terça-feira, 4 de outubro de 2011

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

Engenharia da Computação

Fonte: Guia do Estudante

É o conjunto de conhecimentos usados no desenvolvimento de computadores e seus periféricos.O engenheiro da computação projeta e constrói computadores, periféricos e sistemas que integram hardware e software. Produz novas máquinas e equipamentos computacionais para ser utilizados em diversos setores, de acordo com as necessidades do mercado. Desenvolve produtos para serviços de telecomunicações, como os que fazem a interligação entre redes de telefonia. Pode, ainda, planejar e implementar redes de computadores e seus componentes, como roteadores e cabeamentos.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?
Para planejar e construir computadores, criar sistemas que integram hardware e software e produzir máquinas e equipamentos computacionais, o curso de Engenharia da Computação é o ideal. Já Ciência da Computação prepara o profissional para desenvolver softwares em qualquer área do conhecimento. Ele analisa as necessidades dos usuários, desenvolve programas e aplicativos e gerencia equipes . O curso de Sistemas de Informação forma o especialista em organização, armazenamento e recuperação de dados. Sua atividade é criar e instalar programas para facilitar consultas.

O mercado de trabalho
Os formados nessa área não costumam ter dificuldade para entrar no mercado de trabalho. Com a expansão do parque industrial brasileiro, muitas máquinas automatizadas e operadas por sistemas computacionais passaram a ser usadas, o que fez aumentar a demanda por esse profissional. O bacharel é requisitado para desenvolver softwares que auxiliam o andamento das indústrias e para a operação de equipamentos embarcados automotivos e de aeronaves. Nesse caso, ele pode atuar diretamente na indústria ou trabalhar em empresas prestadoras de serviços. "O setor de agricultura de precisão também procura por esse profissional. Ele faz mapeamento de grandes áreas de agricultura e pecuária para definir, por exemplo, o uso de defensivos a serem usados em cada área e estabelecer a logística do plantio", afirma o professor Orides Morandin Júnior, coordenador do curso da UFSCar. Diante desse panorama, a expectativa é que haja vagas em todo o país. Para o aluno se recolocar, porém, a maioria das empresas exige o inglês fluente e, em alguns casos, boa aptidão num terceiro idioma. 

Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias; fonte: Crea-SP).

O curso
O currículo traz as matérias básicas de engenharia e outras específicas, como eletrônica, linguagens de programação, circuitos elétricos, circuitos lógicos, redes de computadores e banco de dados. No último ano, o aluno faz um estágio supervisionado e tem a oportunidade de cursar disciplinas eletivas que orientam sua formação para uma área específica da profissão, como a criação de softwares. No projeto de conclusão de curso, ele desenvolve hardwares ou aplicativos para um sistema de computação. 

Duração média: cinco anos. 

O que você pode fazer

Automação industrial e robótica: Projetar robôs, sistemas digitais e computadorizados para fábricas.

Desenvolvimento de softwares e aplicativos: Criar programas de computadores segundo as necessidades do cliente. Projetar e desenvolver novos sistemas operacionais e linguagens específicas, buscando inovações tecnológicas.

Fabricação de hardware: Projetar e construir computadores e periféricos.

Marketing e vendas; Planejar e coordenar ações para a comercialização de equipamentos de informática.

Suporte: Gerenciar redes de computadores em grandes empresas e dar assistência a elas.


Curso de Engenharia da Computação EAD – CEIT (Centro de Engenharia e Inovação Tecnológica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário