terça-feira, 18 de outubro de 2011

SISTEMAS PARA INTERNET

Sistemas para Internet

Fonte: Guia do Estudante

Tecnológico

Esse profissional faz projetos e administração de redes de computadores, instalação e configuração de equipamentos e softwares de redes, montagem de microcomputadores, configuração de servidores web e construção de bancos de dados para internet. Lida com ferramentas digitais empregadas na criação e na administração de websites. Ele monta sites para a internet ou intranet e faz sua manutenção. Soluciona problemas de tecnologia web, além da implantação de sistemas de comércio eletrônico, atuando na definição de estratégias de negócios virtuais. Também administra redes em geral. Pode, ainda, trabalhar como consultor autônomo.

O mercado de trabalho
O Brasil já é o quinto país com o maior número de usuários de internet: são mais de 72 milhões, de acordo com estatística do site Internet World Stats, de junho de 2010. Os brasileiros foram os internautas que mais tempo ficaram conectados à rede na América Latina, conforme dados da comScore, empresa de pesquisa em internet. E o varejo on-line deve ficar quase 15% maior que no ano passado. Esses números expressam a desenvoltura atual da internet no país e indicam um aumento na demanda pelo tecnólogo. No Sul e no Sudeste, as chances podem ser maiores. É onde as grandes empresas atuam, o acesso à internet é maior e o volume de transações online ocorre de forma mais acentuada. "Capitais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre têm um campo em ascensão, mas São Paulo dispara em oportunidades e remuneração", diz Jefferson Ricart Pezeta, coordenador do curso da Veris Faculdades, em São Paulo (SP). Com as empresas cada vez mais buscando a venda on-line, a área de comércio eletrônico está forte. O profissional é contratado por grandes grupos empresariais e instituições financeiras para estabelecer e gerenciar canais de compras e leilões virtuais - e para atuar na área de segurança desses sistemas. Existe ainda mercado para os especialistas em canais de comunicação internos (intranet) e externos (websites e portais). O setor editorial e os provedores de internet costumam absorver o tecnólogo. Ele pode trabalhar como webdesigner e fazer a manutenção de sites de pequenas e médias empresas.

Salário inicial: R$ 910,00 (fonte: Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo).

O curso
Disciplinas específicas da área, como introdução à tecnologia web, redes de computadores, bancos de dados e arquitetura de sistemas operacionais, familiarizam o aluno com as questões diretamente ligadas à internet. Contudo, essas matérias se mesclam com outras de cunho mais geral, e também indispensáveis para o exercício da profissão, como matemática, noções de direito, ética, inglês e empreendedorismo. As aulas práticas incluem treinamento em criação de páginas para web, edição de imagens, animação, linguagens de programação, desenvolvimento de portais e negócios na internet. Fique de olho: Na hora de inscrever-se para o vestibular, preste atenção à ênfase dada pelo curso. Alguns se voltam mais para a área de artes gráficas da construção de páginas da internet, enquanto outros reforçam aspectos técnicos da montagem de páginas. 

Duração média: dois anos. 

Outros nomes: Adm. e Desenv. para Internet; Comun. para Web; Desenv. de Aplicações para Internet; Desenv. de Sist. para Internet; Desenv. para Internet; Desenv. para Web (inform.); Sist. para Internet (desenv. para web); Sist. para Internet (web 2.0); Sist. para Internet (web design); Sist. para Internet, Inform. e Telecom.; Tecnol. e Sist. para Internet; Web Design; Web e Comércio Eletrôn.


Curso de Sistemas para Internet - Cesumar


Nenhum comentário:

Postar um comentário