terça-feira, 4 de outubro de 2011

CIÊNCIAS SOCIAIS

Ciências Sociais

Fonte: Guia do Estudante

É o estudo das origens, do desenvolvimento, da organização e do funcionamento das sociedades e culturas humanas. O cientista social estuda os fenômenos, as estruturas e as relações que caracterizam as organizações sociais e culturais. Ele analisa os movimentos e os conflitos populacionais, a construção de identidades e a formação das opiniões. Pesquisa costumes e hábitos e investiga as relações entre indivíduos, famílias, grupos e instituições. Desenvolve e utiliza um conjunto variado de técnicas e métodos de pesquisa para o estudo das coletividades humanas e interpreta os problemas da sociedade, da política e da cultura. Pode atuar nas áreas de ensino, pesquisa e planejamento, além de dar consultoria e assessoria a ONGs, empresas privadas e públicas, partidos políticos e associações profissionais, entre outras entidades.

O mercado de trabalho
O mercado tem aberto oportunidades para o cientista social. Ele encontra vagas especialmente no setor público, para atuar fazendo diagnósticos de problemas sociais, de impactos sociais de grandes obras governamentais e consequente remoção de pessoas dessas áreas. Os antropólogos são contratados para analisar e emitir certificações de origem de populações segundo sua etnia (como os quilombolas) para que se possam delimitar áreas e desenvolver programas especiais. A atuação se estende a outros campos, como ensino, meio ambiente, assistência social, saúde, segurança e transportes. ONGs e fundações voltadas ao desenvolvimento social abrem possibilidades de emprego, assim como a necessidade de as empresas realizarem projetos de sustentabilidade. Na área educacional, os licenciados podem lecionar no Ensino Médio como professores de sociologia, principalmente. Para ensinar nas universidades, é necessário ter pósgraduação. Outro setor que costuma contratar é o de pesquisa social e de opinião - como os institutos Datafolha e Ibope. O cientista social é requisitado para trabalhar na área de planejamento e desenvolvimento urbano, elaborando diagnósticos socioeconômicos. "A necessidade de expansão da agricultura tem feito órgãos como a Embrapa contratarem o cientista social para trabalhar com os pequenos agricultores. O objetivo é diagnosticar as carências de conhecimento específico dessa população para que a Embrapa elabore cartilhas e cursos", explica Raul Francisco Magalhães, coordenador do bacharelado em Ciências Sociais da UFJF, em Minas Gerais.

Salário inicial: R$ 1.200,00 (fonte: Federação Nacional dos Sociólogos).

O curso
Esse curso exige grande carga de leitura e acompanhamento constante das questões sociais, culturais e políticas. Sua matriz curricular é estruturada tendo como eixo principal três grandes áreas: sociologia, antropologia e ciência política. O grupo de disciplinas obrigatórias é composto de história, geografia, economia, psicologia, filosofia e metodologia científica. Há, ainda, aulas práticas, que incluem pesquisa de campo e coleta, análise e interpretação de dados empíricos. Quem opta pela licenciatura acrescenta à carga horária outras disciplinas obrigatórias, além daquelas do bacharelado, e deve cumprir estágio supervisionado. Algumas escolas oferecem programas de iniciação científica e exigem a elaboração de uma monografia no fim do curso. 

Fique de olho: Há instituições que têm graduação específica numa das habilitações de Ciências Sociais, como sociologia, ciência política ou antropologia. Já o curso de Etnodesenvolvimento, da UFPA, em Altamira, é direcionado exclusivamente para indígenas, a fim de formar profissionais para lecionar e atuar nas aldeias e comunidades.

Duração média: quatro anos. 

O que você pode fazer

Antropologia: Estudar a origem e a evolução do homem e das culturas. Investigar os diversos grupos sociais, culturais ou étnicos e as transformações ocorridas por causa do contato com outros grupos.

Ciência política: Analisar os sistemas, as instituições e os partidos políticos de um país e as relações entre as nações. Auxiliar na definição de políticas públicas e assessorar parlamentares e membros do Executivo.

Sociologia: Investigar as relações, as estruturas e a dinâmica das sociedades modernas, analisando os processos históricos de transformação das organizações sociais.

Ensino: Dar aulas para o ensino fundamental e médio.

Pesquisa de opinião: Coletar e analisar dados sobre diferentes acontecimentos ou ocasiões para identificar o comportamento e a reação de grupos sociais em relação a eles.


Curso de Ciências Sociais - UEM

neste link você encontra: Objetivos/Perfil do profissional a ser formado; Histórico do curso/Diagnóstico do departamento e do curso; Especificidades do curso/Campo de atuação; Seriação, conteúdo e objetivos das disciplinas.

TURNO:  Noturno   
HABILITAÇÕES:  Bacharelado e/ou Licenciatura
GRAUS ACADÊMICOS:  Bacharel em Ciências Sociais e/ou
                                          Licenciado em Ciências Sociais
PRAZO PARA CONCLUSÃO:  Mínimo = 4 anos          Máximo =  8 anos

Estatísticas do Vestibular de inverno 2011 




CURSOS
Vagas
Candidato/
Vaga
(concor-
rência)
Escore final do primeiro candidato aprovado no limite das vagas
Escore final do último candidato aprovado no limite das vagas
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Ciências Sociais
(Noturno-Maringá)
13
3
7,8
8,3
349,6
280,0
285,4
268,9

Nenhum comentário:

Postar um comentário