quinta-feira, 15 de setembro de 2011

ENGENHARIA DE ALIMENTOS

Engenharia de Alimentos
Bacharelado

Fonte: Guia do Estudante


São as técnicas e os conhecimentos usados na fabricação, na conservação, no armazenamento e no transporte de alimentos industrializados. Esse profissional atua em escala industrial, cuidando de todas as etapas de preparo e conservação de alimentos de origem animal e vegetal. Seleciona a matéria-prima, como leite, carnes, peixes, legumes e frutas, e define a melhor forma de armazenagem, acondicionamento e preservação dos produtos, projetando embalagens. Desenvolve e testa formulações, com a finalidade de determinar o valor nutricional de alimentos industrializados, seu sabor, sua cor e sua consistência. Desenvolve tecnologias limpas e processos para aproveitamento de resíduos. A indústria alimentícia é, sem dúvida, o principal campo de atuação desse engenheiro. Mas ele pode trabalhar, ainda, em indústrias fornecedoras de equipamentos, embalagens e aditivos.

O mercado de trabalho
O mercado para o engenheiro de alimentos se mantém estável. A indústria alimentícia e a agroindústria são tradicionais empregadores desse profissional. Ele é contratado para atuar diretamente na fábrica, na linha de produção e gestão de pessoas, também no controle e na gestão de qualidade, no apoio a processos e na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. "A indústria de embalagens e equipamentos absorve esse profissional tanto para atuar no desenvolvimento e produção como na venda técnica, já que se trata de produtos bem específicos", afirma Roger Darros Barbosa, coordenador do curso da Unesp, de São José do Rio Preto. Outro mercado em expansão é o de insumos para a indústria alimentícia. Nesse caso, o bacharel acompanha desde a escolha da matéria-prima até os ingredientes que serão usados na fabricação de alimentos, como aditivos e aromas. Unilever, Kraft Foods, Danone, Nestlé, Cargill, Bunge, Brasil Foods (união da Sadia com a Perdigão) e Cutrale são potenciais empregadores. As indústrias do setor, devido à legislação de uso de solo e incentivos fiscais, estão espalhadas pelo país. 

Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias; fonte: Crea-SP).

O curso
Os dois primeiros anos são de formação básica com aulas de matemática, química, bioquímica, físico-química e termodinâmica. Depois, o currículo enfatiza as disciplinas mais técnicas ligadas à produção e à conservação dos vários tipos de alimento. Os conteúdos das áreas de economia e administração dão fundamento para o futuro profissional atuar em gerenciamento industrial. A realização de estágio e a apresentação de trabalho de conclusão de curso são obrigatórias. 
Duração média: cinco anos.

O que você pode fazer

Automação de processos: Planejar e implantar linhas automatizadas de produção.

Controle de qualidade: Organizar métodos e sistemas de controle de qualidade das matérias-primas e do produto processado nas indústrias alimentícias.

Pesquisa e desenvolvimento: Criar e aperfeiçoar produtos, de acordo com as necessidades do mercado. Pesquisar e elaborar tecnologias de produção.

Produção: Estudar processos de conservação e de embalagem, coordenar análises laboratoriais e fazer a seleção de máquinas e equipamentos fabris.

Projetos agroindustriais: Avaliar a viabilidade econômica de novas indústrias, estudando as oportunidades de mercado, os custos, as instalações e os equipamentos.

Transporte: Cuidar do acondicionamento e transporte de produtos alimentícios.

Tratamento de resíduos: Definir métodos de descarte, reciclagem e possível reaproveitamento de resíduos da indústria alimentícia, protegendo o meio ambiente.

Vendas técnicas: Comercializar matérias-primas, aditivos e equipamentos para indústrias alimentícias e também produtos de toda a cadeia produtiva de alimentos para o consumo.


Curso de Engenharia de Alimentos – UEM

Campus Maringá
Neste link você encontra: Objetivo/Perfil do profissional a ser formado; Histórico do curso; Especificidades do curso/Campos de atuação; Seriação, conteúdo e objetivos das disciplinas.

Campus Umuarama
Neste link você encontra: Histórico do curso; Perfil do profissional a ser formado; Competências e Habilidades; Seriação, conteúdo e objetivos das disciplinas.

  
TURNO:  Integral       HABILITAÇÃO:  Bacharelado
GRAU ACADÊMICO:  Engenheiro de Alimentos
PRAZO PARA CONCLUSÃO:  Mínimo = 5 anos        Máximo = 9 anos

Estatísticas do Vestibular de inverno 2011:

  
CURSOS
Vagas
Candidato/
Vaga
(concor-
rência)
Escore final do primeiro candidato aprovado no limite das vagas
Escore final do último candidato aprovado no limite das vagas
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Engenharia de Alimentos (Integral-Maringá)
13
3
15,8
9,7
318,1
250,4
290,4
247,4
Engenharia de Alimentos (Integral-Umuarama)
13
3
5,4
6,7
250,6
199,7
207,4
193,4

Nenhum comentário:

Postar um comentário