sábado, 26 de maio de 2012

Um pouco mais para pensarmos sobre o individualismo, coletividade e profissões

Uma das conseqüências negativas do individualismo, e também uma das condições de sua perpetuação, é o esquecimento de que o trabalho envolve necessariamente o outro. Ou seja, não existe possibilidade de trabalho sem a mediação social como fundamento. Tanto porque para se inserir em uma profissão ou uma atividade de trabalho se faz necessário um aprendizado das habilidades, meios e conhecimentos a eles relacionados – e esta é uma das finalidades da educação formal e sistematizada -, como por que sozinho não é possível lograr uma transformação da natureza, radical e de grandes proporções, como alguns tipos de trabalho exigem.  Não se deve esquecer também que os maiores beneficiários dos frutos do trabalho individual são os outros. Lembre-se dos grandes inventos da história da humanidade, os quais, além de provocarem grandes transformações na cultura em geral, se mantiveram “vivos” para muito além do tempo de vida de seu inventor.
Com o intuito de tornar mais inteligível as idéias acima expostas, através de exemplos reais, sugerimos o documentário que se segue. Ele é um exemplo representativo de como as conquistas da humanidade, através do trabalho, exigem a cooperação e a organização dos indivíduos. Também é importante atentar para o fato, tão evidente no vídeo, de como as necessidades originadas a partir das condições ambientais de determinada região geográfica são capazes de mobilizar enormes contingentes populacionais em torno de um mesmo objetivo, e de como essas necessidades podem ser o principal impulso para grandes avanços da ciência e tecnologia.





Após assitir este pequeno documentário pensem nas seguintes questões.

1) Quais as matérias que temos contato na escola que podem ser utilizadas em um projeto como este?
2)O trabalho humano corresponde à diversas condições naturais e sociais que o produzem, você consegue identificar isso nesta região explorada no filme?

3) Uma carreira de sucesso não significa apenas remuneração, mas o "sucesso" pode ser transformado em satisfação, principalmente quando o homem(coletivo) dá vida a algo novo...

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Redações... e Zygmunt Bauman!

As discussões sobre o indíviduo em nossa época tem uma grande contribuição do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, no ano passado o autor foi parte do tema de redação da prova da fuvest, que realiza vestibular para aqueles que desejam ingressar na USP - Universidade de São Paulo.

Aqui o link com as 56 melhores redações de 2011 e de anos anteriores:

http://www.vestibulandoweb.com.br/portugues/melhores-redacoes-fuvest-2011.asp

Entrevista do evento "Fronteiras do Pensamento" organizado no Brasil, na casa de Bauman na Inglaterra, o video toca em muitas questões discutidas até agora com os alunos, pelos estagiários, principalmente sobre o indivíduo fragmentado e as transformações sociais do século XX:

http://vimeo.com/27702137

Para pensar, refletir e agir!


Novo ritmo

Iniciado o projeto, novo ritmo para o blog!

Primeiro gostaríamos de apresentar o novo template. Baseado em recente tecnologia do Blogger, é possível escolher a maneira que melhor agradar de apresentação clicando nas possibilidades acima, dispostas na barra inicial. Ao lado direito da página existe uma seção de botões para acessar o perfil do blog, e o mais importante: o arquivo de 2011.

Apesar de serem referentes ao projeto realizado no ano passado, a essência é muito parecida e a quantidade material publicada pelo grupo anterior é excelente, possibilita através de videos e gráficos informações importantes, principalmente para aqueles que já decidiram que profissões querem conhecer melhor.

E para aqueles que ainda não decidiram, fica a dica!

Mostra de profissões

Após o primeiro encontro para apresentação dos estagiários, o projeto iniciou com as oito turmas do segundo ano do ensino médio do IEEM. Como não foi possível a visita programada com as turmas para a mostra de profissões da UEM devido a problemas de estrutura e mobilidade, disponibilizamos aqui o site deste ano da mostra oferecida.

O site contém informações básicas sobre os mais de 40 cursos da UEM, bem como fotos e notícias de como se deu o decorrer dos dias da Mostra, que ocorreu no estacionamento da Biblioteca Central


http://www.mostradeprofissoes.uem.br

e fotos da Mostra:

http://www.asc.uem.br/fotos/mostra-2012/