domingo, 1 de julho de 2012

Ética e Trabalho

                                                                  

       Um dos temas que nunca perdem a atualidade, em relação ao mundo do trabalho, é o problema da ética. O comportamento antiético, ou desonesto, é favorecido em diversas profissões por inúmeros fatores, como os atalhos jurídicos, o que contribui para a formação de um prestígio em torno daqueles profissionais que enriquecem desta forma, os quais muitas vezes são admirados por sua "esperteza".
        Porém, quais as conseqüências, para a humanidade e o meio ambiente, do uso irresponsável da razão e do conhecimento acumulado históricamente?

    Com a ajuda dos documentários a baixo reflita:
     
     Existe alguma profissão que está isenta do risco de ser um meio de procedimentos desonestos?
           
   Quais são as profissões cuja demanda social cresce em função das conseqüências do comportamento irresponsável do homem? Pense nos orgãos de fiscalização e profissionais envolvidos na garantia de direitos, na necessidade de pesquisas para a invenção e aproveitamento de fontes limpas de energia e materiais não poluentes, nos profissionais da área da saúde, etc.

        A enorme competitividade e o imperativo de sucesso a qualquer custo fazem com que, com freqüencia, as pessoas que optam por uma moral que preserva o direito do outro saiam em desvantagem no ambito profissional. O que você estaria disposto a fazer e o que não faria pelo sucesso financeiro?

                               
                         

                                          http://www.youtube.com/watch?v=gkQN5gopWSU 




                                          http://www.youtube.com/watch?v=pDPsWANkS-g




  
                          


                           





Nenhum comentário:

Postar um comentário