Música
Fonte: Guia do Estudante
São arte e a técnica de criar melodias combinando ritmos e sons vocais, instrumentais, acústicos ou eletrônicos. Esse bacharel pode compor, reger e interpretar obras eruditas e populares. Como compositor, cria peças e anota-as em partituras para ser executadas por instrumentistas e cantores. Como arranjador, faz versões de uma peça musical. Como maestro, dirige orquestras, bandas, conjuntos instrumentais e vocais. Já como intérprete, pode se especializar na execução de determinado instrumento ou dedicar-se ao canto. Atua em concertos, espetáculos, gravações de trilhas sonoras e de CDs, cria jingles para filmes comerciais e publicitários e dá aulas. Pode trabalhar em estúdios de gravação, produzindo música com aparelhos eletrônicos, ou trabalhar com a sonorização de espetáculos musicais e teatrais. Seja qual for sua área de atuação, é necessário que ele tenha domínio de programas de computação que controlam o registro e a edição de arranjos musicais em equipamentos digitais de reprodução e gravação.
O mercado de trabalho
A educação musical em escolas públicas e particulares é a área que mais tem demandado profissionais de música. Isso porque o Ministério da Educação (MEC) tornou obrigatório lecionar a disciplina no Ensino Fundamental e Médio. A ideia é que as crianças tenham noções básicas de música, canto, ritmos e sons de instrumentos regionais e folclóricos. Ao mesmo tempo, cresce também o número de cursos livres, fazendo com que haja mais vagas para esses profissionais. O mercado em geral para o bacharel também é aquecido, mas ele concorre com músicos autodidatas e outros profissionais da área cultural. "O músico atua na produção cultural, tanto na área artística como na administração e gestão de projetos. Há uma série de editais na iniciativa privada, como Itaú Cultural, Sesc, em casas de cultura e em instituições públicas, como secretarias de Cultura e Funarte, que contemplam o trabalho desse profissional", avalia Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles, coordenador do curso da USP. O bacharel pode atuar como compositor, arranjador, produtor musical, maes tro e intérprete em áreas que vão da regência à produção de jingles e ringtones para o mercado publicitário. Sul e Sudeste são mercados tradicionais, mas há uma migração de projetos e grandes incentivos públicos para o Nordeste. "Temos observado um movimento artístico que está crescendo bastante, com vários festivais de música, teatro, cinema, realizados nessa região", diz o professor Salles.
Salário inicial: R$ 73,50 (aula particular, 1 hora); R$ 362,00 (apresentação ao vivo); R$ 871,50 (acompanhamento de artista nacional em show); fonte: Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Rio de Janeiro.
O curso
Disciplina diária de estudo e, na maioria das escolas, alguma vivência no campo musical são pré-requisitos básicos para ingressar no curso. O processo de ingresso inclui teste de conhecimentos gerais sobre a área e uma prova de aptidão, nos quais são avaliadas a técnica e a habilidade em Música. A matriz curricular tem disciplinas como história da música e da arte e percepção musical. O bacharelado oferece habilitação em canto, composição, regência e instrumento. A formação para o futuro professor de música é obtida com a licenciatura, que recebe diferentes denominações, como Educação Artística (música), Educação Musical e Música (educação musical).
Duração média: quatro anos para canto, instrumento e licenciatura; seis para composição e regência.
O que você pode fazer
O que você pode fazer
Canto: Atuar em óperas ou recitais e também em gravações. Organizar e fazer a preparação vocal de corais. Composição e arranjo Criar partituras musicais para instrumentistas ou cantores. Elaborar trilhas sonoras de filmes, peças teatrais, CDs-ROM e websites, assim como jingles para filmes publicitários.
Ensino: Dar aulas na pré-escola (Educação Musical), no Ensino Fundamental, Médio e Superior e também em escolas de música.
Instrumento: Tocar um instrumento como solista e em orquestras, bandas ou grupos instrumentais de formações diversas.
Pesquisa: Desenvolver pesquisas acadêmicas e de resgate de cultura na área de música.
Regência: Organizar, ensaiar e dirigir conjuntos, orquestras e corais. Escolher as peças e os intérpretes que irão executá-las. Coordenar ensaios e orientar instrumentistas e cantores.
Curso de Música - UEM
neste link você encontra: Histórico do curso; Perfil do profissional a ser formado; Competências e Habilidades; Seriação, conteúdo e objetivos das disciplinas.
TURNO: Integral
HABILITAÇÕES: Licenciatura em Educação Musical
Bacharelado em Canto
Bacharelado em Composição
Bacharelado em Instrumento (opções: Flauta Transversal, Piano, Violão e Violino)
Bacharelado em Regência Coral
GRAUS ACADÊMICOS: Licenciado em Educação Musical
Cantor
Compositor
Músico Instrumentista
Regente Coral
PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 4 anos Máximo = 6 anos
Estatísticas do Vestibular de Verão 2010
CURSOS | Vagas | Candidato/ Vaga (concor- rência) | Escore final do primeiro candidato aprovado no limite das vagas | Escore final do último candidato aprovado no limite das vagas | ||||
Não Cotista | Cotista | Não Cotista | Cotista | Não Cotista | Cotista | Não Cotista | Cotista | |
Música-Bacharelado-Canto (Integral-Maringá) | 2 | 0 | - | - | - | - | - | - |
Música-Bacharelado-Composição (Integral-Maringá) | 4 | 1 | 1,3 | 0,0 | 346,1 | - | 254,8 | - |
Música-Bacharelado-Flauta Transversal (Integral-Maringá) | 2 | 0 | - | - | - | - | - | - |
Música-Bacharelado-Piano (Integral-Maringá) | 2 | 0 | 1,0 | - | 271,8 | - | 226,9 | - |
Música-Bacharelado-Regência Coral (Integral-Maringá) | 5 | 1 | - | - | - | - | - | - |
Música-Bacharelado-Violão (Integral-Maringá) | 2 | 0 | - | - | - | - | - | - |
Música-Bacharelado-Violino (Integral-Maringá) | 1 | 0 | 1,0 | - | 187,2 | - | 187,2 | - |
Música-Licenciatura-Educação Musical (Integral-Maringá) | 16 | 4 | 0,5 | 0,0 | 366,3 | - | 194,9 | - |
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