terça-feira, 18 de outubro de 2011

GESTÃO AMBIENTAL

Gestão Ambiental

Fonte: Guia do Estudante

Tecnológico

É o estudo do funcionamento do meio ambiente e das diferentes formas de organismos vivos e sua relação com o ser humano. O profissional de Gestão Ambiental planeja, desenvolve e executa projetos que visam à preservação do meio ambiente, como programas de reciclagem e de educação ambiental. Ele analisa a poluição industrial do solo, da água e do ar e a exploração de recursos naturais e, com base nos dados coletados, elabora estratégias para minimizar o impacto causado pelas atividades humanas. Trabalha no setor público ou privado e nas áreas urbanas, rurais ou industriais. É habilitado para atuar no planejamento ambiental, na exploração de recursos naturais de maneira sustentável e na recuperação e manejo de áreas degradadas.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE FAZER UM BACHARELADO E UM TECNOLÓGICO?
Os dois cursos são semelhantes e formam profissionais para atuar na mesma área. No bacharelado, o estudante passa por todos os campos da gestão ambiental, como planejamento ambiental, exploração dos recursos naturais de forma sustentável, análise de riscos, auditorias e certificações e legislação ambiental, entre outras. O tecnológico também oferece uma visão geral da área, mas a maioria dos cursos é focada em planejamento e gestão do meio ambiente ou em saneamento.

O mercado de trabalho
A previsão é que as oportunidades aumentem para bacharéis e tecnólogos. "No Paraná, todas as empresas já são obrigadas por lei a ter um profissional responsável pela gestão ambiental", explica Liana Maria Calarge, coordenadora do bacharelado da UFGD, em Mato Grosso do Sul. A professora acredita que os demais estados do país devem copiar a iniciativa - o que certamente abrirá ainda mais o mercado. O gestor ambiental encontra oportunidades em empresas que não adquiriram a certificação de qualidade ambiental (ISO 14.000), fundamental para as companhias que atuam no mercado nacional e internacional (para exportar produtos e serviços). Nessas empresas, o profissional precisa definir a política ambiental, bem como cuidar dos efluentes, reaproveitamento de água e racionamento de energia. A maior parte das vagas está nos estados mais industrializados, como os do Sul e do Sudeste, porém se expande para Centro-Oeste e Nordeste. Outra opção é desenvolver, na iniciativa privada, projetos de sustentabilidade nas comunidades locais. Iniciativas desse tipo já são comuns nos estados do Amazonas e Pará, mas a tendência é a expansão em empresas de outras regiões do país. ONGs e órgãos públicos, como prefeituras e companhias estatais de saneamento básico, também o procuram para gerenciar unidades de conservação e parques, bem como desenvolver projetos de educação ambiental. Órgãos como o Ibama e secretarias estaduais do Meio Ambiente costumam oferecer vagas por meio de concursos. Com a abertura de novos cursos, o egresso que investir em pós-graduação também encontrará vagas como docente. 

Salário inicial: R$ 800,00 (para o tecnólogo; fonte: prof. Clóvis Vitório Giacóia, da UninCor).

O curso
O tecnológico é oferecido por muitas escolas em todas as regiões brasileiras. Apresenta matérias teóricas, como ecologia, educação ambiental, saneamento e planejamento urbano, gestão de negócios e empreendedorismo. Mas há também boa carga de aulas práticas em laboratórios de física, química e biologia. Durante o curso, o aluno aprende a analisar problemas ambientais e a desenvolver projetos para a recuperação de ambientes degradados. Trabalho de conclusão de curso e estágio são obrigatórios na maioria das faculdades. Fique de olho: Alguns cursos preparam o estudante para atuar diretamente no tratamento de resíduos industriais. Na Furg, em Rio Grande (RS), o curso de Toxicologia é focado em métodos e técnicas de análise toxicológica de substâncias. 

Duração média: dois anos. 

O que você pode fazer

Consultoria: Assessorar empresas e órgãos públicos em projetos de preservação do meio ambiente.

Certificação: Elaborar certificações para empreendimentos agrícolas e industriais seguindo as normas da Organização Internacional de Normalização (ISO).

Educação ambiental: Planejar programas para conscientizar a população da importância de preservar o meio ambiente.

Planejamento: Elaborar relatórios de impacto ambiental e definir planos para o uso sustentável dos recursos naturais. Implantar, em indústrias, projetos de exploração da natureza usando técnicas não poluentes.

Recuperação: Planejar e executar projetos para a recuperação de áreas que já estão degradadas.

Curso de Tecnologia em Meio Ambiente – UEM (Campus de Umuarama)

Neste link você encontra: Objetivo/Perfil do profissional a ser formado; Histórico do curso; Especificidades do curso/Campo de atuação; Seriação, conteúdo e objetivo das disciplinas.

TURNO: Noturno
MODALIDADE: Saneamento
ÁREA: Meio Ambiente e Tecnologia da Saúde
GRAU ACADÊMICO: Tecnólogo em Meio Ambiente
PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 3 anos Máximo = 5 anos


Estatísticas do Vestibular de inverno 2011

CURSOS
Vagas
Candidato/
Vaga
(concor-
rência)
Escore final do primeiro candidato aprovado no limite das vagas
Escore final do último candidato aprovado no limite das vagas
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Tecnologia em Meio Ambiente
(Noturno-Umuarama)
19
5
2,4
1,6
229,2
144,7
150,6
144,7


GESTÃO AMBIENTAL - Programa "Na Real"

SERVIÇO SOCIAL

Serviço Social

Fonte: Guia do Estudante

São o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na sociedade. O assistente social trabalha com a questão da exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos. Cria campanhas de alimentação, saúde, educação e recreação e implanta projetos assistenciais. Em penitenciárias e abrigos de menores, propõe ações e desenvolve a capacitação para a reintegração dos marginalizados. Em órgãos públicos, formula projetos e políticas que atendam aos segmentos excluídos da sociedade. Em empresas, realiza campanhas de segurança no trabalho e acompanha funcionários nas questões de saúde, finanças, sociais e familiares. É obrigatória a inscrição no Conselho Regional de Serviço Social para o exercício da profissão.

O mercado de trabalho
Têm aumentado as vagas nas capitais. A terceirização de parte dos serviços sociais e de saúde do governo para ONGs faz crescer a procura por assistentes sociais para gerir e implementar políticas nessas áreas. "O assistente social atua no campo das políticas públicas em geral, com o objetivo de viabilizar o acesso da população à saúde, previdência, habitação e assistência social", explica Maria Liduina de Oliveira e Silva, vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social e coordenadora do curso da Unifesp. Mas a maior parte das vagas ainda é no setor público, nos níveis federal, estadual e municipal. Programas governamentais, como o Bolsa Família e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), sempre necessitam repor seus quadros. Nas ONGs, as contratações são realizadas sem a necessidade de concurso público. O Projeto Guri, em São Paulo, cuja finalidade é promover a inclusão sociocultural de crianças por meio do ensino musical, é exemplo de entidade não governamental que recebe os formados no curso. Empresas que possuem fundações, como o Grupo Orsa, de papel e celulose, e a Vicunha, empresa têxtil, também contratam o profissional para a gestão de projetos sociais.

Salário inicial: R$ 2.500,00 (30 horas semanais); fonte: Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro.

O curso
Todo o conteúdo é voltado para dar base para o aluno compreender e analisar a realidade social numa perspectiva histórica, crítica e propositiva. O principal objetivo do curso é formar um profissional capaz de criar e implementar programas cuja finalidade seja a transformação social. Para isso, a grade curricular inclui muita sociologia, teoria política, filosofia e economia, além de conteúdos vinculados à formação da sociedade brasileira, como políticas e movimentos sociais, trabalho e sociabilidade, relações de gênero, étnicas e raciais. Desde o início, o estudante realiza trabalhos de campo em comunidades e em diversos espaços institucionais e sociais, como sindicatos, escolas, creches, ONGs e cooperativas. O estágio supervisionado é obrigatório.

Duração média: quatro anos.

O que você pode fazer

Assistência à criança e ao adolescente: Desenvolver e implantar projetos de apoio à educação e acompanhamento de crianças e jovens carentes. Na Justiça, nas varas de família, deve acompanhar os processos que envolvem crianças e adolescentes em situação de risco social, de adoção e de disputa de guarda.

Empresas: Organizar e executar programas educativos de saúde, lazer e segurança no trabalho.

Saúde: Participar de campanhas públicas de prevenção de doenças endêmicas e epidêmicas e do combate ao alcoolismo e às drogas. Prestar assistência a pacientes e seus familiares.

Educação: Criar e implementar programas de bolsa de estudo e auxílio financeiro, assim como selecionar os estudantes beneficiários.


 Curso de Serviço Social – UEM (Campus de Ivaiporã)

Neste link você encontra: Histórico do Curso; Perfil do profissional a ser formado; Competências e habilidades; Seriação, conteúdo e objetivo das disciplinas.

TURNO: Noturno
HABILITAÇÃO: Bacharelado
GRAU ACADÊMICO: Bacharel em Serviço Social
PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 4 anos Máximo = 7 anos

Estatísticas do vestibular de inverno 2011

CURSOS
Vagas
Candidato/
Vaga
(concor-
rência)
Escore final do primeiro candidato aprovado no limite das vagas
Escore final do último candidato aprovado no limite das vagas
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Serviço Social (Noturno-Ivaiporã)
13
3
5,5
6,3
248,9
187,1
190,1
148,3

SERVIÇO SOCIAL - Programa "Na Real"

SISTEMAS PARA INTERNET

Sistemas para Internet

Fonte: Guia do Estudante

Tecnológico

Esse profissional faz projetos e administração de redes de computadores, instalação e configuração de equipamentos e softwares de redes, montagem de microcomputadores, configuração de servidores web e construção de bancos de dados para internet. Lida com ferramentas digitais empregadas na criação e na administração de websites. Ele monta sites para a internet ou intranet e faz sua manutenção. Soluciona problemas de tecnologia web, além da implantação de sistemas de comércio eletrônico, atuando na definição de estratégias de negócios virtuais. Também administra redes em geral. Pode, ainda, trabalhar como consultor autônomo.

O mercado de trabalho
O Brasil já é o quinto país com o maior número de usuários de internet: são mais de 72 milhões, de acordo com estatística do site Internet World Stats, de junho de 2010. Os brasileiros foram os internautas que mais tempo ficaram conectados à rede na América Latina, conforme dados da comScore, empresa de pesquisa em internet. E o varejo on-line deve ficar quase 15% maior que no ano passado. Esses números expressam a desenvoltura atual da internet no país e indicam um aumento na demanda pelo tecnólogo. No Sul e no Sudeste, as chances podem ser maiores. É onde as grandes empresas atuam, o acesso à internet é maior e o volume de transações online ocorre de forma mais acentuada. "Capitais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre têm um campo em ascensão, mas São Paulo dispara em oportunidades e remuneração", diz Jefferson Ricart Pezeta, coordenador do curso da Veris Faculdades, em São Paulo (SP). Com as empresas cada vez mais buscando a venda on-line, a área de comércio eletrônico está forte. O profissional é contratado por grandes grupos empresariais e instituições financeiras para estabelecer e gerenciar canais de compras e leilões virtuais - e para atuar na área de segurança desses sistemas. Existe ainda mercado para os especialistas em canais de comunicação internos (intranet) e externos (websites e portais). O setor editorial e os provedores de internet costumam absorver o tecnólogo. Ele pode trabalhar como webdesigner e fazer a manutenção de sites de pequenas e médias empresas.

Salário inicial: R$ 910,00 (fonte: Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo).

O curso
Disciplinas específicas da área, como introdução à tecnologia web, redes de computadores, bancos de dados e arquitetura de sistemas operacionais, familiarizam o aluno com as questões diretamente ligadas à internet. Contudo, essas matérias se mesclam com outras de cunho mais geral, e também indispensáveis para o exercício da profissão, como matemática, noções de direito, ética, inglês e empreendedorismo. As aulas práticas incluem treinamento em criação de páginas para web, edição de imagens, animação, linguagens de programação, desenvolvimento de portais e negócios na internet. Fique de olho: Na hora de inscrever-se para o vestibular, preste atenção à ênfase dada pelo curso. Alguns se voltam mais para a área de artes gráficas da construção de páginas da internet, enquanto outros reforçam aspectos técnicos da montagem de páginas. 

Duração média: dois anos. 

Outros nomes: Adm. e Desenv. para Internet; Comun. para Web; Desenv. de Aplicações para Internet; Desenv. de Sist. para Internet; Desenv. para Internet; Desenv. para Web (inform.); Sist. para Internet (desenv. para web); Sist. para Internet (web 2.0); Sist. para Internet (web design); Sist. para Internet, Inform. e Telecom.; Tecnol. e Sist. para Internet; Web Design; Web e Comércio Eletrôn.


Curso de Sistemas para Internet - Cesumar


SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Sistemas de Informação

Fonte: Guia do Estudante

É a administração do fluxo de informações geradas e distribuídas por redes de computadores dentro de uma organização. O bacharel em Sistemas de Informação planeja e organiza o processamento, o armazenamento e a recuperação de informações e disponibiliza esse material para usuários. Cria, adapta e instala programas para facilitar as consultas e administra redes de computadores. Nas redes internas das empresas e outras instituições e na internet, monta e gerencia bancos de dados e ainda desenha páginas de sites, que devem ser funcionais e elegantes, trabalho que exige versatilidade e criatividade. Pode atuar em qualquer tipo de empresa, pública ou privada, de quase todos os setores - comércio, indústria ou de serviços. É fundamental que esse profissional tenha domínio do idioma inglês, já que praticamente todos os programas o utilizam.

O mercado de trabalho
Esse é um mercado que vive uma demanda constante em razão da popularização da internet e do uso crescente dos sistemas de tecnologia da informação. Apesar disso, os bacharéis sofrem com a falta de obrigatoriedade de diploma para exercer a profissão. "Qualquer bom autodidata pode enfrentar o mercado sem preocupação. Mas tanto ele como o profissional formado devem estar atentos à qualidade de sua mão de obra. O próprio mercado está regulando isso", alerta Marco Rodrigo Costa, coordenador do curso da PUC Minas. O bacharel encontra trabalho na área de suporte técnico (hardware e software), na criação e monitoramento de programas de segurança da informação, manutenção e monitoramento de bancos de dados até como analistas e programadores. Empresas especializadas como Totvs, IBM, Microsoft e Google são tradicionais empregadoras. "Mas as pequenas empresas, com projetos menores, também estão funcionando a pleno vapor e contratando. Elas atendem diretamente o cliente final onde um software será instalado, ou funcionam como prestadoras de serviço às grandes empresas", afirma o professor Costa. A Região Sudeste concentra as oportunidades de trabalho, mas Sul e Nordeste estão crescendo e demandando mais profissionais. 

Salário inicial: R$ 1.105,71 (analista de sistemas; fonte: Sindicato dos Empregados das Empresas de Processamento de Dados Rio de Janeiro).

O curso
A exigência básica para quem vai ingressar no curso é gostar muito de matemática. Cálculos e raciocínio lógico acompanham o aluno durante os quatro anos de curso. Entre as matérias específicas estão linguagem de programação, bancos de dados, sistemas de informação, redes de computadores e inteligência artificial. Estágio e um projeto de conclusão de curso são obrigatórios. Fique de olho: Algumas faculdades se voltam mais para os aspectos administrativos da profissão, outras, para os de computação. Outras instituições, ainda, oferecem licenciatura. Na Ufra, em Belém (PA), o curso é de Informática Agrária. 

Duração média: quatro anos.

O que você pode fazer

Desenvolvimento de softwares: Projetar e desenvolver sistemas, bem como tratar da estética e da funcionalidade de sites em empresas de todos os setores.

Ensino: Lecionar em escolas públicas ou particulares de Ensino Fundamental, Médio e técnico ou em faculdades.

Fluxo de informação: Modernizar e agilizar o processo de comunicação de uma empresa, criando, adaptando e instalando programas.

Logística: Planejar e administrar rotas, sistemas de armazenagem e o tempo de entrega de produtos.

Marketing e vendas: Gerenciar a comercialização de equipamentos, periféricos e softwares.

Modelagem: Construir modelos matemáticos que simulem situações reais, a fim de antever e prevenir problemas.

Suporte técnico: Fazer a manutenção de sistemas e de redes de computadores de uma organização.


Curso de Informática – UEM

Neste link você encontra: Objetivo/Perfil do profissional a ser formado; Histórico do curso; Competências e habilidades; Seriação, conteúdo e objetivos das disciplinas.

TURNO:  Noturno    
HABILITAÇÃO:  Bacharelado
GRAU ACADÊMICO:  Bacharel em Informática
PRAZO PARA CONCLUSÃO:  Mínimo = 5 anos          Máximo = 9 anos


Estatísticas do Vestibular de inverno 2011:

CURSOS
Vagas
Candidato/
Vaga
(concor-
rência)
Escore final do primeiro candidato aprovado no limite das vagas
Escore final do último candidato aprovado no limite das vagas
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Informática (Noturno-Maringá)
14
4
14,0
11,0
295,3
246,4
254,1
236,6

Sistemas de Informação - Programa "Na Real"

FONOAUDIOLOGIA

Fonoaudiologia

Fonte: Guia do Estudante
 É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral, da leitura e da escrita. O fonoaudiólogo cuida das questões ligadas à comunicação oral e escrita. Ele trata deficiências de fala, audição, voz, escrita ou leitura. Pode atuar em parceria com fisioterapeutas, otorrinolaringologistas, neurologistas e psicólogos. Com dentistas, trata de males que podem causar ou agravar problemas ortodônticos, como vícios de mastigação e deglutição. Auxilia profissionais que utilizam a voz, como cantores e atores. Pode trabalhar em clínicas, consultórios, escolas, hospitais e emissoras de televisão. Para exercer a profissão é preciso registrar o diploma no Conselho Regional de Fonoaudiologia.

O mercado de trabalho
A lei de 2008 que obriga os convênios médicos a cobrir no mínimo seis sessões de fonoaudiologia por ano para seus segurados ainda provoca um bom reflexo no campo de trabalho para esse profissional. Fora do eixo Rio-São Paulo, onde se concentra a maioria dos egressos, há boas perspectivas para quem quer ter consultório próprio. Em cidades de médio e grande portes, maternidades contratam o especialista em audiologia, para a realização de testes de audiometria em recém-nascidos, e em motricidade oral, a fim de ajudar os bebês com dificuldade de sugar o leite materno. Em hospitais de todo o país e empresas de home care, ele auxilia pacientes com problemas de respiração, mastigação, deglutição e fala. "Crescem também nas capitais e cidades de porte médio as oportunidades para trabalhar em empresas que vendem aparelhos auditivos ou realizam exames de audição complexos", assinala Simone Rocha Hage, coordenadora do curso da USP, de Bauru. Além da adaptação aos aparelhos auditivos, o fonoaudiólogo auxilia idosos na adaptação às próteses dentárias. Há procura do especialista por profissionais que necessitam de boa dicção, como locutores, executivos, oradores, músicos, atores e políticos, que aprendem a entonação e a impostação corretas da voz. O mesmo acontece nas empresas de telemarketing que utilizam técnicas de preservação da voz e da audição de seus funcionários. Em março de 2010, a Fonoaudiologia Escolar-Educacional foi reconhecida como especialidade pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). Com isso, aumentam as chances de trabalho em escolas particulares de educação infantil e fundamental, nas quais o formado acompanha o desenvolvimento de linguagem e de ensino da língua portuguesa. Cidades do interior do país têm carência desse especialista: a maioria concentra-se nas grandes capitais. No interior, ainda há demanda de profissionais para compor os quadros dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Também há campo para atuar como perito em processos judiciais entre empregador e empregado por perdas auditivas relacionadas a ruídos no ambiente de trabalho e na realização de exames admissionais e demissionais em empresas. 

Salário inicial: R$ 900,00 (fonte: Sindicato dos Fonoaudiólogos do Rio de Janeiro).

O curso
O currículo inclui disciplinas de diversas áreas do conhecimento. Das Ciências Biológicas e da Saúde, o aluno estuda anatomia, fisiologia, genética e patologias. Das Ciências Sociais e Humanas, os futuros fonoaudiólogos veem psicologia, pedagogia e ética. Boa parte da formação, no entanto, é voltada para os conteúdos específicos da profissão, como audição, linguagem oral e escrita, fala e prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento dos distúrbios da comunicação. Há, ainda, aulas de física acústica e metodologia da pesquisa. No final da graduação é preciso fazer um estágio, bem como apresentar uma monografia. 

Duração média: quatro anos.

O que você pode fazer

Audiologia: Diagnosticar e prevenir problemas de audição, realizando testes e elaborando programas de redução de barulho em fábricas. Selecionar e adaptar aparelhos para correção de problemas auditivos.

Linguagem: Prevenir e tratar distúrbios como gagueira, troca de letras na fala e na escrita e retardo de linguagem. Trabalhar com comunicação suplementar ou alternativa, auxiliando crianças com dificuldade de aprendizado da linguagem e adultos vítimas de acidente ou doença grave que afetam a comunicação oral.

Motricidade oral: Pesquisar, avaliar e tratar problemas relacionados com a sucção, a deglutição, a mastigação, a respiração e a fala. Trabalhar com aperfeiçoamento dos padrões de fala e estética facial.

Voz: Aplicar técnicas para o aperfeiçoamento da articulação, respiração, entonação e pronúncia de profissionais que utilizam a voz em suas atividades, como atores, locutores, apresentadores de TV e políticos. Avaliar, prevenir e tratar problemas como rouquidão, sequelas de tumores e alteração no tom da voz.


Curso de Fonoaudiologia - Cesumar

Curso de Fonoaudiologia - Uningá