terça-feira, 18 de outubro de 2011

GESTÃO AMBIENTAL

Gestão Ambiental

Fonte: Guia do Estudante

Tecnológico

É o estudo do funcionamento do meio ambiente e das diferentes formas de organismos vivos e sua relação com o ser humano. O profissional de Gestão Ambiental planeja, desenvolve e executa projetos que visam à preservação do meio ambiente, como programas de reciclagem e de educação ambiental. Ele analisa a poluição industrial do solo, da água e do ar e a exploração de recursos naturais e, com base nos dados coletados, elabora estratégias para minimizar o impacto causado pelas atividades humanas. Trabalha no setor público ou privado e nas áreas urbanas, rurais ou industriais. É habilitado para atuar no planejamento ambiental, na exploração de recursos naturais de maneira sustentável e na recuperação e manejo de áreas degradadas.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE FAZER UM BACHARELADO E UM TECNOLÓGICO?
Os dois cursos são semelhantes e formam profissionais para atuar na mesma área. No bacharelado, o estudante passa por todos os campos da gestão ambiental, como planejamento ambiental, exploração dos recursos naturais de forma sustentável, análise de riscos, auditorias e certificações e legislação ambiental, entre outras. O tecnológico também oferece uma visão geral da área, mas a maioria dos cursos é focada em planejamento e gestão do meio ambiente ou em saneamento.

O mercado de trabalho
A previsão é que as oportunidades aumentem para bacharéis e tecnólogos. "No Paraná, todas as empresas já são obrigadas por lei a ter um profissional responsável pela gestão ambiental", explica Liana Maria Calarge, coordenadora do bacharelado da UFGD, em Mato Grosso do Sul. A professora acredita que os demais estados do país devem copiar a iniciativa - o que certamente abrirá ainda mais o mercado. O gestor ambiental encontra oportunidades em empresas que não adquiriram a certificação de qualidade ambiental (ISO 14.000), fundamental para as companhias que atuam no mercado nacional e internacional (para exportar produtos e serviços). Nessas empresas, o profissional precisa definir a política ambiental, bem como cuidar dos efluentes, reaproveitamento de água e racionamento de energia. A maior parte das vagas está nos estados mais industrializados, como os do Sul e do Sudeste, porém se expande para Centro-Oeste e Nordeste. Outra opção é desenvolver, na iniciativa privada, projetos de sustentabilidade nas comunidades locais. Iniciativas desse tipo já são comuns nos estados do Amazonas e Pará, mas a tendência é a expansão em empresas de outras regiões do país. ONGs e órgãos públicos, como prefeituras e companhias estatais de saneamento básico, também o procuram para gerenciar unidades de conservação e parques, bem como desenvolver projetos de educação ambiental. Órgãos como o Ibama e secretarias estaduais do Meio Ambiente costumam oferecer vagas por meio de concursos. Com a abertura de novos cursos, o egresso que investir em pós-graduação também encontrará vagas como docente. 

Salário inicial: R$ 800,00 (para o tecnólogo; fonte: prof. Clóvis Vitório Giacóia, da UninCor).

O curso
O tecnológico é oferecido por muitas escolas em todas as regiões brasileiras. Apresenta matérias teóricas, como ecologia, educação ambiental, saneamento e planejamento urbano, gestão de negócios e empreendedorismo. Mas há também boa carga de aulas práticas em laboratórios de física, química e biologia. Durante o curso, o aluno aprende a analisar problemas ambientais e a desenvolver projetos para a recuperação de ambientes degradados. Trabalho de conclusão de curso e estágio são obrigatórios na maioria das faculdades. Fique de olho: Alguns cursos preparam o estudante para atuar diretamente no tratamento de resíduos industriais. Na Furg, em Rio Grande (RS), o curso de Toxicologia é focado em métodos e técnicas de análise toxicológica de substâncias. 

Duração média: dois anos. 

O que você pode fazer

Consultoria: Assessorar empresas e órgãos públicos em projetos de preservação do meio ambiente.

Certificação: Elaborar certificações para empreendimentos agrícolas e industriais seguindo as normas da Organização Internacional de Normalização (ISO).

Educação ambiental: Planejar programas para conscientizar a população da importância de preservar o meio ambiente.

Planejamento: Elaborar relatórios de impacto ambiental e definir planos para o uso sustentável dos recursos naturais. Implantar, em indústrias, projetos de exploração da natureza usando técnicas não poluentes.

Recuperação: Planejar e executar projetos para a recuperação de áreas que já estão degradadas.

Curso de Tecnologia em Meio Ambiente – UEM (Campus de Umuarama)

Neste link você encontra: Objetivo/Perfil do profissional a ser formado; Histórico do curso; Especificidades do curso/Campo de atuação; Seriação, conteúdo e objetivo das disciplinas.

TURNO: Noturno
MODALIDADE: Saneamento
ÁREA: Meio Ambiente e Tecnologia da Saúde
GRAU ACADÊMICO: Tecnólogo em Meio Ambiente
PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 3 anos Máximo = 5 anos


Estatísticas do Vestibular de inverno 2011

CURSOS
Vagas
Candidato/
Vaga
(concor-
rência)
Escore final do primeiro candidato aprovado no limite das vagas
Escore final do último candidato aprovado no limite das vagas
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Tecnologia em Meio Ambiente
(Noturno-Umuarama)
19
5
2,4
1,6
229,2
144,7
150,6
144,7


Nenhum comentário:

Postar um comentário