estão sociologia, filosofia e estatística. As disciplinas práticas são realizadas desde o primeiro ano em parques naturais, sítios arqueológicos ou locais onde os alunos possam estudar os elementos que compõem uma determinada sociedade e saber as intervenções sofridas com o tempo. Parte da carga horária pode ser cumprida nos laboratórios de documentação e acervos. Atenção: algumas escolas oferecem Arqueologia como uma ênfase de Antropologia.
A duração média do curso é de quatro anos.  
Mercado de trabalho: A profissão está em alta. Em 2005, só havia um curso de graduação em Arqueologia no país. Hoje, já são oito. Os sítios arqueológicos registrados subiram de 15 mil em 2009 para 20 mil em 2010, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Para executar qualquer projeto de construção civil ou interferência no meio ambiente que modifique a paisagem é preciso apresentar às autoridades governamentais um laudo técnico que garanta que nenhum patrimônio arqueológico ou histórico na área seja prejudicado pela obra. Esse laudo é redigido por profissionais da área de arqueologia. Daí a procura por esse profissional para integrar equipes que trabalhem em projetos de grandes empreendimentos, como a construção de barragens, gasodutos e rodovias.
Embora a profissão não seja regulamentada, alguns concursos públicos oferecem vagas.

Arquitetura e Urbanismo
É a arte de projetar e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade.
O arquiteto projeta e coordena a construção ou a reforma de prédios. Ele faz a planta e determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em consideração o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação. Ao lado do engenheiro, acompanha a construção e gerencia os custos e a mão de obra. Atua nas etapas finais da obra. Como urbanista, planeja o crescimento de cidades e bairros. Também desenha objetos e elabora placas de sinalização e logotipos
O currículo mescla disciplinas das Ciências Humanas e de Exatas. O primeiro semestre é bastante teórico, mas, já a partir do segundo, há maior carga de aulas práticas. Estágio e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.
Duração média de cinco anos.
É possível especializar-se e atuar em Arquitetura industrial, Arquitetura de interiores, Arquitetura Verde, Comunicação Visual, Paisagismo e ambiente, Edificação e construção, Restauro de edifícios, Urbanismo.
Mercado de trabalho: os próximos grandes eventos esportivos que o Brasil sediará - a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016 - movimentam o mercado de trabalho no setor da construção civil e aumentam a procura por arquitetos. Entretanto, esse tipo de megaevento tem impacto pontual. Em termos de crescimento mais duradouro, a maior parte das vagas está no Sul e Sudeste. O mercado no litoral do Nordeste também cresce bastante com o incremento do turismo.
Arquitetura ou Engenharia Civil? As duas profissões intervêm no meio ambiente por meio de construções. O arquiteto projeta e organiza os espaços de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. Já o engenheiro civil projeta e executa obras. Ambos atuam na construção de edifícios, mas o arquiteto tem exclusividade para trabalhos de planejamento urbano e regional, monumentos e patrimônio cultural, enquanto o engenheiro o tem para obras de infraestrutura.
                                                                      
Artes Cênicas
Artes Cênicas é o conjunto de técnicas utilizadas na criação, direção, montagem e interpretação de espetáculos teatrais.
O bacharel em artes cênicas é um profissional acostumado com as diversas linguagens cênico-teatrais, bem como com os diferentes signos utilizados para expressá-la, como a voz e os movimentos corporais, com o intuito de transmitir ao público histórias, idéias, sentimentos e emoções. Este profissional pode atuar como ator em peças teatrais, filmes, telenovelas, comerciais, dublagem, na direção e encenação de espetáculos e teatro, como dramaturgo e como produtor. Pode atuar também em docência e pesquisa.
O curso tem duração média de quatro anos.
O currículo é composto das seguintes matérias teóricas: História das Artes Cênicas, Literatura Dramática e Filosofia. As aulas práticas são de Técnica Vocal, Expressão Corporal, Interpretação Dramática e Caracterização Cênica.     
Mercado de Trabalho: O cinema nacional tem empregado mais nos últimos anos. O eixo Rio - São Paulo oferece as melhores oportunidades, embora a concorrência seja grande. Uma alternativa que os recém-formados têm encontrado diante da falta de investimentos de produtores, é montar grupos e viajar com seus espetáculos.
           
Artes Plásticas
É a criação de obras, como desenhos, pinturas, gravuras, esculturas e colagens, utilizando elementos visuais e táteis para representar o mundo real ou imaginário.
O artista plástico lida com papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais, programas de computador e outras ferramentas. Suas atividades são: criar desenhos, pinturas, gravuras, colagens, e esculturas. Seus trabalhos são apresentados em galerias, museus ou lugares públicos. Tendo licenciatura pode lecionar em escolas públicas e particulares.
O curso tem duração média de quatro anos. O currículo se compõe de disciplinas como História da arte, Filosofia, Estética, Comunicação. Os trabalhos práticos possuem grande carga horária e são realizados em oficinas.
Mercado de trabalho: a abertura de vários centros culturais e a criação das novas leis de incentivo à cultura nos últimos cinco anos aumentou as possibilidades de emprego para esse profissional.

Artes Visuais
O curso prioriza a formação de profissionais para o ensino de arte (Educação Básica e outros contextos de ensino-aprendizagem).

Cinema e Vídeo
O curso tem como objetivo a formação de profissionais capazes de atuar em áreas profissionais dos meios audiovisuais como produtores, diretores de fotografia, diretores, roteiristas, editores ou pesquisadores.

Comunicação das Artes do Corpo
Estudo das técnicas usadas para entender o corpo como meio de comunicação entre o homem e a sociedade.

Comunicação Social
Área de conhecimento acadêmico referente ao estudo da comunicação humana e dos conteúdos e meios de interação entre pessoas de uma sociedade, que abrange a execução de informar, trocar informações, persuadir e fidelizar a audiência das pessoas.
            Estuda a transmissão de uma informação e seu formato, bem como seus impactos, as causas e consequências da relação informação, sociedade e meios de comunicação em massa (rádio, a revista, o jornal, a TV, teatro, cinema, a propaganda, a internet e o celular).
            Na comunicação social há as seguintes cadeiras de estudo e preparo profissional: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Radialismo e Televisão, Cinema, Direção Teatral, Produção Editorial, Produção Cultural, Relações Públicas, Design de Moda e Marketing. Além dessas, muitos alunos do curso universitário de comunicação social seguem cursos afins como Desenho Industrial e Arquitetura.

Conservação e Restauro
            Estudo do valor histórico de uma construção ou objeto e objetivando sua conservação e manutenção das características originais durante décadas ou séculos.

Dança
            A dança fundamenta-se em consecutivos movimentos do corpo, realizados de acordo com o ritmo ou estilo da música, essa demonstra emoção ou conta uma história..
O curso de dança busca abarcar aspectos éticos, estéticos, políticos e comunicacionais. Apresenta e promove diferentes abordagens da dança no que concerne à pesquisa, à criação e ao ensino da dança. No decorrer do curso o aluno terá aulas práticas, técnicas de dança, improvisação e coreografia, já as disciplinas teóricas são anatomia, psicologia, filosofia e comunicação e expressão.
A licenciatura habilita o profissional a trabalhar ensinando dança, na matéria de artes, em escolas públicas e privadas, faculdades, universidades e cursos livres. Possibilita também a atuação como coreógrafo. O bacharel em dança foca-se na atuação como bailarino, coreografia, direção e preparação corporal. O profissional pode montar e dirigir espetáculos musicais para teatro, cinema ou TV.
É exigido o estágio obrigatório, um trabalho de conclusão de curso e uma montagem cênica.
Duração média de quatro anos.
Mercado de trabalho instável. Os profissionais graduados conseguem ingressar nas especialidades de coreografia ou na área de licenciatura, ministrando aulas em escolas, mas, em geral, a maioria se insere no mercado informal, apesar de que a cada dia as academias oferecerem mais aulas de dança dos mais variados ritmos. As regiões que mais podem absorver o profissional de dança estão no eixo Rio - São Paulo.

Desenho Industrial
            Forma profissionais ligados aos aspectos estéticos e funcionais dos produtos. A profissão trabalha com aspectos subjetivos próprios da área artística, tanto pela relevância primordial da criatividade quanto pela personalidade dos projetos.
            O design industrial pode atuar em duas áreas:
·         Projeto de Produto (ou criação de objetos), onde o profissional se habilita a produzir os mais diversos objetos usados no cotidiano.  Pode projetar móveis, eletrodomésticos, acessórios, joias, máquinas ou equipamentos industriais.
·         Programação Visual, quando o design trabalha a imagem impressa através da criação de projetos gráficos para publicações. Concebe marcas, logotipos, embalagens, sistemas de sinalização e faz projetos gráficos de livros, revistas, jornais, folhetos e sites para a internet. Também pode desenhar fontes a serem empregadas em computadores. Outra área que cresce dentro da Programação Visual é o webdesign, profissional que constrói páginas na internet.
            O profissional também realiza estudos minunciosos de custos de execução de projetos, condições de aceitação do produto pelo mercado e materiais gastos.
            Currículo: História da Arte, Linguagem Visual, Desenho de Observação, Fotografia, História do Design, Processos Gráficos, Computação Gráfica, Volume, Design de Exposição, Teoria da Percepção, Audiovisual, Webdesign, Ilustração e Gravura, Design de Interiores, Multimídia, Análise Gráfica, Cor, Estética, Semiótica e Tipografia. 

Design de Interiores                                                                                                      
            Capacita o profissional a desenvolver técnicas de aproveitamento de espaço aliando conforto, praticidade e beleza, seguindo a tendência de mercado e as reivindicações do cliente. O profissional harmoniza, em um determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, planeja cores, materiais, acabamentos e iluminação. Todo o acabamento fica sob seus cuidados, desde a cor até o tipo de iluminação que será empregada, além de escolher os móveis e os objetos de decoração. A administração de todo o projeto ficará a cargo do design de interiores.
            Disciplinas básicas: desenho, teoria da comunicação, história da arte e do design, informática aplicada ao design, fotografia, paisagismo, iluminismo, empreendedorismo, entre outras.
            Duração de 4 anos.           
            O mercado de trabalho para o design de interiores encontra-se aquecido, tendo excelente perspectivas para os próximos anos. A maioria destes profissionais está preferindo o trabalho autônomo, pois possibilita melhores oportunidades, além de terem mais liberdade em seu trabalho. Essa liberdade gera trabalhos mais ricos em criatividade e bom gosto. Grande parte das oportunidades de trabalho está sendo gerada na área corporativa, onde o design é contratado para elaborar interiores de escritórios e salas de reunião.
            Áreas de especialização: Desenho de móveis, Gerenciamento, Projetos residenciais, Projetos comerciais, Projetos de varejo, Projetos de saúde, etc.         

Design Gráfico
            O curso visa formar profissionais aptos para desenvolver o visual de jornais, revistas, panfletos, outdoors, livros e anúncios, eliminando o supérfluo, intentando traduzir o desejo do cliente e assim, produzindo de acordo com as necessidades do cliente.
            A grade curricular do curso de design gráfico possui disciplinas como fundamentos da linguagem visual, fotográfica tradicional e digital e história da arte. Além disso, há aulas de ergonomia, história da tipografia e softwares de editoração eletrônica.
            A duração média é de quatro anos.
            O profissional também cria logotipos e papelaria para firmas individuais, comerciais e industriais, escolhe letras para os textos, define o tamanho das colunas de uma página impressa, seleciona e padroniza cores e ilustrações e projeta embalagens com o objetivo de torná-los atrativos e facilitar a leitura
            A oferta de vagas para o design gráfico nas grandes cidades é pouca, mas nas cidades de médio e pequeno porte a demanda de vagas para esse profissional vem crescendo consideravelmente. Há vagas ociosas em vários setores da mídia impressa e televisiva e há um amplo mercado de trabalho criação de websites.
            As áreas de especialização são Editoração eletrônica, Programação gráfica para TV, Webdesign.

Estética e Cosmética
Bacharelado / Tecnológico
            O profissional de estética é um especialista nos cuidados com o corpo, rosto e cabelo, visando à manutenção da saúde, da beleza e do bem-estar. Por meio de cosméticos e aparelhos de alta tecnologia, promove o melhoramento do aspecto da pele. Com conhecimentos da anatomia humana, realiza massagens, como drenagem linfática e modeladora, a fim de amenizar celulite, gordura localizada e outros problemas que afetam o contorno corporal. Pode ainda fazer uso de massagens e terapias alternativas, como do-in, shiatsu, fitoterapia e aromaterapia. Realiza também limpeza facial, depilação, hidratação, maquiagem definitiva e bronzeamento artificial. No consultório, bacharel e tecnólogo atuam em parceria com o dermatologista ou o cirurgião plástico, tanto em tratamentos preventivos quanto no acompanhamento pós-cirúrgico. Tem capacidade para apontar os problemas de pele e encaminhar o paciente para o médico especialista.
            Curso: Há apenas um curso de bacharelado em Estética no país - o da Universidade Anhembi Morumbi. Nele, desde o primeiro ano são mescladas disciplinas teóricas - das áreas de marketing e gestão de negócios de beleza e saúde - com as práticas, nas quais os alunos treinam a aplicação dos tratamentos estéticos. Também se aprendem anatomia do corpo humano, princípios ativos de cada cosmético, técnicas usadas antes e após cirurgias e procedimentos clínicos (para atuar ao lado de médicos). O estágio é obrigatório, assim como a entrega de um trabalho de conclusão do curso. Duração média de três anos.
            Há muitos cursos tecnológicos na área de estética. Diferentemente do bacharelado, que tem um foco maior em conteúdos relacionados à gestão do negócio, os tecnológicos são indicados para quem quer trabalhar com as técnicas esteticistas ou para aqueles que têm interesse em uma técnica específica, como podologia e terapia capilar. No momento de optar pela faculdade, fique atento à área de atuação. A maioria, porém, inclui disciplinas básicas, como anatomia, química, bioquímica, psicologia aplicada, nutrição e princípios de avaliação estética. Entre as específicas estão cosmetologia, massoterapia e eletroterapia. Por fim, com as matérias profissionalizantes, o aluno começa a pôr a mão na massa, praticando estética facial, corporal e capilar, terapias alternativas e podologia. No último semestre do curso, há instituições que possibilitam ao aluno atuar, por meio da prática supervisionada, em clínicas-escolas, atendendo a comunidade. Algumas universidades exigem a realização de estágio e a apresentação de um trabalho de conclusão de curso. Duração média de dois anos.
            Pode-se atuar com Consultoria, Estética corporal, Estética facial, Estética pré e pós-cirúrgica, Maquiagem profissional, Massagem corporal, Podologia, Visagismo.
            Mercado de trabalho: O profissional de Estética tem tudo para seguir uma carreira de sucesso. O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial da indústria da beleza, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão. E as contratações aumentam ano a ano.         Mas o setor ainda precisa de profissionalização, por isso quem tem diploma de bacharel ou tecnólogo é cada vez mais requisitado. Salões de beleza, spas, hotéis, centros de estética e consultórios de dermatologia são os principais contratantes. Clínicas médicas também precisam de graduados para atuar nas áreas de estética pré e pós-operatória. A maior demanda está na Região Sudeste, que concentra 72% das empresas de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. No Sul, o mercado também cresce, com boas perspectivas para os próximos cinco anos.

Fotografia
            É a captação de imagens com o uso de câmeras, sua gravação e reprodução em papel e meios digitais. O fotógrafo domina o uso de máquinas, lentes e filmes e conhece a fundo as técnicas de revelação, ampliação e tratamento de imagens analógicas e digitais. Com base em conhecimentos de iluminação e enquadramento, procura captar da melhor maneira possível a imagem de pessoas, paisagens, objetos, momentos e fatos políticos, econômicos, esportivos e sociais. Seu trabalho pode ter cunho jornalístico, documental ou comercial - por exemplo, ao fotografar produtos e modelos em estúdio. É possível atuar em jornais, revistas, sites, emissoras de TV, no cinema e em agências de publicidade.
            Mercado de trabalho: De acordo com Lucy Figueiredo, coordenadora do tecnológico em Fotografia da Universidade Anhembi Morumbi, o advento da fotografia digital e o acesso cada vez maior às novas tecnologias da fotografia provocaram uma transformação no mercado de trabalho no decorrer da última década. "Publicidade e jornalismo, que eram segmentos muito fortes, passaram por uma desaceleração. Já nos últimos cinco anos, nichos que eram incipientes hoje ganham força, como a fotografia autoral", diz ela. "Prova disso é o número crescente de galerias de arte, mostras e festivais voltados à fotografia." Outro setor aquecido é o de audiovisual, no qual o fotógrafo não apenas faz direção de fotografia, como passa, ele mesmo, a produzir os vídeos. E ramos até há pouco menos considerados, como o de eventos, vêm se profissionalizando, com os clientes exigindo cada vez mais qualidade técnica e artística. Todas essas oportunidades valem tanto para bacharéis quanto para tecnólogos, que têm atuações e oportunidades muito semelhantes. Ambos também podem abrir um estúdio próprio ou trabalhar como prestadores de serviços para jornais, editoras de revistas e livros, agências de publicidade e  departamentos de comunicação de empresas privadas. São Paulo e Rio de Janeiro oferecem as melhores oportunidades de trabalho.
            Há apenas dois bacharelados no país que oferecem uma formação mais humanística se comparados aos tecnólogos, mais focados na prática. Os cursos dão ênfase à fotografia digital, sem abandonar o estudo sobre os processos analógico e fotoquímico. Têm boa base teórica, mas muita experimentação e aulas práticas. A estrutura curricular é dividida em duas partes: fundamental e de desenvolvimento e especialização. Na primeira, o aluno conhece as principais teorias e técnicas fotográficas. Na seguinte, o estudante entra em contato com os núcleos de formação profissional, como retrato/moda, gestão de acervo, fotojornalismo e crítica fotográfica. O estágio não é obrigatório, porém é preciso apresentar um trabalho de conclusão. Duração média de quatro anos.
            A maioria dos cursos tecnológicos é voltada para a fotografia digital. Disciplinas como ética, história da arte e história da fotografia compõem a base teórica do curso. Entre as matérias específicas estão fotojornalismo, fotografia publicitária e direção fotográfica e de moda. Duração média de dois anos.

Gastronomia
            São as técnicas utilizadas para a preparação de alimentos e bebidas e na gestão de restaurantes. O profissional de Gastronomia domina os métodos de segurança alimentar e de planejamento e produção de cardápios de restaurantes de cozinha internacional e nacional, hotéis, redes de lanchonetes, bufês, empresas de serviços alimentícios, companhias aéreas e até hospitais. Com técnicas apuradas, executa desde a preparação de pratos mais simples até os de alta gastronomia. Pode especializar-se nas áreas de confeitaria, panificação ou em um tipo de culinária específica, como japonesa, francesa e italiana, entre outras. Também é de sua responsabilidade supervisionar o funcionamento da cozinha, treinar o pessoal, cuidar da tabela de preços, negociar com fornecedores, manter contato com clientes e desenvolver estratégias de marketing que visem à rentabilidade. Outra possibilidade é ser consultor, prestando assessoria na abertura de um restaurante ou na mudança de cardápio de um estabelecimento que já esteja em funcionamento.
            Mercado de Trabalho: o bom desempenho que o setor vem registrando nos últimos anos aquece o mercado para o bacharel e o tecnólogo. De acordo com um estudo realizado pela ECD, empresa de consultoria especializada em food service (mercado de alimentação fora de casa ou nas residências, com consumo de alimentos preparados em estabelecimentos comerciais), o segmento deve crescer 18% em 2012 e alcançar até 20% de crescimento em 2014. Confeitarias, panificadoras, empresas fornecedoras de alimentos, fábricas de pré-cozidos e hospitais são locais que mais demandam profissionais neste momento. A maioria das vagas ainda se concentra na Região Sudeste, no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde se localizam os restaurantes de alto padrão e são realizados os maiores eventos turísticos e de negócios. Cidades do Nordeste apresentam demanda por chefs, principalmente em novos hotéis e resorts.
            Curso: existem poucos cursos de bacharelado nessa área no Brasil. Desde o primeiro ano, eles mesclam matérias práticas com teóricas. Na parte teórica, os destaques ficam para história da gastronomia, bioquímica, microbiologia e segurança dos alimentos, funcionamento de restaurantes, desenvolvimento de pessoal e higiene, além de sociologia, matemática, estatística, psicologia, direito, legislação aplicada e gestão financeira. A prática é recheada de disciplinas como coquetéis e drinques, panificação, sobremesas, confeitaria, cozinhas brasileira e internacional, arte em frutas e legumes, enologia, café da manhã e serviço de quarto e cozinha alternativa. Em alguns cursos fazem parte do currículo aulas de inglês, espanhol e francês instrumentais. Duração média de quatro anos.




            Enquanto o bacharelado dá mais ênfase na gestão dos empreendimentos do setor, o curso tecnológico é mais focado na prática - a preparação de alimentos e bebidas. O aluno passa a maior parte do tempo na cozinha, aperfeiçoando habilidades como o manuseio de instrumentos, aprendendo técnicas de preparo, e em aulas de cozinhas específicas. O estudante recebe noções de higiene alimentar e aprende a organizar eventos e banquetes. Há algumas disciplinas da área de administração e marketing, como custos, gestão de pessoas e empresarial e da legislação que regula o setor. Algumas faculdades têm matérias especiais, como gastronomia hospitalar, dietas alternativas e técnicas dietéticas. Duração média de dois anos.
            Você pode atuar como:
            Chef de cozinha: planejar e preparar cardápios sofisticados de acordo com o tipo de cozinha que comanda, seja ela internacional, seja ela nacional. pode atuar em restaurantes comerciais, industriais, hospitalares, cantinas escolares, bares e bufês.
            Chef pâtissier: especializar-se em confeitaria e panificação, na preparação de pratos decorados doces e salgados.
            Personal chef: atuar como chef de cozinha em residências particulares, na preparação de cardápios e receitas.
            Consultoria: prestar assessoria técnica para a abertura de restaurantes ou para propor melhorias em estabelecimentos já abertos, que pode ser desde uma alteração no layout da casa até a mudança de cardápios e fornecedores.
            Segurança alimentar: fazer vistoria em cozinhas industriais e restaurantes para verificar se as regras de segurança alimentar estão sendo cumpridas.
            Desenvolvimento de Produtos: criar e preparar pratos usando alimentos fornecidos por determinada indústria.
            Gestão do negócio: administrar todo o funcionamento do restaurante, desde a contratação e treinamento de pessoal até os recursos financeiros e contato com clientes.

História da Arte
            O curso desenvolve análise e reflexão de arte e cultura e seus profissionais podem atuar como crítico, gestor, consultor e curador de exposições e eventos culturais e artísticos.

Moda
            O curso combina o conhecimento e a exigência das indústrias da moda, com o intuito de seguir estilos e tendências.
            O curso tem duração de quatro anos.
            O currículo apresenta fundamentos culturais e técnicos da área, disciplinas como história da arte, cultura da moda e criação, desenho e estilismo; sendo que algumas faculdades enfatizam o marketing e outras a criação.
            O profissional de moda desenha roupas e produtos, como joias, cintos e calçados, e define estilos e modelagens desenvolve padrões e estampas para a indústria têxtil, executa projetos e montagens de vitrines, showrooms, estandes e exposições; cria e desenvolve tendências de moda para definir o estilo das novas coleções. Faz pesquisa à respeito do mercado consumidor, instituindo estratégias de marketing para campanhas de lançamento de novas tendências. Pode, ainda, prestar assessoria de moda para pessoas ou para grandes lojas. O profissional pode atuar em confecções, tecelagens, malharias, fiações, magazines, figurinismo em teatro e televisão e ateliê próprio.
            A área de design tem gerado oportunidades para este profissional, pois as grandes confecções e magazines os contratam para a criação de roupas, calçados e acessórios. Um mercado mais limitado é o de consultor de moda, pois somente estilistas mais experientes conseguem melhores salários.

Música
            O curso objetiva desenvolver os conhecimentos necessários para poder analisar, interpretar, criar e transmitir a música.

            No vestibular, é necessário fazer  uma prova prática de percepção musical.
            O curso dura em média quatro anos.
            No início são estudadas matérias mais básicas, como História da música, Harmonia, Percepção musical, etc. Nos anos seguintes são estudadas disciplinas mais específicas e avançadas.
            O bacharel pode compor, reger e interpretar obras eruditas e populares. Pode atuar como: maestro, em orquestras e conjuntos musicais; compositor, criando novas melodias e transmitindo-as; e arranjador, modificando uma música já inventada com o fim de melhorá-la. Como compositor, cria peças e anota-as em partituras para ser executadas por instrumentistas e cantores. Como arranjador, faz versões de uma peça musical. Como maestro, dirige orquestras, bandas, conjuntos instrumentais e vocais. Como intérprete, pode se especializar na execução de determinado instrumento ou dedicar-se ao canto.
            O campo de trabalho para esse profissional é ampliado devido, principalmente, aos meios de comunicação e entretenimento, que fazem da música um dos seus principais objetos de trabalho, porém as vagas para esses profissionais no mercado são escassas.

Música Popular
            Visa a formação de profissionais capacitados a atuar em diversas áreas como músico instrumentista, compositor de trilhas musicais, arranjador, diretor de conjuntos instrumentais e vocais, produtor musical, crítico e pesquisador.

Musicoterapia                                                                                                                             
            Tem como objetivo formar profissionais que trabalhem de forma terapêutica utilizando métodos e técnicas musicais, como os sons, ritmos e melodias. Geralmente, este tipo de terapia é voltado para pessoas portadores de necessidades especiais. A musicoterapia intenta restabelecer o equilíbrio físico, psicológico e social do indivíduo e para esta finalidade o musicoterapeuta pesquisa a relação do homem com os sons para produzir métodos terapêuticos.

            O profissional pode atuar em escolas, hospitais, clínicas, empresas, instituições de reabilitação, centros de geriatria e gerontologia, ONGs, instituições de longa permanência, CAPS, centros comunitários.
            Duração média de quatro anos.
            O currículo é composto por disciplinas das áreas de música, medicina e aprendizagem de alguns instrumentos. Oferece disciplinas teóricas e práticas nas áreas da música, história da música, percepção musical, da biologia, da neurologia, fisiologia, anatomia e neurologia, psicologia, psicoacústica e musicoterapia.
            No decorrer do curso o aluno desenvolve habilidades de improvisação instrumental e vocal, escuta musical, composição de temas melódicos e canções, expressão corporal e se capacita para planejar tratamentos e aplicar a abordagem musicoterapêutica de forma a melhorar a comunicação, dar suporte emocional, facilitar a aprendizagem, a autonomia e o desenvolvimento das pessoas.
            As expectativas de trabalho são grandes, uma vez que o curso tem tido boa receptividade e existem poucos profissionais. A área clínica oferece muitas oportunidades em consultórios, em conjunto com outros profissionais da área da saúde. As empresas também têm oferecido vagas para este profissional com o intuito de trabalhar na prevenção do estresse.

Comunicação em Multimeios
            Comunicação em Multimeios é uma área da Comunicação Social focada nas novas mídias e seu impacto na sociedade.
            O curso oferece disciplinas como: Teoria da Comunicação, História da Arte,  Filosofia, Cinema, Design Gráfico, Sociologia, Política e relaciona estas matérias com o campo da multimídia, em toda sua abrangência.
            Sua formação objetiva o desenvolvimento de um profissional especialista nas diferentes linguagens dos meios de comunicação e como estes interagem e se hibridizam.
            Poderá atuar em diversas áreas profissionais ou do conhecimento, tais como o audiovisual, hipermídia e design. Trabalha com diferentes tecnologias da imagem, da comunicação e da expansão das mídias, executando a convergência de mídias digitais e possui competências para dar conta da multiplicidade de mídias em níveis regional, nacional e/ou mundial. Possibilita ao profissional criar, executar e administrar projetos de comunicação em múltiplos formatos e em variadas plataformas. Pode atuar com:
- Produção de programas em emissoras de rádio e TV
- Produção de filmes para cinema e publicidade        
- Produção de projetos de internet e games
- Criação e execução de projetos de comunicação em empresas, instituições ou organizações

Publicidade e Propaganda
            A Publicidade e Propaganda é uma carreira diretamente relacionada a criatividade, sensibilidade e também a difusão de novos produtos, ideias e negócios. No curso, o aluno vai se deparar com disciplinas do tipo computação gráfica, redação, fotografia e diagramação.
            O Publicitários (profissionais de publicidade) tem como principal função atuar imaginando, planejando, produzindo e executando peças publicitárias ou campanhas publicitárias. Como peças publicitárias ou campanhas publicitárias, podemos entender todo o plano e esforço de divulgação de uma marca ou produto, passando por diversos níveis, desde o nível psicológico (subliminar) até o nível direto em relação ao público.


REFERÊNCIAS


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