terça-feira, 18 de outubro de 2011

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Sistemas de Informação

Fonte: Guia do Estudante

É a administração do fluxo de informações geradas e distribuídas por redes de computadores dentro de uma organização. O bacharel em Sistemas de Informação planeja e organiza o processamento, o armazenamento e a recuperação de informações e disponibiliza esse material para usuários. Cria, adapta e instala programas para facilitar as consultas e administra redes de computadores. Nas redes internas das empresas e outras instituições e na internet, monta e gerencia bancos de dados e ainda desenha páginas de sites, que devem ser funcionais e elegantes, trabalho que exige versatilidade e criatividade. Pode atuar em qualquer tipo de empresa, pública ou privada, de quase todos os setores - comércio, indústria ou de serviços. É fundamental que esse profissional tenha domínio do idioma inglês, já que praticamente todos os programas o utilizam.

O mercado de trabalho
Esse é um mercado que vive uma demanda constante em razão da popularização da internet e do uso crescente dos sistemas de tecnologia da informação. Apesar disso, os bacharéis sofrem com a falta de obrigatoriedade de diploma para exercer a profissão. "Qualquer bom autodidata pode enfrentar o mercado sem preocupação. Mas tanto ele como o profissional formado devem estar atentos à qualidade de sua mão de obra. O próprio mercado está regulando isso", alerta Marco Rodrigo Costa, coordenador do curso da PUC Minas. O bacharel encontra trabalho na área de suporte técnico (hardware e software), na criação e monitoramento de programas de segurança da informação, manutenção e monitoramento de bancos de dados até como analistas e programadores. Empresas especializadas como Totvs, IBM, Microsoft e Google são tradicionais empregadoras. "Mas as pequenas empresas, com projetos menores, também estão funcionando a pleno vapor e contratando. Elas atendem diretamente o cliente final onde um software será instalado, ou funcionam como prestadoras de serviço às grandes empresas", afirma o professor Costa. A Região Sudeste concentra as oportunidades de trabalho, mas Sul e Nordeste estão crescendo e demandando mais profissionais. 

Salário inicial: R$ 1.105,71 (analista de sistemas; fonte: Sindicato dos Empregados das Empresas de Processamento de Dados Rio de Janeiro).

O curso
A exigência básica para quem vai ingressar no curso é gostar muito de matemática. Cálculos e raciocínio lógico acompanham o aluno durante os quatro anos de curso. Entre as matérias específicas estão linguagem de programação, bancos de dados, sistemas de informação, redes de computadores e inteligência artificial. Estágio e um projeto de conclusão de curso são obrigatórios. Fique de olho: Algumas faculdades se voltam mais para os aspectos administrativos da profissão, outras, para os de computação. Outras instituições, ainda, oferecem licenciatura. Na Ufra, em Belém (PA), o curso é de Informática Agrária. 

Duração média: quatro anos.

O que você pode fazer

Desenvolvimento de softwares: Projetar e desenvolver sistemas, bem como tratar da estética e da funcionalidade de sites em empresas de todos os setores.

Ensino: Lecionar em escolas públicas ou particulares de Ensino Fundamental, Médio e técnico ou em faculdades.

Fluxo de informação: Modernizar e agilizar o processo de comunicação de uma empresa, criando, adaptando e instalando programas.

Logística: Planejar e administrar rotas, sistemas de armazenagem e o tempo de entrega de produtos.

Marketing e vendas: Gerenciar a comercialização de equipamentos, periféricos e softwares.

Modelagem: Construir modelos matemáticos que simulem situações reais, a fim de antever e prevenir problemas.

Suporte técnico: Fazer a manutenção de sistemas e de redes de computadores de uma organização.


Curso de Informática – UEM

Neste link você encontra: Objetivo/Perfil do profissional a ser formado; Histórico do curso; Competências e habilidades; Seriação, conteúdo e objetivos das disciplinas.

TURNO:  Noturno    
HABILITAÇÃO:  Bacharelado
GRAU ACADÊMICO:  Bacharel em Informática
PRAZO PARA CONCLUSÃO:  Mínimo = 5 anos          Máximo = 9 anos


Estatísticas do Vestibular de inverno 2011:

CURSOS
Vagas
Candidato/
Vaga
(concor-
rência)
Escore final do primeiro candidato aprovado no limite das vagas
Escore final do último candidato aprovado no limite das vagas
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Informática (Noturno-Maringá)
14
4
14,0
11,0
295,3
246,4
254,1
236,6

Nenhum comentário:

Postar um comentário