quinta-feira, 9 de junho de 2011

Modalidade dos cursos técnicos e de graduação

Informações sobre a diferença entre cursos técnicos, tecnólogos, bacharelado e licenciatura, e educação a distância.

CURSOS TÉCNICOS – DIPLOMA TÉCNICO

O que é um curso técnico?
É um curso de nível médio que objetiva capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo. Acesso imediato ao mercado de trabalho é um dos propósitos dos que buscam este curso, além da perspectiva de requalificação ou mesmo reinserção no setor produtivo. Este curso é aberto a candidatos que tenham concluído o ensino fundamental e para a obtenção do diploma de técnico é necessária a conclusão do ensino médio. O curso técnico não é um curso de graduação, e sim um curso profissionalizante. 

Como se dá a articulação de cursos técnicos com o ensino médio?
De três formas: integrada, concomitante ou subsequente. Na forma integrada, o aluno, com uma única matrícula, frequenta curso cujo currículo foi planejado reunindo os conhecimentos do ensino médio às competências da educação profissional. Na forma concomitante, ocorre uma complementaridade entre o curso técnico e o ensino médio. Nesta modalidade o aluno tem duas matrículas. Na forma subsequente, o aluno, ao se matricular no curso técnico, já concluiu o ensino médio.


CURSOS DE TECNOLOGIA – DIPLOMA TECNÓLOGO

O que é um Curso Superior de Tecnologia?
É um curso de graduação, que abrange métodos e teorias orientadas a investigações, avaliações e aperfeiçoamentos tecnológicos com foco nas aplicações dos conhecimentos a processos, produtos e serviços. Desenvolve competências profissionais, fundamentadas na ciência, na tecnologia, na cultura e na ética, tendo em vista ao desempenho profissional responsável, consciente, criativo e crítico.
É aberto, como todo curso superior, a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo. Os graduados nos cursos superiores de tecnologia denominam-se tecnólogos e são profissionais de nível superior com formação para a produção e a inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços e estão aptos à continuidade de estudos em nível de pós-graduação.

Os cursos superiores de tecnologia são de graduação?
Os cursos superiores de tecnologia são de graduação, com características especiais, e obedecerão às diretrizes contidas no Parecer CNE/CES 436/2001 e conduzirão à obtenção de diploma de tecnólogo.

Posso concorrer a uma vaga em concursos públicos com diploma de tecnólogo?
O contratante tem autonomia para decidir a qualificação do servidor que busca. Contudo, caso a exigência seja de nível superior e/ou graduação, o formado em cursos tecnólogos está apto a prestar o concurso. Ressalte-se a exceção em caso de solicitação específica da formação em licenciatura e/ou bacharelado. Portanto, o fator determinante é o teor do edital de cada concurso no qual estarão discriminados os títulos exigidos

Quais as vantagens do ensino tecnológico frente aos cursos de graduação tradicionais? Só o tempo de duração?
A vantagem principal é que as graduações tecnológicas formam profissionais em áreas onde não há outras graduações. Pilotar aeronaves comerciais, por exemplo, é uma atribuição regulamentada apenas para quem tem formação específica para isso.


EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.
  
Hoje temos a educação presencial, semi-presencial (parte presencial/parte virtual ou a distância) e educação a distância (ou virtual). A presencial é a dos cursos regulares, em qualquer nível, onde professores e alunos se encontram sempre num local físico, chamado sala de aula. É o ensino convencional. A semi-presencial acontece em parte na sala de aula e outra parte a distância, através de tecnologias. A educação a distância pode ter ou não momentos presenciais, mas acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas podendo estar juntos através de tecnologias de comunicação. Na educação a distância, os alunos fazem as provas e estágios de forma presencial, mas assistem as aulas e estudam em casa.  



BACHARELADO E LICENCIATURA


O bacharelado é o curso superior que confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade acadêmica ou profissional. Esses cursos conferem diploma de bacharel e/ou título específico da carreira (enfermeiro, por exemplo). Eles habilitam o profissional a exercer sua profissão na área que escolheu, ocupando funções relacionadas a essa área no mercado de trabalho.

A licenciatura, por sua vez, prepara o estudante para dar aula como professor na educação básica. Os cursos de licenciatura são voltados para a formação de professores, que podem atuar no Ensino Fundamental e no Médio, em escolas das redes pública e privada. A formação se dá dentro de uma área específica (Matemática, Letras ou História, por exemplo), assim como no bacharelado. A diferença é que, além das disciplinas dessa área, o aluno de licenciatura cursa disciplinas voltadas para a formação pedagógica, ou seja, aprende a ser professor.

Informações obtidas no site do Ministério da Educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário