terça-feira, 4 de outubro de 2011

CIÊNCIAS ECONÔMICAS - ECONOMIA

Ciências Econômicas

Fonte: Guia do Estudante

É o estudo da produção e da distribuição de bens e serviços entre os indivíduos e as sociedades.O economista estuda os fenômenos relacionados com a produção e o consumo de bens e serviços que envolvam ou não dinheiro. Ele ajuda a construir, a ampliar e a preservar o patrimônio de pessoas, empresas e governos. Desenvolve planos para a solução de problemas financeiros, econômicos e administrativos nos diversos setores de atividade – comércio, serviços, indústria ou finanças. Esse profissional se dedica tanto a grandes questões, referentes a um país ou a uma região, quanto a problemas de pequenas empresas ou investidores individuais. Graças a essa versatilidade, encontra trabalho em entidades privadas, institutos e órgãos municipais, estaduais e federais. Pode atuar, ainda, como consultor autônomo.

O mercado de trabalho
As ofertas de emprego concentram-se em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas a demanda pelo profissional tem aumentado nas demais capitais brasileiras e nas regiões para onde migram as indústrias. Nas regiões Norte, Centro-Oeste e no interior de São Paulo, há vagas em empresas e empreendimentos do setor agropecuário, para trabalhar na gestão administrativa e financeira. Empresas privadas do setor financeiro são as principais empregadoras desses bacharéis que atuam na gestão e no planejamento do mercado de capitais. A área de comércio internacional requisita o economista, sobretudo para negociações com blocos econômicos estrangeiros. Há mercado para os especialistas em finanças. Muitas ONGs contratam formados para serviços fixos ou temporários, já que a economia solidária, voltada para a geração de empregos e de renda para grupos menos favorecidos, é um nicho em expansão. Além disso, o profissional pode prestar consultoria e fazer controladoria econômica para pequenas e microempresas. Antes, essas empresas das mais diversas áreas viam-se como rivais, mas com a entrada forte dos importados no mercado brasileiro, elas precisam se unir, muitas vezes em cooperativas, para enfrentar juntas a concorrência externa. Nesse cenário, o economista contribui com uma visão ampla sobre o negócio e pode até auxiliar esses clientes a se tornarem exportadores, explica Letícia Braga de Andrade, coordenadora do curso de Ciências Econômicas da PUCRS. No setor público, abrem-se vagas em instituições como Banco Central do Brasil, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ministérios e secretarias, além de órgãos fiscalizadores. Empresas como a Petrobras e o Banco do Brasil empregam o profissional. As prefeituras em geral necessitam desse bacharel para planejar orçamentos, mas o setor público contrata menos que o privado. O ensino é um mercado em crescimento em razão da abertura de novos cursos e universidades pelo país. Para atuar como professor universitário é necessário ter pós-graduação. "Está cada vez mais difícil encontrar profissionais com esse perfil", diz Anderson Antonio Denardin, coordenador do curso na UFPel, no Rio Grande do Sul.

Salário inicial: R$ 1.500,00 (prof. Nelson Marconi, da FGV-Eesp).

O curso
Analisar dados e fazer prognósticos exige mais que conhecimentos técnicos. É preciso combinar a orientação teórica específica com uma sólida formação histórica. Assim, além de matemática financeira, estatística e econometria, o currículo traz disciplinas que ensinam a interpretar as diversas correntes do pensamento econômico e a entender a evolução econômica e social brasileira e internacional. As matérias optativas, por sua vez, aplicam o conhecimento teórico e metodológico das ciências econômicas a outras questões, como as relacionadas ao meio ambiente. A carga de leitura, em português e línguas estrangeiras, é grande. É necessário uma monografia no fim do curso e algumas instituições podem exigir estágio como parte da formação. Prepare-se para aguçar seu senso crítico, a fim de acompanhar os seminários e participar dos debates em sala de aula sobre as ideias das diversas escolas econômicas. Algumas faculdades oferecem graduação para áreas específicas de atuação, como agroindústria. 

Fique de olho: Algumas escolas oferecem o curso com um enfoque específico, como desenvolvimento regional, agroindústria e tecnologia da informação. A UFC e a UFMG abriram, respectivamente, os cursos de Finanças; e Controladoria e Finanças. 

Duração média: quatro anos. 

O que você pode fazer

Auditoria: Certificar contas, verificar execução de contratos, acordos, convênios, tanto em instituições públicas como privadas

Comércio internacional: Planejar e promover negócios entre empresas de diferentes países, estudando mercados e cuidando das operações de importação e exportação.

Economia agroindustrial: Estudar e planejar transações no setor de agropecuária, analisando a demanda de produtos e a melhor forma de colocá-los no mercado nacional e internacional.

Economia ambiental: Analisar projetos ambientais em indústrias, ONGs e órgãos públicos. Fazer análises de impacto ambiental.

Mediação e arbitragem: Ajudar a resolver litígios comerciais entre empresas, recorrendo ou não à Justiça.

Mercado financeiro: Analisar o mercado para decidir quais investimentos realizar. Trabalhar como operador de bolsa de valores.

Perícia: Consultoria e apuração em operações financeiras.

Pesquisa: Levantar a variação de preços, de custos e outras informações para indicadores econômicos, como índices de inflação, de desemprego e o custo de vida.

Planejamento estratégico: Avaliar as oportunidades e os riscos de mercado para redirecionar os negócios de uma empresa ou orientar aquisições e fusões.

Políticas públicas: Definir a política econômica de municípios, de estados ou do país. Elaborar orçamentos que possibilitem as ações planejadas pelos governos.



Curso de Ciências Econômicas – UEM

 Neste link você encontra: Objetivo/Perfil do profissional a ser formado; Histórico do Curso; Competências e Habilidades; Seriação, conteúdo e objetivos das disciplinas.

TURNOS: Integral e Noturno     
HABILITAÇÃO: Bacharelado em Ciências Econômicas
GRAU ACADÊMICO:  Bacharel em Ciências Econômicas
PRAZO PARA CONCLUSÃO: Integral   -  mínimo = 4 anos    máximo =  8 anos
                                      Noturno  -  mínimo = 5 anos    máximo =  8 anos

 Estatísticas do Vestibular de inverno 2011:



CURSOS
Vagas
Candidato/
Vaga
(concor-
rência)
Escore final do primeiro candidato aprovado no limite das vagas
Escore final do último candidato aprovado no limite das vagas
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Ciências Econômicas (Integral-Maringá)
14
4
5,8
2,3
403,0
217,2
268,8
181,8
Ciências Econômicas (Noturno-Maringá)
26
6
7,8
7,0
355,3
248,3
254,9
216,9

Nenhum comentário:

Postar um comentário