terça-feira, 27 de setembro de 2011

ESTATÍSTICA

Estatística


Fonte: Guia do Estudante

É a área da Matemática que coleta, analisa e interpreta dados numéricos para o estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais. O estatístico planeja e coordena o levantamento de informações por meio de questionários, entrevistas e medições. Organiza, analisa e interpreta os resultados para explicar fenômenos sociais, econômicos ou naturais. Cabe a ele montar bancos de dados para os mais diversos usos, como controle de qualidade da produção de uma indústria, recenseamento populacional, pesquisa eleitoral ou lançamento de produtos no mercado de consumo. Na indústria, acompanha os testes de qualidade, ajuda a fazer previsão de vendas e desenvolve modelos matemáticos para ajustálos a situações práticas. Em laboratório, cria tabelas para sistematizar os resultados de experimentos e pesquisas.

O mercado de trabalho
Nos últimos anos, tem crescido muito a procura por estatísticos. "As empresas enxergaram a diferença que esse profissional pode fazer. Ele passou a ser reconhecido tanto em órgãos públicos como em privados", afirma a professora Stela Maris de Jesus Castro, coordenadora do curso de Estatística da UFRJ. A Região Sudeste concentra a maior parte do mercado de trabalho, mas há boas perspectivas também no Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, e no Nordeste, na Bahia e em Pernambuco. O formado é contratado por bancos e instituições financeiras para atuar como analista de crédito. Em indústrias, no setor de controle de qualidade, controle orçamentário e contabilidade. Também há boa aceitação em órgãos públicos, em institutos de opinião pública, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e em universidades, para trabalhar como pesquisador. 

Salário inicial: R$ 2.000,00 (Rio de Janeiro), R$ 2.500,00 (São Paulo); fonte: Conselho Regional de Estatística 3ª Região (SP-PRMT- MS).

O curso
Conta é o que não falta no currículo, fundamentado em conhecimentos de matemática, métodos estatísticos, cálculo e teoria das probabilidades, entre outros. Para isso, é necessário que o estudante tenha raciocínio lógico e muita disposição para lidar com números. Há aulas, também, centradas em metodologia de pesquisa. Entre as matérias aplicadas estão atuária, demografia, sociometria, biometria e econometria. Algumas instituições exigem a apresentação de um trabalho de conclusão de curso (TCC). 

Duração média: quatro anos.

O que você pode fazer

Bioestatística: Determinar os métodos e organizar os dados de pesquisas científicas nas áreas de ciências biológicas e da saúde.

Computação: Elaborar programas de estudos estatísticos.

Indústria: Analisar amostras colhidas nas várias fases de produção, a fim de detectar eventuais erros, e escolher métodos para aprimorar a qualidade de um produto. Realizar estudos de implantação e expansão de fábricas, controle de estoque e produtividade.

Internet: Elaborar e gerenciar programas de busca. Montar bancos de dados digitais.

Perfil de consumidores: Levantar as características de consumidores de produtos e serviços para agências de publicidade e propaganda e para departamentos de vendas.

Pesquisa clínica: Coordenar e controlar testes de eficácia de medicamentos.

Pesquisa: Levantar as características de consumo de determinada região, classe social ou idade. Montar e gerenciar bancos de dados com as informações coletadas. Atuar em pesquisas eleitorais.

Recursos humanos: Analisar salários e avaliar planos de saúde, fundos de pensão e planos de previdência.

Setor financeiro: Atuar na área de seguros, análise de risco e avaliação de investimentos e de fluxo de caixa.


Curso de Estatística – UEM

Neste link você encontra: Objetivo/Perfil do profissional a ser formado; Histórico do curso; Habilidades e competências profissionais; Seriação, conteúdo e objetivos das disciplinas.

TURNO: Vespertino e Noturno  
HABILITAÇÃO: Bacharelado
GRAU ACADÊMICO: Estatístico
PRAZOS PARA CONCLUSÃO:  Mínimo = 4 anos       Máximo =  8 anos

Estatísticas do Vestibular de inverno 2011:

CURSOS
Vagas
Candidato/
Vaga
(concor-
rência)
Escore final do primeiro candidato aprovado no limite das vagas
Escore final do último candidato aprovado no limite das vagas
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Estatística (Vespertino-Maringá)
13
3
1,9
0,7
281,9
-
172,6
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário