quarta-feira, 12 de outubro de 2011

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Gestão de Recursos Humanos

Fonte: Guia do Estudante


Tecnológico

O tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos desenvolve e gerencia planos de carreira nas empresas, analisa estratégias institucionais, elabora planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação e treinamento de pessoal. É sua função administrar as potencialidades de processos organizacionais e gerenciar pessoas, de forma a integrar os setores da empresa. Cabe ao profissional a avaliação da necessidade de novos colaboradores que garantam a viabilidade do processo produtivo da empresa, assim como é sua função realizar o manejo do quadro de funcionários. Para isso, o gestor em RH precisa dominar as técnicas de gerenciamento de pessoas.

O mercado de trabalho
Há grande demanda por formados na área. Ele pode atuar em empresas de diversos setores como consultor de recrutamento e seleção, assistente de departamento de pessoal, supervisor de cargos, salários e benefícios, gestor de conflitos, analista de treinamento e analista de recursos humanos, desenvolvimento e comportamento organizacional, chegando a gerente de recursos humanos. Com o forte aquecimento do mercado de trabalho no país - apenas em maio de 2010 foram criados 298 mil vagas com carteira assinada -, aumenta a demanda por parte dos departamentos de recursos humanos das empresas, que são os que mais contratam o especialista. Com relação aos setores da economia, há boa procura por empreendimentos hoteleiros e empresas de entretenimento. "A porta de entrada para o formado em Gestão de RH é o operacional, as folhas de pagamento, um trabalho muito ligado à contabilidade. Mas a Gestão de RH ultimamente se tornou uma função muito ligada ao apoio à gerência de cada empresa, demandando mais qualificação do profissional. Assim, há muitas oportunidades em assessoria e em recrutamento e seleção", explica Luciano Venelli Costa, coordenador do curso da Metodista.

Salário inicial: R$ 2.500,00 (fonte: profa. Isamara Della Favera Allegretti, da Unisinos).

O curso
O curso é geralmente formado por quatro módulos de capacitação específica, e ao término de cada um o aluno recebe um certificado de conclusão. São abordados temas como contabilidade, informática, relações trabalhistas, administração empresarial e ética. O objetivo é formar profissionais para atuar tanto em empresas privadas como em órgãos públicos, garantindo uma visão integrada de todos os parâmetros que envolvem a gestão de pessoas, para alcançar os objetivos administrativos de cada empresa. 

Duração média: dois anos.

Outros nomes: Gestão de Pessoas; Gestão de RH (gestão de pessoas); Gestão de RH (liderança avançada); Gestão em RH; Gestão em RH (gestão em neg.); RH.

Curso de Recursos Humanos - Cesumar

Nenhum comentário:

Postar um comentário