terça-feira, 4 de outubro de 2011

MÚSICA

Música

Fonte: Guia do Estudante

São arte e a técnica de criar melodias combinando ritmos e sons vocais, instrumentais, acústicos ou eletrônicos. Esse bacharel pode compor, reger e interpretar obras eruditas e populares. Como compositor, cria peças e anota-as em partituras para ser executadas por instrumentistas e cantores. Como arranjador, faz versões de uma peça musical. Como maestro, dirige orquestras, bandas, conjuntos instrumentais e vocais. Já como intérprete, pode se especializar na execução de determinado instrumento ou dedicar-se ao canto. Atua em concertos, espetáculos, gravações de trilhas sonoras e de CDs, cria jingles para filmes comerciais e publicitários e dá aulas. Pode trabalhar em estúdios de gravação, produzindo música com aparelhos eletrônicos, ou trabalhar com a sonorização de espetáculos musicais e teatrais. Seja qual for sua área de atuação, é necessário que ele tenha domínio de programas de computação que controlam o registro e a edição de arranjos musicais em equipamentos digitais de reprodução e gravação.

O mercado de trabalho
A educação musical em escolas públicas e particulares é a área que mais tem demandado profissionais de música. Isso porque o Ministério da Educação (MEC) tornou obrigatório lecionar a disciplina no Ensino Fundamental e Médio. A ideia é que as crianças tenham noções básicas de música, canto, ritmos e sons de instrumentos regionais e folclóricos. Ao mesmo tempo, cresce também o número de cursos livres, fazendo com que haja mais vagas para esses profissionais. O mercado em geral para o bacharel também é aquecido, mas ele concorre com músicos autodidatas e outros profissionais da área cultural. "O músico atua na produção cultural, tanto na área artística como na administração e gestão de projetos. Há uma série de editais na iniciativa privada, como Itaú Cultural, Sesc, em casas de cultura e em instituições públicas, como secretarias de Cultura e Funarte, que contemplam o trabalho desse profissional", avalia Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles, coordenador do curso da USP. O bacharel pode atuar como compositor, arranjador, produtor musical, maes tro e intérprete em áreas que vão da regência à produção de jingles e ringtones para o mercado publicitário. Sul e Sudeste são mercados tradicionais, mas há uma migração de projetos e grandes incentivos públicos para o Nordeste. "Temos observado um movimento artístico que está crescendo bastante, com vários festivais de música, teatro, cinema, realizados nessa região", diz o professor Salles.

Salário inicial: R$ 73,50 (aula particular, 1 hora); R$ 362,00 (apresentação ao vivo); R$ 871,50 (acompanhamento de artista nacional em show); fonte: Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Rio de Janeiro.

O curso
 Disciplina diária de estudo e, na maioria das escolas, alguma vivência no campo musical são pré-requisitos básicos para ingressar no curso. O processo de ingresso inclui teste de conhecimentos gerais sobre a área e uma prova de aptidão, nos quais são avaliadas a técnica e a habilidade em Música. A matriz curricular tem disciplinas como história da música e da arte e percepção musical. O bacharelado oferece habilitação em canto, composição, regência e instrumento. A formação para o futuro professor de música é obtida com a licenciatura, que recebe diferentes denominações, como Educação Artística (música), Educação Musical e Música (educação musical).

Duração média: quatro anos para canto, instrumento e licenciatura; seis para composição e regência. 

O que você pode fazer

Canto: Atuar em óperas ou recitais e também em gravações. Organizar e fazer a preparação vocal de corais. Composição e arranjo Criar partituras musicais para instrumentistas ou cantores. Elaborar trilhas sonoras de filmes, peças teatrais, CDs-ROM e websites, assim como jingles para filmes publicitários.

Ensino: Dar aulas na pré-escola (Educação Musical), no Ensino Fundamental, Médio e Superior e também em escolas de música.

Instrumento: Tocar um instrumento como solista e em orquestras, bandas ou grupos instrumentais de formações diversas.

Pesquisa: Desenvolver pesquisas acadêmicas e de resgate de cultura na área de música.

Regência: Organizar, ensaiar e dirigir conjuntos, orquestras e corais. Escolher as peças e os intérpretes que irão executá-las. Coordenar ensaios e orientar instrumentistas e cantores.

  
Curso de Música - UEM

neste link você encontra: Histórico do curso; Perfil do profissional a ser formado; Competências e Habilidades; Seriação, conteúdo e objetivos das disciplinas.


TURNO:  Integral
HABILITAÇÕES:  Licenciatura em Educação Musical
                          Bacharelado em Canto
                          Bacharelado em Composição
                          Bacharelado em Instrumento (opções: Flauta Transversal, Piano, Violão e Violino)
                          Bacharelado em Regência Coral
GRAUS ACADÊMICOS:  Licenciado em Educação Musical
                                   Cantor
                                   Compositor 
                                   Músico Instrumentista
                                   Regente Coral
PRAZO PARA CONCLUSÃO:  Mínimo =  4 anos        Máximo = 6 anos


Estatísticas do Vestibular de Verão 2010

CURSOS
Vagas
Candidato/
Vaga
(concor-
rência)
Escore final do primeiro candidato aprovado no limite das vagas
Escore final do último candidato aprovado no limite das vagas
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Música-Bacharelado-Canto (Integral-Maringá)
2
0
-
-
-
-
-
-
Música-Bacharelado-Composição (Integral-Maringá)
4
1
1,3
0,0
346,1
-
254,8
-
Música-Bacharelado-Flauta Transversal (Integral-Maringá)
2
0
-
-
-
-
-
-
Música-Bacharelado-Piano (Integral-Maringá)
2
0
1,0
-
271,8
-
226,9
-
Música-Bacharelado-Regência Coral (Integral-Maringá)
5
1
-
-
-
-
-
-
Música-Bacharelado-Violão (Integral-Maringá)
2
0
-
-
-
-
-
-
Música-Bacharelado-Violino (Integral-Maringá)
1
0
1,0
-
187,2
-
187,2
-
Música-Licenciatura-Educação Musical (Integral-Maringá)
16
4
0,5
0,0
366,3
-
194,9
-

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