quarta-feira, 7 de setembro de 2011

ARQUITETURA E URBANISMO

Arquitetura e Urbanismo
Bacharelado

Fonte: Guia do Estudante

É a arte de projetar e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. O arquiteto projeta e coordena a construção ou a reforma de prédios. Ele faz a planta e determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em consideração o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação. Ao lado do engenheiro, acompanha a construção e gerencia os custos e a mão de obra. Atua nas etapas finais da obra, que vão desde a escolha dos revestimentos até a decoração de interiores. Como urbanista, planeja o crescimento de cidades e bairros. Também desenha objetos, elabora placas de sinalização e logotipos.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ARQUITETURA E URBANISMO E ENGENHARIA CIVIL?
As duas profissões intervêm no meio ambiente por meio de construções. O arquiteto projeta e organiza espaços internos e externos de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. Já o engenheiro civil projeta e executa obras. Ambos atuam na construção de edifícios (comerciais e residenciais etc.), mas o arquiteto tem exclusividade para trabalhos relativos a planejamento urbano e regional, monumentos e patrimônio cultural, enquanto o engenheiro o tem para obras relacionadas à infraestrutura (estradas, pontes, portos etc.).

O mercado de trabalho
Os próximos grandes eventos que o Brasil receberá - a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 - ajudam a manter aquecido o mercado imobiliário nacional, e aumentam a procura por arquitetos, em especial nas cidadessede do campeonato mundial, e no Rio de Janeiro, onde se realizará a Olimpíada. Os profissionais são contratados por grandes escritórios de arquitetura para atuar no projeto e construção de edifícios e reformas de prédios comerciais e residenciais. "Também as obras realizadas pelo Estado estão crescendo. Há muitas escolas sendo construídas, prédios de serviços públicos, obras da Petrobras, Prodesp, em que o profissional pode apresentar seu projeto e concorrer", afirma o professor Francisco Segnini Junior, coordenador do curso da USP. Além disso, as obras de infraestrutura, como rodovias, pontes e portos, geram oportunidades para o especialista em projetos, urbanismo e paisagismo nas grandes construtoras e incorporadoras, como Odebrecht e Camargo Corrêa. Para o profissional autônomo, as melhores chances estão em projetos para residências. Esse mercado vem crescendo muito, porque os proprietários entendem que o planejamento adequado na construção valoriza o imóvel. A maior parte das vagas está concentrada nas regiões Sul e Sudeste, porém o Nordeste vem acenando com boas perspectivas. 
Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias; fonte: Crea-SP).

O curso
O currículo mescla disciplinas das Ciências Humanas e de Exatas, como matemática, história da arte, resistência de materiais e computação gráfica. O primeiro semestre é bastante teórico, mas, já a partir do segundo, há maior carga de aulas práticas. A criatividade é fundamental na hora de o estudante fazer os esboços, mas é preciso estar pronto para mergulhar nos cálculos. Estágio e trabalho de conclusão de cursos são obrigatórios. 
Duração média: cinco anos. 

O que você pode fazer

Arquitetura de interiores: Organizar o espaço interno, definindo os materiais de acabamento e a distribuição de móveis, considerando a acústica, a ventilação, a iluminação e a estética.

Arquitetura industrial: Planejar projetos para instalação de indústrias, respeitando as normas e os padrões de técnicos e de segurança exigidos de acordo com a área de atuação do cliente.

Arquitetura verde: Desenvolver projetos residenciais e comerciais que respeitem o meio ambiente e que se integrem com as características naturais do local, a fim de causar o menor impacto ambiental possível.

Comunicação visual: Criar a identidade visual de empresas e produtos, com logotipos e material impresso ou digital.

Paisagismo e ambiente: Desenvolver espaços abertos, como jardins, parques e praças, combinando plantas, pedras, madeiras, calçamento e iluminação

Edificação e construção: Projetar, acompanhar e coordenar obras, definindo materiais e controlando prazos e custos.

Luminotécnica: Fazer o projeto de iluminação de grandes e pequenos espaços. Realizar a iluminação de eventos.

Restauro de edifícios: Recuperar casas e prédios antigos ou deteriorados, mantendo as características originais.

Urbanismo: Planejar uma região, cidade ou bairro, elaborando o plano diretor e o zoneamento que vão direcionar o crescimento.



Curso de Arquitetura e Urbanismo – UEM

Neste link você encontra: Objetivo/Perfil do profissional a ser formado; Histórico do curso; Especificidades do curso/ Campo de atuação; Seriação, conteúdo e objetivos das disciplinas.


TURNO: Integral       HABILITAÇÃO: Bacharelado
GRAU ACADÊMICO: Arquiteto e Urbanista
PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 5 anos Máximo = 9 anos

  
Estatísticas do Vestibular de inverno 2011:


CURSOS
Vagas
Candidato/
Vaga
(concor-
rência)
Escore final do primeiro candidato aprovado no limite das vagas
Escore final do último candidato aprovado no limite das vagas
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Arquitetura e Urbanismo (Integral-Maringá)
13
3
77,2
45,7
416,0
313,9
366,3
308,9





Nenhum comentário:

Postar um comentário