quinta-feira, 15 de setembro de 2011

CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

Construção de Edifícios

Tecnológico

Fonte: Guia do Estudante

Esse tecnólogo atua em gerenciamento, planejamento e execução de construção de edifícios. Ele orienta, fiscaliza e acompanha as atividades e as equipes no canteiro de obras, além de fazer o controle técnico dos materiais e dos processos empregados. Acompanha o reconhecimento topográfico do terreno e conduz as movimentações de terra e o assentamento das camadas de pavimentação. Pode dedicar-se às instalações hidráulicas em obras de saneamento, determinando as escavações, a colocação das tubulações de água e esgoto e o aterro das valas. Além disso, ele também estuda e implementa novas tecnologias ou pode se especializar em determinado tipo de material, como o concreto.

O mercado de trabalho
Lançamentos imobiliários e investimentos em infraestrutura em todo o Brasil continuam fortalecendo o mercado para esse profissional. "Há muitas oportunidades, devido ao bom momento econômico que o país vive, com a grande disponibilidade de crédito e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal", diz a professora Elizabeth Neves Cardoso, chefe do Departamento de Edifícios da Fatec São Paulo. Construtoras e empresas que fabricam produtos para a construção são as que mais recrutam o tecnólogo. As contratações ocorrem em todo o território nacional, mas ainda é nas regiões Sudeste - especificamente em São Paulo e no Rio de Janeiro - e Sul que está a maioria das vagas. 

Salário inicial: R$ 2.550,00 (6 horas diárias; fonte: Confea/Crea).

O curso
A formação inicia-se com disciplinas básicas de física, matemática, cálculo e desenho técnico. Na parte específica, o aluno conhece material de construção civil, mecânica do solo, gestão de obras, topografia, processos construtivos, hidráulica aplicada, projetos de drenagem urbana, mecânica dos fluidos e resistência dos materiais. Nesse curso, não faltam aulas práticas nem atividades de laboratório. O estágio não é obrigatório, mas abre as portas para o mercado de trabalho. Fique de olho: Alguns cursos têm enfoque específico, como Eficiência Energética em Edificações, oferecido pela Furg. 

Duração média: três anos. 

O que você pode fazer

Edifícios: Definir, orientar e acompanhar a execução das fundações, o levantamento e a vedação da estrutura, a confecção de lajes, do madeiramento, do telhado e a colocação de revestimento, piso e esquadrias. Controlar a qualidade dos processos e dos materiais empregados, como areia, cimento, tijolo e cerâmicas.

Hidráulica: Planejar e executar redes de água, esgoto e saneamento, drenagem fluvial, instalações hidráulicas, prediais e industriais. Definir e testar tubos, conexões e válvulas.

Topografia, pavimentação e terraplenagem: Gerenciar a medição de terrenos, fazer a sondagem do subsolo, calcular a curvatura e a inclinação da via ou estrada a ser construída. Acompanhar a escavação, a drenagem e a compactação de terras. Conservar e recuperar a pavimentação de ruas e estradas.

Material de construção e estruturas metálicas: Selecionar material a ser empregado na obra. Desenvolver tecnologias e supervisionar a fabricação de produtos e aditivos.

Urbanização: Acompanhar e organizar o crescimento e o desenvolvimento de um bairro, uma cidade ou uma região.


Curso Técnico de Edificações - SENAI MARINGÁ


PERFIL
O profissional será capaz de elaborar orçamentos de obras e realizar estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas. Também será capaz de coordenar a execução de serviços de manutenção de equipamentos e instalações e orientar na assistência técnica para a compra, a venda e a utilização de produtos e equipamentos, de acordo com as normas técnicas de segurança, conforme a legislação.


Técnico em Edificações deve ser capaz de atuar em laboratórios de análise de materiais utilizados na Construção Civil, fazer levantamentos topográficos; elaborar projetos, fazer estimativa de custo, orçamentos, obras e planejamento no setor de edificações; coordenar equipes de trabalho; selecionar e treinar pessoal; realizar interface entre as áreas técnica e administrativa; acompanhar o desenvolvimento dos vários projetos de edificações além de atuar no projeto executivo de obras; atuar na execução de obras; bem como no planejamento, implantação e controle de sistemas produtivos, visando à integração entre os setores de produção, melhoria da produtividade, da qualidade do produto e otimização do processo.

DISCIPLINAS
Estruturas
Gestão da Construção
Informática Aplicada à Construção Civil
Instalações Prediais
Manutenção e Restauração
Materiais de Construção e Ensaios Tecnológicos
Mecânica dos Solos
Planejamento e Controle de Produção
Processos Construtivos
Projeto Final
Projetos
Resistência dos Materiais
Tecnologia da Construção
Topografia

PRÉ-REQUISITO
Estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio.

CARGA HORÁRIA
1440 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário