segunda-feira, 27 de junho de 2011

MEDICINA

Medicina


Fonte: Guia do Estudante

http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/saude/medicina-601803.shtml


É a ciência que investiga a natureza e as causas das doenças humanas, procurando sua cura e prevenção. A saúde humana é o objeto de estudo do médico. Ele pesquisa e trata disfunções e moléstias, escolhendo os melhores procedimentos para preveni-las e combatê-las. Para isso, tem de estar sempre bem informado a respeito de novas drogas e equipamentos que proporcionem aos pacientes os diagnósticos e os tratamentos mais avançados e eficientes. Com um conhecimento aprofundado dos órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, faz diagnósticos, pede exames, prescreve medicamentos e realiza cirurgias. Participa também de programas de prevenção e de planejamento da saúde coletiva. Há trabalho para o médico em hospitais, clínicas, postos de saúde e empresas. Grande parte atua também em consultório próprio. Pode trabalhar ainda como consultor em sites especializados, voltados para o exercício da Medicina.

O mercado de trabalho

"Os formados encontram mais vagas na rede privada de hospitais. Na rede pública, a maior rotatividade está no atendimento de emergência", diz Lucio Pereira de Souza, coordenador do curso da UFRJ. O Sudeste concentra 55% dos profissionais e Norte e Nordeste têm falta de médicos. Enquanto São Paulo tem a maior concentração de profissionais - um médico para 239 habitantes -, em Roraima a proporção é de um para 10.306, média inferior à de nações africanas pouco desenvolvidas, segundo pesquisa do Conselho Federal de Medicina. Além de ter poucos médicos, o estado do Amazonas ainda registra que 88% deles estão em Manaus. "Por isso estamos desenvolvendo estratégias para que a progressão da carreira do médico via concurso público se dê como na magistratura. Ele é enviado para uma cidade onde os serviços dele são mais urgentes, e o profissional é transferido depois de acordo com essa necessidade", explica Desire Carlos Callegari, primeiro-secretário do Conselho Federal de Medicina. Os estados do Norte e do Nordeste têm oferecido mais vagas aos médicos no setor público, principalmente por intermédio do Programa Saúde da Família (PSF). Quem estiver disposto a abdicar da infraestrutura das grandes metrópoles pode encontrar vagas nas regiões mais afastadas. O aumento na proporção de idosos na população brasileira é um fator que promete aquecer as áreas de cardiologia e geriatria, sobretudo em cidades de médio e grande portes. O mercado também se abre para novas áreas, como genética e estudos sobre os mecanismos da memória. Há procura, ainda, por médicos do trabalho e alergistas, em regiões com grande concentração industrial, e também por médicos intensivistas (que trabalham em UTIs). Em todo o Brasil também há oportunidades para os graduados que querem se dedicar à formação de outros alunos de Medicina e à pesquisa - para essa última é requerida pós-graduação.

Salário inicial: R$ 2.860,00 (24 horas semanais em hospitais, clínicas, casas de saúde, laboratórios de pesquisas e análises clínicas; fonte: Sindicato dos Médicos de São Paulo).

O curso
O currículo é puxado, o período é integral e há seminários e pesquisas, além dos plantões em hospitais. Nos dois primeiros anos, o aluno aprende matérias básicas, como anatomia e patologia. Outras disciplinas são bases moleculares e celulares dos processos normais e alterados, fisiopatologia dos sinais e sintomas das doenças, entre outras. Boa parte das instituições de ensino oferece disciplinas práticas no início do curso para que o aluno vá se familiarizando com as atividades. Lidar com pacientes, só a partir do terceiro ano, nas disciplinas profissionalizantes e no treinamento em atendimento. Os dois anos de residência médica, depois de formado, são para o graduado se especializar.

Duração média: seis anos.

Curso de Medicina - UEM

Neste link você encontra: Objetivo/Perfil do profissional a ser formado; Histórico do curso; Seriação, conteúdo e objetivos das disciplinas.

TURNO: Integral
GRAU ACADÊMICO: Médico
PRAZO PARA CONCLUSÃO:  Mínimo = 6 anos       Máximo = 9 anos


ESPECIFICIDADES DO CURSO/CAMPO DE ATUAÇÃO
Após os seis anos de curso, o aluno recebe o diploma de Médico. Poderá, então, optar por se dedicar à área de saúde pública, trabalhar junto a hospitais públicos ou privados, dando atenção ao indivíduo doente. Poderá também optar pela clínica privada de consultório. Caso tenha intenção de se especializar, deverá realizar residência médica na área de sua escolha. A duração dessa especialização depende de suas particularidades e graus de complexidade, variando de 2 a 5 anos em média. Outra opção é a dedicação à carreira universitária, sendo importante a realização de mestrado e/ou doutorado após a residência médica. Poderá, ainda, investir em pesquisa e ser pesquisador no Brasil ou no exterior


Concorrência do Vestibular de inverno 2011:

CURSOS
CAMPUS
INTEGRAL
MATUTINO
VESPERTINO
NOTURNO
Não
 Cotista
Cotista
Não
cotista
Cotista
Não
cotista
Cotista
Não
 cotista
Cotista
Medicina
Maringá
318,1
133,7



___________



Olá galera!

A partir de hoje postaremos periodicamente no blog informações referentes às profissões de interesse das turmas. Iremos iniciar pelas profissões mais citadas por vocês. Nosso objetivo é que alunos, professores e comunidade externa publiquem dúvidas referentes à tal profissão, comentem o que acharam dos informes e vídeos e enviem matérias que encontraram enquanto pesquisavam as profissões de interesse.
Esperamos os comentários, críticas e sugestões!
___________

Nenhum comentário:

Postar um comentário