quinta-feira, 15 de setembro de 2011

DESIGN

Design


Curso de graduação em Design – UEM

TURNO:  Noturno                               GRAU ACADÊMICO:  Bacharelado
HABILITAÇÃO:  Projeto do Produto
PRAZO PARA CONCLUSÃO:  Mínimo = 4 anos        Máximo = 7 anos


OBJETIVO/PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

Objetivo:
• Proporcionar uma formação tecnológica, científica, humanística e estética, através do ensino, da pesquisa e da extensão que direcione as ações do profissional, com o intuito de beneficiar a sociedade.

Perfil do Profissional:
• Formar profissionais generalistas, aptos a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação à criação, projeto e execução de produtos tendo em vista a sustentabilidade ambiental e a utilização racional dos recursos disponíveis.


HISTÓRICO DO CURSO

O design, ou desenho industrial, é a área do conhecimento que trata do planejamento, do projeto e da produção dos objetos com os quais o homem lida em seu cotidiano. Seu papel é fundamental no desenvolvimento econômico regional uma vez que o design ajuda a agregar valores (tecnológico, funcional, estético) às matérias-primas da região. Fortalece o parque industrial local; revela nichos desocupados do mercado de trabalho. Daí o incentivo de programas governamentais como o PDB (Programa Brasileiro de Design) proposto pelo Ministério da Indústria e Comércio, a fim de incentivar a implementação tecnológica e aprimorar a qualidade e o valor do produto nacional.
O curso de Design foi implantado na Universidade Estadual de Maringá no ano de 2002, com a oferta de 40 vagas anuais no Campus Regional de Cianorte, e é o terceiro a ser oferecido no Estado do Paraná, sendo que os outros se encontram em Curitiba e Londrina, em escolas particulares. É o primeiro do Estado a ser oferecido em instituição pública.

ESPECIFICIDADES DO CURSO/CAMPO DE ATUAÇÃO
O profissional atuará na concepção, configuração e gestão de novos produtos, seja como autônomo, em escritórios de design ou em fábricas e indústrias, empresas de decoração, joalherias, empresas da área moveleira, de vestuário, de calçado, de eletroeletrônicos, de embalagens etc.

  
 Estatísticas do Vestibular de Inverno 2011 - UEM


CURSOS
Vagas
Candidato/
Vaga
(concor-
rência)
Escore final do primeiro candidato aprovado no limite das vagas
Escore final do último candidato aprovado no limite das vagas
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Design (Noturno-Cianorte)
13
3
11,3
6,7
352,8
245,6
262,8
224,4


Nenhum comentário:

Postar um comentário