quinta-feira, 18 de agosto de 2011

AGRONOMIA


Agronomia


Bacharelado

Fonte: Guia do Estudante

São as ciências e técnicas usadas para melhorar a qualidade e a produtividade de lavouras, rebanhos e produtos agroindustriais. O agrônomo envolve-se em praticamente todas as etapas do agronegócio - do plantio ou da criação de rebanhos à comercialização da produção. Ele planeja, organiza e acompanha o preparo e o cultivo do solo, o combate a pragas e doenças, a colheita, o armazenamento e a distribuição da safra. Cuida da alimentação, da reprodução, da saúde e do abate de animais. Também gerencia a industrialização, o armazenamento e a comercialização de alimentos de origem animal e vegetal. Além de acompanhar o dia a dia da produção no campo, ele desempenha funções em escritórios, informando-se sobre novas tecnologias e pesquisas científicas da área, calculando estoques e checando na internet a cotação dos produtos nas bolsas de valores internacionais. Outro possível campo de atuação é como representante comercial, quando divulga produtos ou demonstra o uso de suas tecnologias.

O mercado de trabalho
O trabalho desse profissional nunca foi tão importante no agronegócio brasileiro em razão da preocupação crescente com o desenvolvimento sustentável. E o setor agropecuário brasileiro está em sua melhor fase de produção de grãos, abrindo muitas perspectivas para esse profissional, especialmente em empresas de semente e agroquímicos como Monsanto, Bunge e Cargill. "A nossa expectativa é que o egresso continue sem problemas para se colocar no mercado ainda por muitos anos, porque a economia do país não dá sinal de parar de crescer. E, com isso, aumentam os investimentos estrangeiros em todas as áreas, inclusive na agricultura, como já vemos na Bahia, Maranhão e Piauí", diz Luiz Antonio Augusto Gomes, coordenador do curso de Agronomia da Ufla, em Minas Gerais. A pecuária também absorve o profissional, que atua na produção, no manejo e na recuperação de pastagens. As vagas encontram-se, sobretudo, nas regiões mais avançadas em tecnologia agrícola, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e noroeste de Minas Gerais. Outros empregadores para os agrônomos são os frigoríficos e empresas de alimentação animal. Com a expansão do setor agrícola no Centro- Oeste, no Nordeste e no Norte, pode haver oportunidades para pesquisa, em especial nas empresas estatais. No interior de São Paulo, destaca-se o trabalho com hortaliças. Já a intensificação do comércio internacional aumenta a demanda na área de gestão. Na indústria de equipamentos e produtos agropecuários, pode haver procura para a venda e orientação técnica para o produtor rural. Cresce o setor sucroalcooleiro, outro tradicional empregador. A necessidade de mão de obra especializada nessa área é maior no interior de São Paulo e nos estados do Centro-Oeste. O egresso que se decidir a fazer pós-graduação tem oportunidades em institutos de pesquisa, em pesquisa de inovação dentro de empresas e para dar aulas em universidades, pois é crescente o número de cursos na área de agronegócios. 

Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias; fonte: Crea-SP).

O curso
Os dois primeiros anos mesclam matérias das áreas de ciências biológicas e exatas, como biologia, bioquímica, matemática, informática e estatística. Nos três anos seguintes, o forte são as disciplinas profissionalizantes, ministradas nas subáreas de engenharia rural, ciência do solo, agricultura e engenharia florestal, entre outras. Boa parte da carga horária é dedicada a aulas práticas em laboratórios e fazendas experimentais. O estágio é obrigatório, assim como o trabalho de conclusão de curso. Fique de olho: Algumas instituições oferecem licenciatura em Ciências Agrícolas e em Ciências Agrárias para formar profissionais para dar aula no técnico agrícola e treinar mão de obra em propriedades rurais e na agroindústria. Outras escolas criaram o curso de Agroecologia, focado na conservação e recuperação dos ambientes agrícolas, para atender à demanda por profissionais com formação voltada para o desenvolvimento rural sustentável, principalmente em pequenas propriedades. 

Duração média: cinco anos. 

O que você pode fazer

Defesa sanitária: Combater pragas e prevenir doenças em lavouras e rebanhos.

Economia e administração agroindustrial: Planejar e gerenciar as operações de distribuição e venda de produtos agrícolas. Coordenar programas de crédito rural para cooperativas e pequenos produtores.

Engenharia rural: Projetar e supervisionar obras em propriedades rurais, como construções, nivelamento do solo, montagem de sistemas de irrigação e de drenagem.

Ensino: Lecionar em escolas públicas ou particulares de educação profissional ou em faculdades.

Fitotecnia: Acompanhar o cultivo e a colheita de safras, buscando aumentar a produtividade por meio da seleção de sementes, do emprego de fertilizantes e adubos e do combate a doenças e pragas.

Indústria e comercialização de alimentos: Supervisionar e gerenciar a qualidade e a estratégia de preços de alimentos de origem animal e vegetal.

Manejo ambiental: Explorar racionalmente os recursos naturais, preservando o meio ambiente.

Melhoramento animal e vegetal: Realizar pesquisas e desenvolver técnicas visando à melhoria da produção.

Produção agroindustrial: Gerenciar o processo de industrialização de produtos agrícolas, controlando a qualidade final da produção. Pesquisar novas tecnologias e produtos.

Silvicultura: Recuperar matas devastadas e cuidar do plantio e do manejo de áreas de reflorestamento. Preparar relatórios de impacto ambiental.

Solos: Preservar a fertilidade e controlar as propriedades físicas dos solos, prescrevendo seu manejo.

Zootecnia: Controlar a produção animal, cuidando da alimentação, da saúde, da reprodução e da qualidade dos rebanhos.


Curso de Engenharia Civil – UEM

Campus Maringá

Campus Umuarama

TURNO: Integral       
GRAU ACADÊMICO: Engenheiro Agrônomo
PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 5 anos Máximo = 8 anos

Neste link você encontra: Objetivo/Perfil do profissional a ser formado; Histórico do curso; Especificidades do curso/Campos de atuação; Seriação, conteúdo e objetivos das disciplinas.


Concorrência do Vestibular de inverno 2011:


CURSOS
CAMPUS
INTEGRAL
MATUTINO
VESPERTINO
NOTURNO
Não
Cotista
Cotista
Não
cotista
Cotista
Não
cotista
Cotista
Não
cotista
Cotista
Agronomia
Maringá
22,7
18,7
Agronomia
Umuarama
16,0
18,7


Nenhum comentário:

Postar um comentário