quinta-feira, 15 de setembro de 2011

ENGENHARIA TÊXTIL

Engenharia Têxtil
Bacharelado

Fonte: Guia do Estudante


São as técnicas e os conhecimentos utilizados na fabricação e no tratamento de fibras, fios e tecidos e na confecção de roupas. O engenheiro têxtil projeta as instalações, os equipamentos e as linhas de produção de tecelagens e indústrias de confecção de roupas. Controla custos, processos industriais, como estamparia, tingimento, corte e costura, bem como a qualidade da matéria-prima e do produto final. Coordena o trabalho de operários e técnicos para concretizar os projetos de estilistas e designers. Com conhecimentos de marketing, pode também assessorar e orientar clientes.

O mercado de trabalho
A indústria têxtil brasileira vem se recuperando da crise de 2009. A Associação Brasileira de Indústria Têxtil (Abit) espera, para 2010, crescimento de 4% no setor têxtil, e a geração de postos de trabalho também para engenheiros têxteis. "A maior demanda é na área de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, como fios e tecidos, mas a área de controle de qualidade também tem procurado muitos profissionais", afirma Camila Borelli, coordenadora do curso do Centro Universitário da FEI. Além desse mercado, o bacharel pode dedicar-se à área de vendas ou atuar como autônomo, prestando consultoria para a indústria, ou como representante comercial de uma confecção ou até mesmo de uma indústria. Rhodia, Tavex (que incorporou a Santista Têxtil), Hering, Marisol e tecelagens como Santa Constância são alguns dos tradicionais empregadores. Em geral, as melhores oportunidades de trabalho estão nas regiões Sul e Sudeste, com destaque para o estado de São Paulo, pelo grande número de indústrias têxteis na capital e no interior, e Santa Catarina, onde existe um importante polo de malharias, fiações e tecelagens. No Ceará, local de várias indústrias de fiação, o mercado também é promissor. 

Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias; fonte: Crea-SP).

O curso
O primeiro ano é de matérias básicas das engenharias. Depois você estuda a composição de fios e tecidos, os processos e as máquinas empregadas em fiação, tecelagem, malharia e confecção. As disciplinas específicas incluem fibras têxteis, texturização, tecelagem, malharia, beneficiamento, controle de qualidade e desenvolvimento do produto, além de projetos e instalações industriais têxteis. Há também matérias ligadas ao gerenciamento de negócios e outras voltadas para o controle da produção, como controle estatístico de qualidade. O estágio e o trabalho de conclusão de curso são obrigatórios. 

Duração média: cinco anos.

O que você pode fazer

Pesquisa e desenvolvimento: Criar fibras e fios sintéticos para substituir o algodão ou para compor novos tecidos. Desenvolver produtos, como fios e tecidos, para a indústria. Elaborar padronagens e cartela de cores.

Processos industriais: Acompanhar as etapas de produção e implantar novas tecnologias e processos de tinturaria. Projetar fábricas, equipamentos e dar manutenção a máquinas de fiação, tecelagem, malharia, confecção e beneficiamento de fibras, fios e tecidos.

Projetos: Planejar, instalar e ampliar fábricas têxteis. Criar máquinas e equipamentos utilizados nessas indústrias.


Curso de Engenharia Têxtil – UEM

Neste link você encontra: Objetivo/Perfil do profissional a ser formado; Histórico do curso; Especificidades do curso/Campos de atuação; Seriação, conteúdo e objetivos das disciplinas.

TURNO: Integral                                                         
GRAU ACADÊMICO: Engenheiro Têxtil
PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 5 anos          Máximo =  9 anos


Estatísticas do Vestibular de inverno 2011:

CURSOS
Vagas
Candidato/
Vaga
(concor-
rência)
Escore final do primeiro candidato aprovado no limite das vagas
Escore final do último candidato aprovado no limite das vagas
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Engenharia Têxtil (Integral-Goioerê)
14
3
2,8
2,0
286,6
182,6
189,2
156,4


Nenhum comentário:

Postar um comentário